Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Tiago Ferreira: "Para os guarda-redes é complicado..."

Por Sporting CP
25 Mar, 2020

Isolamento condiciona trabalho de Renan, Maximiano e Diogo Sousa

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal tem estado a trabalhar em casa por causa da paragem forçada devido à pandemia da Covid-19, mas para os guarda-redes é tudo mais difícil.

Tiago Ferreira, treinador de guarda-redes, esteve à conversa com os jornais desportivos e deu conta do trabalho limitado que Renan Ribeiro, Luís Maximiano e Diogo Sousa têm feito.

“Para os guarda-redes é complicado, dado o espaço confinado e por não lhes podermos pedir que se mandem para o chão num apartamento”, começou por dizer, referindo: “Passo-lhes exercícios com bola para não perderem essa sensibilidade e se tiverem algum colega em casa que os ajude, tanto melhor”.

“O Diogo ligou-me a pedir alguns exercícios e perguntei-lhe onde estava, disse-me que estava num apartamento. Perguntei-lhe se tinha espaço para treinar e ele ‘tenho um quarto’, ao que lhe respondi ‘e queres treinar num quarto?’. A resposta foi simples: ‘oh mister, dê-me uns exercícios para eu não estar parado’. Claro, dei-lhe um ou outro para insistir com a bola na mão e umas bolas no chão, mas não se pode fazer muito mais”, comentou.

“O Max também está num apartamento e não tem muito espaço. Tem feito exercícios com bola – por exemplo, abdominais – e o trabalho físico que todos os atletas têm traçado”, pormenorizou, elogiando o jovem guarda-redes que tem sido titular: “Trabalha comigo desde os 15 anos, não me surpreende o nível que já atingiu. Está no caminho certo, mas ainda vai evoluir mais. Acreditamos muito nele e na formação estamos muito bem servidos de guarda-redes. Temos o Cunha, o Anthony...”.

Já a situação de Renan Ribeiro é diferente, uma vez que ainda está em período de recuperação de lesão, mas para Tiago Ferreira esta pausa até lhe é benéfica: “Assim tem mais tempo para recuperar. Nesta altura ainda está entregue ao departamento médico, são eles que definem o treino dele. Deve fazer ginásio e outras coisas, mas o Renan, tal como os outros, já tem um nível em que não irá, por exemplo, perder reflexos. Rapidamente recupera com treino”.

Ainda assim, o melhor é que haja várias semanas de treino conjunto e no relvado antes de a competição recomeçar: “O ideal para os jogadores era existirem três ou quatro semanas antes do regresso à competição. Estão parados, não caem e o corpo habitua-se. Quando regressarem vai haver uma dor aqui e ali”.

O certo é que, seja como for, para a equipa técnica de Rúben Amorim, que quer que “o guarda-redes jogue mais subido”, vai começar tudo do zero. “Numa semana tudo mudou. Vamos ter de voltar ao início”, disse o técnico de guarda-redes, que regressou à equipa principal com a chegada do novo treinador.