Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Quem mais procurou a vitória acabou por deixar escapar o Troféu Ibérico

Por Jornal Sporting
26 Jul, 2016

Leões foram superiores, mas cederam nas grandes penalidades

Uma equipa com processos mais assimilados, rotinas bem processadas e notório crescimento. Foi assim que o Sporting CP se apresentou no encontro referente ao Troféu Ibérico, em Badajoz, onde realizou a melhor exibição, até agora, desta pré-temporada.

Jorge Jesus voltou a rodar a formação leonina, apostando numa defesa diferente daquela que tem vindo a ser titular (João Pereira, que assumiu a braçadeira de capitão, Coates, Naldo e Jefferson), com Petrovic a ocupar o lugar de homem mais recuado do meio-campo, apoiado por Bruno César – o jogador brasileiro assumiu a posição que tem vindo a ser feita por Bryan Ruiz. Desta vez, o costa-riquenho descaiu para a ala direita, enquanto Iuri Medeiros agarrou o outro lado do ataque. Alan Ruiz e Barcos foram os leões mais avançados no campo. A baliza ficou entregue a Azbe Jug.

O ritmo morno da partida só sofreu algumas alterações depois do remate de Alan Ruiz, aos 21 minutos. Em zona frontal, o reforço leonino voltou a demonstrar a sua facilidade para visar as redes adversárias. Faltou direcção ao tiro do atleta do Sporting CP, pois saiu à figura do guardião do Villarreal.

Em Badajoz, registavam-se cerca de 40 graus, factor que também se tornou responsável pela dificuldade de ambos os conjuntos em aumentar a rapidez no desafio. Prova disso foi a paragem, realizada por indicação do árbitro, para que todos os jogadores se pudessem refrescar, por volta do minuto 33.

Já depois da saída forçada de Petrovic – o médio ressentiu-se após lance mais ríspido -, que deu lugar a João Palhinha, o Sporting CP viu o assistente anular um golo a Barcos por fora-de-jogo. Bruno César cobrou um livre do lado esquerdo do ataque e, quando Alan Ruiz tentava assistir Coates, o central encontrava-se ligeiramente avançado. Apesar de não ter tocado na bola, o defesa verde e branco interferiu no lance, acção que anulou o momento em que Hernán Barcos empurrou a bola para o fundo da baliza (46’).

Com o intervalo chegaram as já habituais alterações provocadas por Jorge Jesus. Entraram Schelotto, Zeegelaar, Rúben Semedo e Daniel Podence e saíram João Pereira, Coates, Jefferson e Barcos.

As substituições ajudaram a que os leões entrassem com maior dinâmica em termos ofensivos, mostrando mais ideias junto à área do Villarreal, muito por culpa das bem feitas variações de flanco. Ainda assim, as oportunidades de golo só surgiram já perto dos últimos minutos.

Primeiro foi Matheus Pereira, que entrou para o lugar de Bryan Ruiz, quem esteve a milímetros de aproveitar uma excelente assistência de Bruno César (80’). Minutos depois e ao cair do pano, o Sporting CP criou a melhor oportunidade da partida. Slimani rasgou o lado esquerdo da defesa da formação espanhola para descobrir Iuri Medeiros no coração da área. A recepção não foi a melhor, o que obrigou o extremo a rematar em esforço. Lentamente, a bola foi rolando pelo relvado até bater no poste direito da baliza de Asenjo. Antes do apito final, ainda houve tempo para, em contra-ataque, Slimani desmarcar Matheus Pereira, que já se encontrava em boa posição para visar a baliza. Contudo, a tentativa saiu ligeiramente ao lado.

Sinal muito positivo para a exibição dos comandados de Jorge Jesus, principalmente na segunda parte - período em que não  permitiu qualquer possibilidade de golo ao Villarreal -, melhorando os processos ofensivos e aperfeiçoando a segurança defensiva trazida da primeira metade.

Nas grandes penalidades, o opositor acabou por levar a melhor e conquistou o Troféu Ibérico. Slimani falhou o primeiro penálti, permitindo a defesa de Andrés Fernández (substituo de Asenjo). De seguida, Jaume Costa colocou o Villarreal em vantagem. Após a cobrança de Bruno César, Jug ainda conseguiu empatar, após boa defesa a remate de Ramiro Guerra. Depois de quatro penáltis convertidos (Iuri, Mário González, Matheus e Cantalapiedra), Rúben Semedo dirigiu-se à marca dos onze metros, mas não conseguiu enganar o guarda-redes espanhol. Suárez, chamado a bater, não falhou perante Jug e carimbou a vitória do ‘submarino amarelo’.

No próximo sábado, o Sporting CP volta a Alvalade para disputar o Troféu 5 Violinos, frente ao Wolfsburg.