Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Vitória a fechar o estágio algarvio

Por Sporting CP
21 Jul, 2025

Leões venceram o Sunderland AFC por 1-0

Nesta segunda-feira, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu o Sunderland AFC (1-0), no jogo que marcou o adeus ao estágio de pré-temporada em Lagos. 

Ainda num ritmo morno, próprio desta fase de preparação, os minutos iniciais decorreram sem grandes sobressaltos, com ambas as equipas a estudarem-se e a fazer circular o esférico longe das zonas de finalização.

Coube a Conrad Harder o primeiro rasgo que abanou o jogo. O dinamarquês disparou pela esquerda, após abertura de Zeno Debast, entrou na área, sentou o guardião Blondy Nna Nouke e ofereceu o golo a Francisco Trincão, que só teve de encostar para o 1-0.

Mais sereno após o golo, o Sporting CP assumiu as rédeas do encontro, trocando a meio-campo e imprimindo alguma velocidade na condução, com Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Geovany Quenda a alternarem posições no xadrez ofensivo. Ainda assim, os Leões não voltaram a criar verdadeiro perigo, travados pela pressão alta do Sunderland AFC.

A partir dos 20 minutos, foram os ingleses quem mais se aproximou da área de Rui Silva. No entanto, e com a mira algo desafinada, não chegaram a incomodar o guarda-redes Leonino, que controlou sem sobressaltos de maior os remates de Eliezer Mayenda e Chemsdine Talbi.



As bancadas voltaram a vibrar a cinco minutos do intervalo, quando o número 24 do Sporting CP, mais uma vez a reclamar para si o estatuto de figura do jogo, apareceu no momento certo para negar o empate a Habib Diarra, com uma intervenção de alto nível.

Já perto do minuto 45, na sequência de um pontapé de canto, Pedro Gonçalves dispôs de uma boa oportunidade para dilatar o marcador. A bola, traiçoeira, ressaltou e sobrou para o médio Leonino, que tentou o remate mas atirou muito desenquadrado e longe do alvo. Pouco depois, o árbitro assinalou o final da primeira parte, sem mais lances dignos de registo.

A segunda parte arrancou tal como terminara a primeira, apesar do sol que entretanto se escondera por completo no horizonte algarvio: com algum ascendente do Sunderland AFC, que renovara por completo o seu onze, ao contrário do Sporting CP, que regressou dos balneários sem alterações.

Ainda assim, bastaram três minutos para Geovany Quenda sacudir a monotonia. Numa investida veloz pela direita, o jovem extremo Leonino obrigou Blondy Nna Nouke a uma defesa apertada, quebrando o ímpeto britânico e devolvendo protagonismo ao Sporting CP.

Pouco depois, aos 55 minutos, foi a vez de Francisco Trincão pegar na bola e galgar terreno em transição rápida. De olhos levantados, serviu Pedro Gonçalves, que aparecia solto pela esquerda. O camisola 8 tentou furar o mar de pernas inglesas que lhe bloqueava o caminho, mas acabou travado no momento da decisão. Ainda assim, os Leões voltavam a mostrar-se mais pungentes no ataque.

Sete minutos depois, na sequência de uma bola parada, Pedro Gonçalves voltou a dispor de uma excelente ocasião para alvejar a baliza adversária, mas o remate saiu desenquadrado.

Aos 64’, Francisco Trincão voltou a tentar a sorte. O esquerdino rematou em arco, com intenção e beleza, e a bola passou a rasar o poste direito de Blondy Nna Nouke, num lance que arrancou um ‘bruá’ das bancadas. Quatro minutos depois, foi Geovany Quenda a forçar nova intervenção difícil ao guardião camaronês, confirmando a boa resposta dos Leões à entrada renovada do adversário.

Aos 74 minutos, Rayan Lucas saltou para o relvado, rendendo Hidemasa Morita, e pouco depois foi a vez de Diogo Travassos substituir Eduardo Quaresma. Ambos os jovens aproveitaram a oportunidade para mostrar serviço a Rui Borges, deixando apontamentos de qualidade nos minutos que tiveram.

Conrad Harder, por sua vez, manteve-se 'ligado à corrente' apesar dos muitos quilómetros acumulados ao longo da partida. Incansável, o dinamarquês voltou a ameaçar as redes, agora defendidas por Matt Young: lançado em velocidade pela esquerda, flectiu para dentro e rematou com intenção, mas a bola encaixou na malha lateral.

Também Geovany Quenda se voltou a destacar pela positiva. Aos 86 minutos, o novo número 7 do Sporting CP foi travado em falta já perto da linha da grande área. Na conversão do livre directo, em zona frontal, Francisco Trincão optou pelo remate em jeito, à procura do bis. A bola passou perto, mas não o suficiente para celebrar.

Já para lá dos 90’, houve ainda tempo para David Moreira entrar em jogo, mas já não para alterações no marcador. Contas feitas, os Leões encerram o estágio de pré-temporada com uma vitória pela margem mínima, evidenciando ainda margem de evolução, mas também sinais promissores para o futuro que se avizinha.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Matheus Reis (David Moreira, 90’), Hidemasa Morita (Rayan Lucas, 74’), Zeno Debast, Geovany Quenda, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão, Conrad Harder, Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand [C] e Eduardo Quaresma (Diogo Travassos, 77’). Treinador: Rui Borges.