Equipa B sobe à Liga Portugal 2
17 maio, 2025
Triunfo contra o Amarante FC valeu promoção
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, este sábado, a subida à Liga Portugal 2, o segundo escalão do futebol nacional.
No Estádio Aurélio Pereira, os Leões receberam e venceram o Amarante FC por 2-0 na 14.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3, assegurando o segundo lugar e a consequente promoção a uma competição que não disputavam desde 2017/2018.
A entrada e a primeira parte do conjunto de João Gião foram dignas de quem estava a lutar por uma subida de divisão. O Sporting CP nunca cedeu o domínio do encontro e controlou sempre as incidências, criando várias e boas oportunidades de golo. A primeira surgiu logo aos seis minutos, quando Afonso Moreira, muito bem lançado na velocidade, apareceu na cara do guarda-redes e atirou por cima.
A seguinte surgiu aos 25', quando Rodrigo Dias bateu um livre para a área e José Silva rematou para excelente defesa de Rafael Flores. Do outro lado, num dos poucos ataques do Amarante FC, Faissal Zangré atirou muito por cima.
O 1-0 surgiu de forma justa pouco depois da meia-hora: Salvador Blopa trabalhou muito bem pela esquerda e colocou a bola no coração da área, onde Rafael Besugo apareceu para o desvio para o fundo das redes. Marcador inaugurado e golo muito festejado em Alcochete.
Até ao intervalo, e tirando o tiro de Tiago Antunes muito ao lado, continuou a estar o Sporting CP por cima e com mais duas chances muito evidentes. Na primeira, José Silva ofereceu o golo a Afonso Moreira, que só não marcou graças a mais uma grande defesa de Rafael Flores.
Na segunda, que aconteceu já depois da saída do lesionado José Silva para a entrada de Lucas Anjos, Mauro Couto acertou no poste. No final do primeiro tempo, o 1-0 era escasso para o que se tinha visto em campo.
Depois do descanso, o encontro contou com um ritmo mais baixo, mas continuou melhor o Sporting CP. Logo aos 47', Afonso Moreira trabalhou bem e assistiu Manuel Mendonça, que não finalizou da melhor maneira. Seguiram-se novos tiros de Afonso Moreira e Manuel Mendonça, mas agora a passarem perto do poste.
Finalmente, as 61', o 2-0 que deu mais tranquilidade ao emblema de Alvalade: Afonso Moreira interceptou um passe de Rafael Flores e, no frente-a-frente com o guarda-redes, não desperdiçou, dobrando a vantagem verde e branca.
Salvador Blopa, autor de uma excelente exibição, ameaçou o terceiro e só não o fez por centímetros e, a pouco mais de 20 minutos do fim, Luís Gomes substituiu Manuel Mendonça. Diego Calai foi, finalmente, chamado a trabalhar aos 74', quando defendeu o remate de Chico Sousa. Do outro lado, Lucas Anjos ameaçou, mas sem concretizar.
As alterações do Sporting CP foram esgotadas aos 78', com as entradas de Lucas Taibo, Gabriel Silva e Flávio Gonçalves para as saídas de Rafael Besugo, Afonso Moreira e Mauro Couto.
O jogo foi bem gerido pelos visitados até ao final e o terceiro golo até acabou por surgir por intermédio de Gabriel Silva, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo depois do recurso ao VAR.
Após os sete minutos de compensação, terminou a partida e o plantel festejou muito a subida no relado do Estádio Aurélio Pereira. Sete anos depois, a equipa B está de volta ao segundo escalão do futebol português.
Sporting CP: Diego Calai [GR], João Muniz, David Moreira, Rodrigo Dias, José Silva (Lucas Anjos, 44'), Salvador Blopa, Rafael Besugo (Lucas Taibo, 78'), Mauro Couto (Flávio Gonçalves, 78'), Henrique Arreiol, Manuel Mendonça [C] (Luís Gomes, 69') e Afonso Moreira (Gabriel Silva, 78').