Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e FPF

'Quinas de Ouro': Sporting CP, Aurélio Pereira e muitos Leões homenageados

Por Sporting CP
21 Nov, 2023

Tema do ano foi o 'futebol de base'

A gala ‘Quinas de Ouro 2023’, que se realizou na segunda-feira, teve como tema o ‘futebol de base’ e o Sporting Clube de Portugal esteve em destaque por isso, mas não só. O Clube foi distinguido pelo trabalho na formação e pelo título de Campeão Nacional de futsal e houve vários atletas homenageados, assim como Aurélio Pereira.

Nesse sentido, ‘o Sporting CP’ subiu várias vezes ao palco. Paulo Gomes, director-geral da Academia, e Tomaz Morais, director do futebol de formação Leonino, fizeram-no em representação do Clube e receberam o galardão ‘Excelência na formação’ pelo trabalho diferenciador do Sporting CP ao longo dos anos.

O Sporting CP formou centenas de jogadores e dezenas deles chegaram à Selecção Nacional e aos principais campeonatos da Europa, havendo três deles que foram distinguidos a nível mundial: Luís Figo e Cristiano Ronaldo, ambos bolas de ouro, e Paulo Futre, bola de prata.

Na génese de grande parte dos jovens jogadores Leoninos esteve, ao longo de 50 anos, Aurélio Pereira e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) não quiseram deixar passar esta oportunidade para homenagear o ‘Senhor Formação’.

Aurélio Pereira recebeu uma justa homenagem e o ‘Prémio Presidente FPF’ pelo trabalho inigualável que fez ao serviço do Sporting CP e do futebol português, ouvindo os elogios dos seus pupilos Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Paulo Futre e Ricardo Quaresma.

O ‘Senhor Formação’ agradeceu a distinção, dedicando este reconhecimento à família, mas também ao Sporting CP e àqueles que o acompanharam ao longo das cinco décadas de trabalho: “Em equipa aprende-se mais do que se ensina e eu aprendi muito com os mais de 200 observadores que liderei ao longo da minha carreira no Sporting CP. Com eles divido todas as distinções e esta também, na máxima de que o futebol deve ser formação e não deformação”.

“A minha alma é Sportinguista e sempre procurei ser leal com todos. Ter carácter e paixão significa o respeito por quem comigo trabalhou e pelas muitas direcções que passaram pelo Sporting CP. Aprendi com todos os presidentes e agradeço a confiança que todos depositaram em mim, desde João Rocha a Frederico Varandas, a quem agradeço, pois nunca se esqueceu de mim. Um bem-haja a todos”, disse Aurélio Pereira, que foi um dos homenageados mais ovacionados da noite no Pavilhão do Rio do Centro de Congressos de Lisboa.

Nesta noite de festa e de reconhecimento, o Sporting CP recebeu ainda o galardão ‘Campeão Nacional’ pela conquista do tricampeonato de futsal, que foi entregue aos técnicos Nuno Dias, Paulo Luís e ao capitão João Matos. O treinador principal verde e branco teve a palavra, agradecendo ao Sporting CP as condições de trabalho que dá e às equipas que lidera o trabalho que fazem diariamente.

“Primeiro quero agradecer e dar os parabéns à FPF pela brilhante gala e depois ao Sporting CP que nos proporciona todas as condições para podermos vencer. Ser Tricampeão Nacional é difícil por três vezes. Quero dedicar este prémio àqueles que são realmente importantes para que tudo resulte da melhor forma possível: ao staff e à equipa, aqui representados pelo Paulo Luís e pelo João Matos, que, enquanto capitão, lidera um grupo de homens fantásticos que tenho o maior orgulho de liderar. Parabéns e obrigado a todos”, disse o técnico Leonino.

Individualmente, houve vários Leões a serem também homenageados. No futebol, Gonçalo Inácio foi distinguido pela primeira internacionalização pela Selecção Nacional A em 2023 e Fátima Pinto, Ana Borges, Ana Capeta e Diana Silva foram homenageadas pela primeira presença de Portugal num Mundial de futebol feminino. No futsal, Diogo Santos foi distinguido pela primeira internacionalização por Portugal e Guilherme Cintra, Bruno Maior, Diogo Silva, Duarte Correia, Tiago Macedo, Pedro Santos e Andriy Dzyalo foram homenageados pela conquista do Campeonato da Europa de sub-19.