Filipe Çelikkaya: "É uma grande oportunidade para todos os jogadores"
06 Set, 2022
Manuel Mendonça também lançou o primeiro jogo na UEFA Youth League
O Sporting Clube de Portugal inicia a participação na edição 2022/2023 da UEFA Youth League já esta quarta-feira, visitando o Eintracht Frankfurt na primeira jornada da fase de grupos.
Na antevisão ao encontro, marcado para as 11h00 (hora de Portugal continental e Madeira) no Sportpark Dreieich, na cidade alemã de Frankfurt, Filipe Çelikkaya - treinador da equipa B verde e branca que vai orientar os Leões na prova europeia - explicou o modo de funcionamento do emblema de Alvalade na competição.
"É uma relação que assenta numa troca de informação constante entre as duas equipas profissionais e a formação, o que nos permite olhar para esta competição em formato de desenvolvimento. Sabemos que é uma experiência riquíssima e gostaríamos de entrar a vencer, sabendo também que temos muitos benefícios. Há um acompanhamento permanente por parte da equipa técnica da equipa principal e penso que o Sporting CP tem muito a ganhar com isso. Nós trabalhamos todos para o mesmo: o desenvolvimento dos jogadores", começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP, abordando ainda a importância da UEFA Youth League.
"É uma antecâmara do que pode ser o sector profissional. Têm de olhar com ambição para aquilo que pretendem da sua carreira, que é chegar a uma UEFA Champions League. Isso pode ser uma motivação extra para o jogo de amanhã; tentarmo-nos agarrar a isso com emoção, mas também com muita racionalidade porque o jogo vai pedir isso, e desfrutar do momento", contou.
Filipe Çelikkaya reforçou que há um grande número de profissionais envolvidos no projecto, como "treinadores, equipas técnicas, coordenador técnico, director, nutricionista ou departamento médico", sendo que todos estão "a trabalhar para o desenvolvimento dos jogadores com o grande objectivo de os formar do ponto de vista pessoal e desportivo": "E que possam, naturalmente, trazer vitórias para o Clube sabendo que o principal objectivo é que possam, um dia, chegar à equipa principal do Sporting CP".
"Temos uma lista de 40 jogadores com imensa qualidade que pode ser modificada todas as semanas. Há uma troca de informação constante para serem escolhidos 18 para este jogo. Só traz benefícios, não tem qualquer desvantagem, e temos de aproveitar da melhor maneira demonstrando a nossa qualidade, a nossa capacidade e, também, vencendo o jogo, que vai ser uma consequência do trabalho desenvolvido em campo", acrescentou.
Questionado sobre a equipa do Eintracht Frankfurt, Filipe Çelikkaya definiu os alemães como "um bom conjunto de jogadores distribuído pelas equipas sub-19 e sub-21, que competem em ligas diferentes". "Têm qualidade técnica individual significativa e penso que vai ser um bom jogo, um jogo aberto e de ataque. Vai ser um bom espectáculo", garantiu.
Para finalizar, o líder da equipa técnica Sportinguista - que já esteve com o Sporting CP na UEFA Youth League enquanto treinador-adjunto e tem experiência de Liga Europa e Liga dos Campeões - mostrou-se satisfeito por participar no torneio com a listada verde e branca: "É bom representar o Sporting CP nas competições europeias. É uma grande oportunidade para todos os jogadores e também para o staff que o acompanha. Tive o prazer de já ter estado na UEFA Youth League e é muito enriquecedor. Todo o grupo de trabalho quer representar o Sporting CP na Europa da melhor maneira possível".
Manuel Mendonça, médio de 17 anos que se pode estrear na UEFA Youth League, também fez a antevisão: "Estamos todos muito confiantes. É uma prova que todos queremos jogar e é muito bom porque o nível competitivo é elevado. Vamos aprender e ganhar outras experiências. Estamos todos prontos para fazer um bom jogo".
Um dos pontos altos da experiência é o facto de os jovens poderem acompanhar a equipa principal. Para o internacional sub-17, tal facto é muito importante.
"É sempre bom porque ambicionamos chegar à equipa principal. Vendo as rotinas que eles têm quando vão para a UEFA Champions League, que é uma competição enorme, faz-nos perceber como se adaptam e como se comportam. Aprendemos como funcionam as coisas", admitiu.
Sobre o Eintracht Frankfurt, Manuel Mendonça prometeu "dar a melhor resposta possível": "Todas as equipas da UEFA Youth League são competitivas. Eles vão estar tão ambiciosos como nós, mas vamos querer dar ainda mais do que eles para ganhar o jogo".
Por fim, o Leão recordou que é importante "ser sempre um exemplo dentro e fora do campo".