Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Francisco Limo

"Presença dos adeptos é importante para as aspirações destes jovens"

Por Sporting CP
19 Jan, 2024

​Filipe Çelikkaya antes da deslocação da equipa B a casa do FC Alverca este sábado (19h00)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal tem duelo marcado no terreno do FC Alverca, este sábado (19h00), a contar para a 17.ª e penúltima jornada da série B da Liga 3.

Antes de se debruçar sobre esta partida, o técnico Filipe Çelikkaya abordou a derrota averbada em casa do SC Caldas (1-0), na última jornada, duelo esse em que os Leões, mesmo reduzidos a dez unidades desde os 37 minutos, nunca desistiram e mereciam ter saído com outro resultado.

“A entrega foi total mesmo com menos um jogador. Com onze demonstrámos que estivemos melhor, mas não conseguimos concretizar. Ainda assim, a dedicação e concentração dos jogadores foram sempre muito boas, agora é transportar isso para o próximo jogo com o FC Alverca. Vai ser difícil, mas estamos na máxima concentração e queremos trazer os três pontos”.

Os ‘bês’ Leoninos têm vindo a destacar-se por serem a equipa da série B com mais posse de bola, mais passes e mais intensa na pressão, segundo dados estatísticos, uma matriz que se aproxima muito daquela apresentada pela equipa principal verde e branca e que não acontece por acaso.

“A equipa A é dominadora, tem muitas ocasiões de golo e remates. Tentamos seguir essa linha e, para isso, temos de treinar dessa forma já desde tenra idade e de replicar isso nos jogos. Somos a equipa que tem mais remates, posse de bola, oportunidades claras de golo e a que mais faltas sofre, o que é um dado muito importante. É muito difícil parar-nos, queremos dominar o jogo e vencê-lo desta forma. Não vamos mudar a nossa matriz e queremos que os jovens cresçam nela, isso vai trazer-nos dividendos no futuro porque os jogadores já estão muito habituados a isso”.

Apesar de faltarem apenas dois jogos para o fim da série B, com o Sporting CP em segundo lugar e numa boa posição para seguir para a fase de subida, Filipe Çelikkaya refere que, se isso acontecer, será uma consequência da evolução dos jogadores, esse sim o grande objectivo.

“Estamos muito focados no desenvolvimento dos jogadores. Ao longo do tempo temos mudado muito a equipa, mas esta tem crescido, o que significa que eles estão a evoluir individualmente. Temos feito muita rotação de jogadores, o que dificulta a tarefa dos adversários porque não sabem contra quem vão jogar, mas satisfaz muito o treinador porque há qualidade dentro da Academia e esta tem de ser demonstrada diariamente. Os resultados são consequência do trabalho que eles fazem, vamos continuar focados no dia-a-dia para no fim colhermos os frutos”.

O técnico fez depois questão de pedir o apoio dos Sportinguistas no Complexo Desportivo do FC Alverca. “A presença dos adeptos é muito importante para as aspirações destes jovens jogadores, que querem chegar à equipa A e têm de habituar-se ao público não só nos jogos grandes. Apelamos a que estejam presentes no jogo porque sentimos que vão ser muito importantes”.

Também Mauro Couto, extremo de 18 anos, começou por comentar a derrota na última jornada com o SC Caldas, salientando os bons sinais deixados pela equipa apesar do resultado negativo.

“Mesmo a jogar com menos um desde o fim da primeira parte, conseguimos ser a equipa com mais posse de bola, ataques e oportunidades. Não as conseguimos concretizar, mas saímos com boas sensações pois mostrámos união perante as dificuldades. Ficámos tristes por não conseguirmos os três pontos, mas já passou e retirámos do jogo coisas boas para prepararmos o próximo jogo”, considerou o jovem, lembrando que o FC Alverca “é uma equipa complicada”.

“Tem características que nos vão causar dificuldades, mas vamos estar preparados para tudo. Na primeira volta, em nossa casa, foi um bom jogo e ambas as equipas estiveram a um nível alto. No fim consegui marcar um golo que ajudou a equipa a conquistar os três pontos, mas foi trabalho de todos e é esse trabalho que vamos tentar espelhar em Alverca”, referiu, garantindo que apesar de a primeira fase estar perto do fim, “o foco está simplesmente nos três pontos”.

Mauro Couto fez depois um balanço dos primeiros meses de Leão ao peito, ele que leva três golos em oito jogos ao serviço da equipa B e tem vindo a “evoluir muito bem” neste período.

“A equipa proporciona-me isso porque todos são grandes jogadores e há muita competição nos treinos. Temos um grupo muito bom e unido nesse aspecto, ajudamo-nos uns aos outros a crescer. Além de ter evoluído muito, tenho a certeza de que já ajudei os meus colegas a evoluir”.

O jogo entre Sporting CP e FC Alverca será transmitido em directo no Canal 11 a partir das 19h00 deste sábado.