Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Filipe Çelikkaya: "Temos de estar preparados para tudo"

Por Sporting CP
29 Mar, 2024

Equipa B regressa à acção com visita ao Caldas SC

Depois de duas semanas de pausa internacional, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal está de volta à competição, este sábado (17h00), com uma deslocação a casa do Caldas SC, referente à sexta jornada da série 2 da segunda fase da Liga 3.

Em declarações aos meios de comunicação do Clube verde e branco, Filipe Çelikkaya, treinador dos jovens Leões, considerou que este período de compromissos internacionais foi “muito difícil” para a sua equipa, mas por bons motivos. Fruto da qualidades dos jovens que orienta, “foram muitos miúdos às selecções e vários estiveram com o míster Rúben [Amorim] durante esta paragem”, explicou.

Restaram “poucos jogadores para treinar”, reconheceu, mas assim que o plantel voltou a ficar reunido, mesmo com pouco tempo útil de preparação, o papel da equipa técnica era claro: “É passar a mensagem mais importante, com alguns detalhes e ir a jogo. O foco tem de estar aí e se quiserem atingir os patamares de exigência têm de estar habituados a isto”.

Por esta altura, a equipa B dos Leões lidera de forma isolada a sua série com 21 pontos - nove pontos de vantagem para o segundo lugar - e soma por vitórias os seus últimos cinco encontros. Além deste bom momento, Filipe Çelikkaya destacou a postura dos jovens que compõe o seu grupo de trabalho.

“Falei com eles antes do treino e disse-lhes que estava muito satisfeito com aquilo que têm vindo a fazer. Tem havido boas surpresas, jogadores que nunca viraram a cara à luta, trabalharam sempre mesmo quando não eram titulares consecutivamente, mas têm tido oportunidades porque as merecem. São muito sérios”, elogiou, frisando que, agora, a missão passa por “continuar assim”.

“É desta forma que poderemos colocar mais jogadores no espaço da equipa A ou noutros patamares. É para isso que trabalhamos todos os dias”, acrescentou o técnico, antes de se debruçar sobre a partida nas Caldas da Rainha, onde considerou que terão de “estar preparados para tudo”.

“Sabemos que para o Caldas SC é um jogo muito importante. Contra nós já jogaram com abordagens diferentes, umas vezes mais em espera e outras mais altos, e nós temos de ter saídas para isso. Temos cumprido muito bem essas estratégias, tanto em casa como fora, tendo conseguido uma vitória em casa [3-0] e uma derrota por 1-0 nas Caldas da Rainha, uns pontos que precisávamos muito para a fase seguinte”, recordou.

“Vai ser um jogo muito difícil, o ambiente também e se chover pode ser diferente, mas temos de estar preparados”, atentou, por fim, o técnico verde e branco.

Dificuldades, essas, que também José Silva, lateral de 18 anos, projectou. “O Caldas SC é uma equipa agressiva, que procura transições e é forte nos duelos. No seu campo o ambiente dá-lhes muita moral e temos de estar preparados para enfrentar isso”, começou por sublinhar o jovem futebolista, antes de destacar o excelente momento que a equipa B está a viver.

“Estamos com boa moral, temos cinco vitórias seguidas, poucos golos sofridos [apenas dois nesta fase] e bastantes marcados [13]. Queremos dar continuidade a este processo”, apontou, acrescentando: “Sabemos muito bem o que cada um tem de fazer e isso permite-nos mostrar em campo a nossa conexão”.

Por fim, José Silva abordou a sua temporada no plano pessoal, uma vez que começou por alinhar nos sub-23 (21 jogos) e agora tem feito parte da equipa B, pela qual já se estreou na Liga 3 (três jogos).

“Ao longo da nossa formação, o Sporting CP coloca-nos em patamares superiores [à idade] e isso tem-me ajudado muito a desenvolver-me e a adaptar-me a este novo contexto. A equipa tem-me ajudado muito e quando desço [de escalão] não baixo o meu nível, o que é muito importante”, realçou, detalhando as características que procura manter no seu jogo: “Dedicação e esforço pela equipa, dar o meu máximo e muita concentração nas minhas acções”.