O melhor ficou guardado para o fim
04 maio, 2025
Triunfo da equipa B do Sporting CP frente ao Varzim SC por 2-0, com golos de João Muniz e Luís Gomes dentro dos últimos 20 minutos da partida.
A equipa B do Sporting CP venceu este domingo o Varzim SC, por 2-0, em partida da 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3.
Um golo de João Muniz, a entrada para os últimos quinze minutos da partida e outro de Luís Gomes, já em tempo de compensação, valeram mais um preciso triunfo aos jovens Leões, que assim regressaram às vitórias, após o empate na jornada anterior [1-1] diante do SU 1.º Dezembro, numa fase final de jogo de muita categoria dos jovens Leões comandados por João Gião.
A equipa Leonina subiu ao relvado com camisolas alusivas ao mês da Prevenção dos Maus-Tratos a Crianças e Jovens, uma iniciativa conjunta entre o Sporting Clube de Portugal, Fundação Sporting e CPCJ de Alcochete.
Quanto ao jogo, aos 6’, a primeira boa situação de golo para o Varzim SC, com Rúben Oliveira a rematar com muito perigo, já dentro da área Leonina, por cima da trave da baliza defendida por Diego Callai.
Dois minutos depois, uma entrada mal calculada de Rebelo atingiu David Moreira na cabeça e o árbitro mostrou cartão vermelho ao jogador do Varzim SC.
Aos 21, Rafael Nel, na área atirou de pé esquerdo à meia-volta, após assistência de Rodrigo Dias, mas o remate saiu à figura de Mbaye.
Aos 29 minutos, um grande remate de fora da área de Hircane obrigou Diego Callai a grande defesa.
Aos 36’, o guarda-redes varzinista, Mbaye, não se fez bem a um canto, mas ainda corrigiu a tempo de evitar males maiores para formação da Póvoa de Varzim.
Na última jogada da primeira parte, Alexandre Brito viu a baliza do Varzim SC descoberta após mau alívio de Mbaybe, mas o remate do médio, atrás da linha de meio-campo, não levou as medidas certas.
No reatamento, a equipa B do Sporting CP criou logo perigo, com um cabeceamento de Manuel Mendonça à figura de Mbaye, após cruzamento de José Silva.
Logo a seguir e do lado dos visitantes, Moshood puxou para o pé esquerdo e atirou por cima da trave da baliza da equipa B do Sporting CP.
Aos 55’, um lance polémico junto à área com queda de Rafael Nel na área não teve direito a revisão no vídeo-árbitro. Era da equipa B do Sporting CP o domínio absoluto do jogo, mas o Varzim SC causou mais um susto aos jovens Leões. Aos 59, Moshood escapou pela meia direita, com o remate do avançado a ser defendido por Diego Callai.
Instalado perto da área adversária, aos 74’, Rafael Nel, quase marcava, de calcanhar, após cruzamento de Afonso Moreira, mas Mbaye defendeu e, no pontapé de canto, o golo Leonino.
João Muniz saltou mais alto que toda a gente, cabeceou ao poste e fez a recarga, em remate de pé esquerdo, sem defesa para o guarda-redes varzinista.
Poucos depois, também de cabeça, o central da equipa varzinista, Chicão, ganhou uma bola de cabeça na área, com o remate a sair por cima.
Até final a equipa B Leonina ainda aumentou a diferença para o 2-0 final, com Luís Gomes a concluir grande triangulação, em lance que começou em Salvador Blopa, passou por Luís Gomes que tabelou com Gabriel Silva e o avançado, exemplar, a oferecer o golo a Luís Gomes, que encostou para a baliza deserta.
Um lance magnífico de ataque da formação verde e branca e que sentenciou uma vitória justíssima dos jovens Leões com 20 minutos finais de luxo dos comandados de João Gião, que ainda ficaram perto do 3-0, após arrancada de Gabriel Silva que não conseguiu desfeitear Mbaye, depois de se isolar.
Sporting CP: Diego Callai [GR], João Muniz, David Moreira, Alexandre Brito (Henrique Arreiol, 63’), Rodrigo Dias, José Silva, Salvador Blopa, Mauro Couto (Luís Gomes, 89’), Rafael Nel (Gabriel Silva, 76’), Manuel Mendonça [C], Afonso Moreira (Lucas Taibo, 89’).