Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Dia do Pai celebrado de forma especial no Polo EUL

Por Sporting CP
28 Mar, 2025

Futebol masculino e feminino com momento especial com os progenitores

Não no próprio dia por causa do mau tempo - depressão Martinho, mas uns dias depois, o Polo EUL recebeu os pais dos jovens jogadores do futebol de formação masculino e feminino do Sporting Clube de Portugal para celebrar o Dia do Pai.

Um dia diferente para miúdos e graúdos, que se revelou muito especial e contou também com a presença do Jubas.

Todos os anos com muita diversão e picardias saudáveis à mistura, os mais pequenos colocaram os pais à prova num dia em que os filhos puderam sentir de perto o apoio incondicional dos pais e o orgulho que têm neles e os pais puderam estar no treino ‘in loco’ e ver de ainda mais de perto as qualidades futebolísticas e o crescimento dos filhos de Leão ao peito.

“Temos a preocupação de ir desenvolvendo várias acções ao longo do ano, nas quais envolvemos não só os atletas, mas também as famílias com o propósito de contribuir para que todos os intervenientes estejam presentes e possam colaborar no processo formativo dos jogadores. Por isso, em Março, temos esta oportunidade do Dia do Pai e de proporcionar um treino mais lúdico e é sempre notória a felicidade de todos. É sempre um momento que fica na memória de todos para sempre”, disse Daniela Freitas, técnica-pedagógica do futebol de formação do Sporting CP.

Sublinhando que “a família tem um papel primordial no crescimento e desenvolvimento dos atletas” a técnica-pedagógica revelou também aquilo que no futebol de formação do Clube entendem que é, e deve ser, ‘um pai Sporting’: “É um pai que sabe apoiar, que é um exemplo positivo, que demonstra respeito pelos colegas de equipa, treinadores, adversários e árbitros e que sabe perceber o momento que a criança está aqui a experienciar e a vivenciar”.

Hugo Cristino foi um dos pais que neste dia trocou a ‘bancada’ pelo relvado e a indumentária do dia-a-dia pelas vestes desportivas e não podia ter ficado mais satisfeito porque, acima de tudo, teve a oportunidade de “pisar o terreno” onde o filho treina e joga, dizendo que “foi uma óptima ideia juntar os pais e os filhos dentro de campo para poderem conviver um bocado”.

O filho Gonçalo Cristino não teve dúvidas em dizer que foi “um momento especial”: “O meu pai é uma das pessoas de quem eu mais gosto, vê sempre o treino do lado de fora e foi bom para ele e para mim desta vez tê-lo aqui”.

“Foi um treino muito especial e feliz”, disse Pedro Sá com o pai, Amândio Sá, a confirmar: “Foi magnifico estarmos aqui com os nossos filhos. A mim encheu-me de orgulho e de certeza que aos outros pais também. Foi, sem dúvida, um dia feliz para não esquecer e que vai ficar sempre na memória”.

Leonor Vilarinho também contou com a presença do pai no treino, dizendo ter sido “muito giro e divertido” e o pai Gonçalo Vilarinho achou “uma excelente iniciativa”, tendo gostado da oportunidade que lhe foi dada: “Passamos a vida atrás delas, fazemos alguns sacrifícios e hoje foi diferente. A minha filha antes do treino já estava super entusiasmada e eu gostei muito de vir”.

A família é sempre importante neste processo de formação, não só pelo acompanhamento, e o treinador Rodrigo Félix falou disso mesmo: “Foi um dia muito importante. Foi bom os pais poderem estar perto delas, criar esta relação com elas e connosco também. Esta proximidade é muito necessária para nós porque o Sporting CP não é só um projecto desportivo, é um projecto educativo e é importante ter a família ao nosso lado”.

Miguel, ex-jogador profissional de futebol, que passou por clubes como o SL Benfica ou o Valencia CF e que foi formado no Sporting CP, também participou nesta acção do Dia do Pai com a filha Bárbara Garcia e disse ter sido “gratificante”. “Foi especial jogar um pouco com ela e com as colegas de equipa dela e foi muito bonito ver os pais todos aqui a divertirem-se e a conviver com as suas filhas”, disse o antigo futebolista, com a filha que lhe segue as pisadas a concordar: “Foi um treino muito divertido. Foi diferente de um treino normal e foi muito bom ter o meu pai aqui e jogar com ele”.