Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Grupo Stromp entrega 41 prémios: "Magnífica noite de Sporting CP"

Por Sporting CP
12 Dez, 2023

61.ª gala decorreu esta terça-feira no Hotel Sheraton, em Lisboa

O Grupo Stromp entregou, nesta terça-feira, os Prémios Stromp numa cerimónia que, como habitualmente, teve lugar no Hotel Sheraton, em Lisboa, e que contou com cerca de 250 pessoas.

A cumprir 61 anos de existência, no dia 18 de Dezembro, o Grupo Stromp entregou este ano 41 prémios a figuras do Universo do Sporting Clube de Portugal – 17 por escolha e 24 por inerência –, elevando para 1002 os prémios que já entregou desde a primeira edição dos Prémios Stromp.

Dos premiados por escolha só não estiveram presentes o mesatenista Tiago Abiodun, distinguido como Revelação do ano, tendo sido o pai Bode Abiodun a receber o galardão, e o antigo presidente António Dias da Cunha, homenageado com o Prémio Stromp na categoria Especial Gratidão, que delegou no filho Alexandre Dias da Cunha a função de receber o prémio e de ler umas palavras que escreveu.

Por isso, ao palco subiram todos os restantes premiados por escolha: Zicky Té (O atleta do ano), Daniela Loureiro (A atleta do ano), Jorge Fonseca que representou a equipa masculina de judo (Equipa do ano), Ousmane Diomande (Revelação do ano), Gonçalo Inácio (Futebolista do ano), Nuno Dias (Técnico do ano), José Carlos Reis (Coordenador), André Bernardo (Dirigente), Geovany Quenda (Academia), Ximenes Abreu (Sócio), Pedro Marques, Paulo Seixas, Luís Piedade e Pedro Branco como membros do grupo Supporting (Dedicação), Ilídia Mateus (Especial funcionário), Gonçalo Álvaro (Especial preparador físico) e Sebastião Coelho como presidente do Núcleo do Sporting Clube de Portugal ‘Os Leões de Olhão’ (Especial núcleos).

Este ano, o prémio Saudade foi entregue aos familiares de Adérito Ribeiro, antigo dirigente do ténis de mesa Leonino e membro do Grupo Stromp, que partiu este ano.

Destaque também para todos os premiados por inerência, aqueles que ao serviço de Portugal conquistaram títulos europeus e/ou mundiais no último ano, em particular para os ginastas Gonçalo Sampaio, João Teles, Nuno Santos, Vicente Colaço, Maria Marvão, Mónica Lima, Íris Fernandes, Leonor Malho, Sofia Lopes, Diogo Abreu, Pedro Ferreira e Sofia Correia. Nunca uma modalidade tinha sido tão representada nos Prémios Stromp e este ano a ginástica foi distinguida com 12 galardões.

Nesta 61.ª gala dos Prémios Stromp, novamente apresentada pelo radialista Paulino Coelho, ficou ainda a conhecer-se o novo presidente do Grupo Stromp: Carlos Barbosa da Cruz, que sucede a Tito Arantes Fontes.

Na hora do adeus, Tito Arantes Fontes recebeu uma das maiores ovações da noite, num claro reconhecimento de todos os presentes pelo seu importante papel no Grupo Stromp e na defesa intransigente do Sporting CP. “Escolheram-me para ser presidente e fi-lo com muito orgulho e muita honra por estar no seio de grandes Sportinguistas, Sportinguistas esses que têm um enorme currículo de Sporting CP ao contrário de mim. Foram grandes atletas, técnicos e dirigentes, eu não fui, mas deram-me esta possibilidade e agradeço-lhes muito”, começou por dizer, destacando depois alguns nomes que o ajudaram nesta missão, antes de apresentar o novo presidente e de lhe entregar o bastão do poder do Grupo Stromp.

“Entendi aceitar o repto e espero estar à altura. Tenho muito orgulho em assumir este cargo, depois de tantos outros que tive no próprio Sporting CP. O Grupo Stromp existe para defender o nosso clube e os nossos ideais e é isso que podem contar, com todo o nosso empenho e devoção”, disse Carlos Barbosa da Cruz, que escolheu José Tomé de Carvalho e Carlos Sevilha para ter ao seu lado como membros da Comissão Directiva do Grupo Stromp.

Frederico Varandas, presidente do Sporting CP, também subiu ao palco para se dirigir às mais de duas centenas de Sportinguistas presentes, começando por felicitar os galardoados dos Prémios Stromp 2023, e acima de tudo “agradecer-lhes a maneira como servem e representem o Sporting CP”, e agradecer a Tito Arantes Fontes o trabalho que desenvolveu no Grupo Stromp.

