Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

De fora da Liga Europa

Por Sporting CP
27 Fev, 2020

Sporting CP eliminado no prolongamento

O Sporting Clube de Portugal perdeu esta quinta-feira por 4-1 (após prolongamento) em casa do İstanbul Başakşehir FK na segunda mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, sendo assim eliminado da competição europeia.

Como seria de esperar, tendo em conta o resultado da primeira mão, o İstanbul Başakşehir FK entrou com vontade de mandar no jogo, mas foi Jovane Cabral, com um remate desajustado, a tentar o primeiro golo da partida. Os turcos responderam com uma boa oportunidade aos sete minutos, quando Aleksić, de cabeça, ficou perto de inaugurar o marcador.

Dez minutos depois, Acuña rematou para a primeira boa defesa de Mert Günok, tendo Jovane Cabral falhado o alvo logo a seguir. Aleksić, novamente, tentou o golo por duas vezes consecutivas pouco depois das duas dezenas de minutos, mas ambos os lances acabaram com a bola a falhar a baliza de Luís Maximiano. O guarda-redes verde e branco foi importante aos 30 minutos, impedindo o 1-0 do İstanbul Başakşehir FK.

Contudo, Luís Maximiano não conseguiu evitar o golo da equipa da casa aos 31 minutos. Depois da defesa do primeiro cabeceamento, Martin Škrtel colocou a bola no fundo das redes e relançou a eliminatória. O Sporting CP tentou responder com o empate, mas o remate de Acuña voltou a encontrar a defesa de Mert Günok. Em cima do intervalo, novo golo do İstanbul Başakşehir FK, desta feita por Aleksić, que converteu de forma exemplar um livre directo e apontou o 2-0. Ao intervalo, o İstanbul Başakşehir FK estava nos oitavos-de-final da Liga Europa.

Os Leões de Silas voltaram do balneário com vontade de alterar o rumo dos acontecimentos e prova disso foi a oportunidade logo no minuto inicial do segundo tempo. Luciano Vietto rematou e Mert Günok realizou mais uma boa defesa. O guarda-redes, que já tinha sido uma das principais figuras do İstanbul Başakşehir FK no Estádio José Alvalade, voltava a revelar-se essencial. Ainda assim, o emblema turco continuava a criar perigo. Aos 56 minutos, Luís Maximiano defendeu dois remates seguidos de Demba Ba e não deixou que as contas ficassem ainda mais complicadas para o Sporting CP.

O golo que voltou a colocar o Sporting CP nos oitavos-de-final chegou, finalmente, aos 68 minutos. Acuña foi o autor de um cruzamento fenomenal a partir da esquerda e Vietto, de cabeça, não deu hipóteses a Mert Günok e facturou, tal como havia feito na primeira mão. Longe de ser um dos mais altos em campo, Vietto foi quem chegou à bola e cabeceou para golo, o que alterou o resultado para 2-1 e voltou a deixar o Sporting CP na eliminatória seguinte da Liga Europa.

Os últimos minutos dos 90 regulamentares acabaram por ser loucos. O Sporting CP teve nos pés o golo em várias ocasiões - Doumbia acertou na trave depois de excelente lance de Gonzalo Plata, Šporar atirou por cima pouco depois e Battaglia, em excelente posição, rematou para defesa fácil de Mert Günok -, mas foi o İstanbul Başakşehir FK a marcar, obrigando a prolongamento. Foi o capitão Edin Višća a bater Luís Maximiano, marcando o 3-1 e levando o duelo para tempo extra.

Prolongamento e jogo menos intenso, o que não surpreendeu tendo em conta o esforço físico de ambas as equipas até então. Ainda assim, o Sporting CP podia ter marcado aos 94 minutos, quando Ristovski serviu Vietto e o argentino, novamente de cabeça, não ficou nada longe de voltar a facturar. Aleksić e Višća também tentaram marcar novamente, mas não o conseguiram fazer.

Na segunda metade do tempo extra, o Sporting CP dominou a maior parte das incidências, mas as oportunidades não abundaram. Aos 113 minutos, Eduardo, de cabeça, obrigou o guarda-redes adversário a demonstrar que estava atento. Pouco depois, Gonzalo Plata rematou por cima no seguimento de uma boa jogada colectiva dos Leões. Em cima do apito final, o árbitro assinalou um pontapé de penálti favorável ao İstanbul Başakşehir FK e Edin Višća converteu com sucesso, fazendo o 4-1 resolvendo a eliminatória.

O Sporting CP desloca-se agora ao terreno do FC Famalicão na próxima terça-feira.