Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Triunfo épico frente ao Real SC

Por Sporting CP
12 Dez, 2021

​Equipa B vence 4-2 após jogar mais de metade do encontro com nove unidades

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Real SC por 4-2, na tarde deste domingo, em jogo referente à 12.ª jornada da série B da Liga 3.
 
Sem poder contar com Gonçalo Esteves, Flávio Nazinho, José Marsà e Dário Essugo, que estiveram ao serviço da equipa principal no duelo com o Boavista FC, e Lucas Dias, a contas com uma lesão, Filipe Celikkaya apostou na titularidade de Paulo Agostinho e Gonçalo Costa. Ao mesmo tempo, os juniores Diego Calai, Chico Lamba, Renato Veiga e Mateus Fernandes fizeram também parte das escolhas iniciais, dias depois de terem sido determinantes na passagem aos ‘oitavos’ da UEFA Youth League, contribuindo para uma clara diferença na média de idades entre os onzes das duas equipas: 19,45 do Sporting CP contra 28,6 do Real SC.
 
No jogo que marcou o arranque da segunda volta, e depois do empate 0-0 no primeiro duelo entre as duas equipas, o golo inaugural chegou com apenas 14 minutos decorridos. Geny Catamo trabalhou bem do lado direito, esperou a chegada de Hevertton e o lateral cruzou para Paulo Agostinho, que assinou o 1-0 completamente solto de marcação no coração da área. 
 
O domínio era verde e branco e resultou pouco depois no segundo golo da tarde. Aos 27 minutos, o mesmo Paulo Agostinho ganhou a bola junto ao vértice da área, serviu de primeira Mateus Fernandes e o médio rematou rasteiro para o fundo das redes, dilatando a vantagem. A resposta dos visitantes surgiu depois, no único remate que fizeram à baliza de Diego Calai na primeira metade, mas o guarda-redes de 17 anos mostrou-se intransponível entre os postes.
 
Já muito perto do intervalo, os Leões ficaram reduzidos a apenas nove unidades, depois de Gonçalo Costa e João Goulart terem visto o cartão vermelho directo em lances separados por poucos minutos. No caso do central, a falta em questão originou um penálti para o Real SC que Tiago Morgado converteu, encurtando para a margem mínima à entrada para o intervalo. 
 

Na segunda metade, já com Diogo Brás em campo e uma estratégia adaptada, de forma a contrariar a vantagem numérica dos forasteiros, a formação verde e branca mostrou-se muito sólida a defender, não cedendo oportunidades ao adversário, e apostou nas transições rápidas. Na primeira saída perigosa, iniciada por Paulo Agostinho, Renato Veiga isolou com mestria Geny Catamo, com o internacional moçambicano a atirar certeiro para o 3-1.
 
Já aos 76 minutos, na sequência de um pontapé de canto batido pelo mesmo Geny Catamo, o suspeito do costume Paulo Agostinho apareceu ao primeiro poste a pentear a bola e serviu Rafael Fernandes, que cabeceou ao segundo poste e deu ainda maior expressão ao resultado. Logo a seguir, o Real SC voltou a reduzir a diferença, aos 81 minutos, por Wilson Kenidy.  
 
O técnico Filipe Celikkaya refrescou depois a equipa com Edson Silva e Bernardo Sousa, apostado em ganhar maior disponibilidade física para a recta final. Apesar de os homens de Massamá ainda terem despejado algumas bolas na área, a defensiva Leonina esteve sempre em grande nível e impediu que estes conseguissem criar qualquer lance de perigo. 
 
Os Leões voltam a jogar no próximo sábado, dia 18 de Dezembro, em casa do Caldas SC.
 
Sporting CP: Diego Calai [GR], Hevertton Santos, João Goulart [C], Chico Lamba, Gonçalo Costa, Renato Veiga, Edu Pinheiro, Mateus Fernandes (Rafael Fernandes, 45+3’), Geny Catamo (Edson Silva, 82’), Vando Félix (Diogo Brás, 45’) e Paulo Agostinho (Bernardo Sousa, 87’).