Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Empate no regresso do futebol

Por Sporting CP
04 Jun, 2020

Divisão de pontos em Guimarães

Perante um Estádio D. Afonso Henriques vazio e sem adeptos, o que provoca sempre um cenário mais pobre, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou a dois golos com o Vitória SC em Guimarães no primeiro jogo depois da paragem devido à pandemia de COVID-19. Andraž Šporar apontou os dois golos Leoninos no duelo referente à 25.ª jornada da Liga NOS.

O duelo ainda não tinha começado e já existiam novidades: Eduardo Quaresma, defesa de 18 anos, e Matheus Nunes, médio de 21, foram titulares e realizaram assim a estreia pela equipa principal do Sporting CP. No banco de suplentes, Mattheus Oliveira estava de regresso à ficha de jogo, assim como Renan Ribeiro, recuperado da lesão que o afastava dos relvados há vários meses.

O conjunto verde e branco entrou a pressionar alto, mas a primeira ocasião de perigo foi criada pela equipa da casa logo aos seis minutos. Edwards, à entrada da área, atirou de pé esquerdo com a bola a desviar em Mathieu e a passar perto do poste de Luís Maximiano. O Sporting CP respondeu pouco depois, quando Šporar arrancou e tentou servir Eduardo Quaresma, mas sem sucesso. Aos 14 minutos, de cabeça e na sequência de um pontapé de canto, Bondarenko voltou a ameaçar a baliza visitante.

No entanto, e apesar das tentativas vimaranenses, foi o Sporting CP a inaugurar o marcador. Decorria o 18.º minuto quando Acuña colocou a bola na frente e Douglas, guarda-redes do Vitória SC, recebeu e tentou sair a jogar, mas Šporar, atento, não deixou. Com a bola nos pés e a baliza deserta, o esloveno não teve dificuldade em fazer o 0-1.

O Vitória SC não deixou o emblema de Alvalade sorrir por muito tempo e empatou por volta da meia hora de jogo. Joseph interceptou a bola em zona perigosa e serviu João Carlos Texeira, que, em excelente posição, não falhou e reestabeleceu o empate. Até ao intervalo, o Sporting CP teve ocasiões para voltar a marcar por intermédio de Luciano Vietto e Jovane Cabral aos 39 e 43 minutos, respectivamente, mas o resultado no final da primeira parte ficou mesmo fixado em 1-1.

O segundo tempo abriu com um Sporting CP com vontade de regressar ao comando do marcador, como foi prova o lance nos mintos iniciais em que Šporar fez tudo bem até ao corte providencial de Bondarenko. O ponta-de-lança, ainda assim, iria concretizar pouco depois: Jovane Cabral serviu Šporar e este chegou à bola mais rápido do que Douglas. Novamente com a baliza vazia, o avançado facturou e bisou no desafio. O lance foi inicialmente anulado por Carlos Xistra, mas o VAR validou o 1-2.

A perder, o Vitória SC partiu para cima do Sporting CP com investidas, principalmente, pelo lado esquerdo, o que não impedia os comandados de Rúben Amorim de tentarem criar perigo de livre directo, como aconteceu com Jérémy Mathieu (61 minutos) e com Jovane Cabral (64 minutos). Contudo, os minhotos marcaram mesmo a pouco mais de 20 minutos dos 90, desta feita graças ao tento de Edwards.

Nenhuma das equipas estava satisfeita com o 2-2 e a tarefa do Vitória SC ficou mais complicada à entrada para o último quarto de hora, quando Joseph viu o segundo cartão amarelo e foi expulso, o que motivou ainda mais o Sporting CP na luta pelos três pontos. Aos 84 minutos, Jovane Cabral respondeu ao cruzamento de Rafael Camacho com um cabeceamento que Douglas defendeu e, pouco depois, foi o próprio Rafael Camacho a passar por vários adversários antes de, já dentro da área, rematar e falhar o alvo. Seria um verdadeiro golaço do jovem Sportinguista.

Os últimos minutos ficaram marcados pelo esforço do Vitória SC em segurar o empate enquanto o Sporting CP tentava, a todo o custo, apontar o 2-3. Não foi possível e cada equipa ficou com um ponto, com o 2-2 a prevalecer quando Carlos Xistra apitou pela última vezem Guimarães. O próximo jogo acontece a 12 de Junho, com o Sporting CP a receber o FC Paços de Ferreira no Estádio José Alvalade.

Sporting CP: Luís Maximiano (GR), Rafael Camacho, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates (C), Jérémy Mathieu, Rodrigo Battaglia, Matheus Nunes (Idrissa Doumbia, 66'), Jovane Cabral, Luciano Vietto (Gonzalo Plata, 73') e Andraž Šporar.