Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Paulo Malico de Sousa: "Boa decisão, embora peque por tardia"

Por Sporting CP
24 Mar, 2020

Reacção ao adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Paulo Malico de Sousa, coordenador do Gabinete Olímpico do Sporting Clube de Portugal, comentou, no ‘Sporting Grande Jornal’ – programa da Sporting TV –, a decisão tomada pelo Comité Olímpico Internacional (COI) de adiar a realização dos Jogos Olímpicos (JO) de Tóquio para uma data a definir até ao Verão de 2021.

“Foi uma boa decisão, embora peque por tardia. O que o COI fez foi adiar o inevitável. Quando, há um mês, protelou a decisão de adiamento ou não dos JO para o final de Maio, achámos excessivamente tardio. Devido às pressões exercidas por vários Comités Olímpicos nacionais no sentido de cancelar, suspender ou adiar a realização do evento, o COI acabou ontem por proferir que tomaria uma decisão nas próximas quatro semanas, adiando o anúncio até ao final de Abril, o que, até pela defesa dos interesses dos próprios atletas, nos pareceu excessivo”, começou por dizer, considerando depois que, além do “risco elevado para a saúde”, existem ainda outras questões a ter em conta.

“Os atletas não estão a treinar nas melhores condições e em Portugal só ontem é que alguns tiveram a possibilidade de recomeçar o seu processo de treino, e de forma muito condicionada. (…) A competição provavelmente não seria leal nem justa. Apenas pretendemos que o seja e que vença o melhor. Neste momento singular que atravessamos, as condições de treino diferenciadas de atleta para atleta, o estabelecimento de novas rotinas e a paragem de três semanas fazem com que, do ponto de vista físico e psicológico, não estejam reunidas as condições mínimas de participação nos JO”, afirmou.

Por fim, Paulo Malico de Sousa revelou que o foco dos atletas está já em preparar a presença nos JO, seja qual for a data em que estes se venham a realizar.   

“Tenho estado em contacto com vários atletas do Gabinete Olímpico do Sporting CP e diria que as opiniões são unânimes (quanto à decisão de adiar). Já se foram consciencializando ao longo destas últimas semanas de que os JO seriam adiados. Esta inevitabilidade faz com que haja mais algum tempo de preparação. (…) Os atletas já devem estar a experienciar uma sensação de tranquilidade e calma no sentido de preparar a próxima etapa das suas carreiras que será a participação dos JO no Verão de 2021. Pelo menos, o COI determinou que seria até ao Verão e supõe-se que seja por volta dessas datas”, concluiu.

 

Notícia actualizada às 21h30