“Não posso falar como membro interno do Grupo, porque não o sou, mas falo enquanto presidente do Sporting Clube de Portugal. Este mandato de seis anos foi seguramente vivido num dos momentos mais críticos da história do Sporting CP. Viveram-se momentos muito difíceis e tristes e, mais tarde, momentos de felicidade épica, e eu queria destacar que em todos esses momentos o presidente do Grupo Stromp nunca esqueceu a sua primeira obrigação: servir o Sporting CP”, referiu Frederico Varandas, acrescentando: “O Grupo Stromp, tal como outros grupos de associados, só existe porque o Sporting CP existe e existe para servir e fortalecer o Sporting CP, e nunca o contrário. Muito obrigado pelo seu sentido de missão. Muito obrigado pelo seu amor ao Sporting CP”.

Depois, o dirigente Leonino falou sobre o propósito com que se iniciou 2023/2024: “Uma “nova era” muito para além de apenas resultados desportivos. Uma “nova era” para além do “Alvalade 2.0”. Uma “nova era” para além da recuperação financeira. Na verdade, trata-se de uma “nova era” que será o somatório de tudo isso. Iremos reposicionar de forma permanente e consolidada o Sporting CP – estrutural e financeira – como um Clube grande com condições objectivas para lutar por todos os títulos nacionais de forma natural”.

“De 2019 a 2023 reformámos o Clube de A a Z, departamento a departamento. Tornámo-nos mais eficazes, mais eficientes, mais preparados, mais competentes, mais sustentáveis, mais fortes, mais competitivos, mais saudáveis. Muito desse trabalho foi invisível à maioria dos adeptos, mas será visível para todos os resultados desse mesmo trabalho. Ainda em 2023 e no início de 2024 serão dadas a conhecer novidades que serão transversais praticamente a todo Clube: área financeira, investimentos e requalificações no Estádio José Alvalade, no futebol de formação e nas modalidades. De 2024 a 2026 daremos passos decisivos para o crescimento e afirmação do nosso clube”, continuou, abordando de seguida a vertente mais desportiva: “Se Francisco Stromp estivesse aqui, nesta sala, estaria muito orgulhoso do desempenho desportivo das nossas equipas nesta época. Do futebol às restantes modalidades”.

“No futebol continuamos no topo da classificação. Por vezes sozinhos, por vezes acompanhados, mas ali continuamos: na frente. Acreditamos que temos sido a melhor equipa até este momento e tudo faremos para o continuarmos a demonstrar. Temos um grupo fantástico e muito forte e um grande treinador. Um grande treinador hoje, quando fomos campeões e quando ficámos em quarto lugar”, afirmou Frederico Varandas, não esquecendo que na próxima segunda-feira há Clássico com o FC Porto em Alvalade: “Receberemos não apenas um rival, mas uma das grandes instituições nacionais que merece todo o nosso respeito e que jamais deverá ser confundida com as pessoas que a dirigem. Serão exemplarmente recebidos pois os nossos valores e a nossa forma de estar assim o exigem”.

“Peço a todos os nossos Sócios e adeptos que transformem o sentimento de revolta e injustiça, com os azares que nos têm acontecido, num apoio positivo, enchendo o nosso estádio e agarrando na equipa sempre que ela precisar, empurrando-a para a vitória”, pediu o presidente do Clube, antes de fechar o discurso com um “muito obrigado ao Grupo Stromp e a todos os seus membros por esta magnífica noite de Sporting CP”.

“Viva o Sporting CP”, finalizou Frederico Varandas.

PRÉMIOS POR ESCOLHA
O atleta do ano: Zicky Té (futsal)
A atleta do ano: Daniela Loureiro (voleibol)
Equipa do ano: Equipa masculina de judo
Revelação do ano: Ousmane Diomande (futebol) e Tiago Abiodun (ténis de mesa)
Futebolista do ano: Gonçalo Inácio
Técnico do ano: Nuno Dias (futsal)
Coordenador: José Carlos Reis (director-técnico e operacional das modalidades)
Dirigente: André Bernardo (vice-presidente do Clube e administrador da Sporting SAD)
Academia: Geovany Quenda
Sócio: Ximenes Abreu (patrocinador do Clube)
Dedicação: Supporting (grupo musical Leonino)
Saudade: Adérito Ribeiro
Especial Funcionário: Ilídia Mateus (Departamento Recursos Humanos)
Especial Preparador Físico: Gonçalo Álvaro (futebol)
Especial Núcleos: Núcleo do Sporting Clube de Portugal ‘Os Leões de Olhão’
Especial Gratidão: António Dias Cunha

PRÉMIOS POR INERÊNCIA
Europeu

Auriol Dongmo (atletismo)
Tiago Santos (kickboxing)
Hugo Figueiredo (duatlo)
Bárbara Silva (kempo)
Equipa masculina de corta-mato
Equipa estafeta mista de corta-mato
Gonçalo Sampaio, João Teles, Nuno Santos, Vicente Colaço, Maria Marvão, Mónica Lima, Íris Fernandes, Leonor Malho e Sofia Lopes (ginástica acrobática)
João Soldado (ténis de mesa adaptado)

Mundial
André Almeida, Diogo Matos, Vicente Pereira (natação adaptada)
Carina Paim (atletismo paralímpico)
André Santos (kickboxing)
Diogo Abreu, Pedro Ferreira e Sofia Correia (ginástica trampolim)