Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

"O Clube acredita em mim e eu acredito no Clube"

Por Sporting CP
16 Jun, 2020

Eduardo Quaresma de Leão ao peito até 2025

Eduardo Quaresma renovou, nesta terça-feira, a ligação ao Sporting Clube de Portugal até 2025.

No Clube desde 2011/2012, o jovem central diz-se satisfeito por continuar de Leão ao peito e em entrevista aos meios de comunicação Leoninos recordou o passado, colocando os olhos no futuro: “Quero conquistar títulos e fazer história neste Clube”.

Que diferenças há entre o Eduardo Quaresma de 2012, quando ainda estava no Pólo EUL, e o actual?
(risos) Nessa altura jogava mais por diversão, sabia que já tinha muita responsabilidade porque jogava num Clube como o Sporting CP, mas ainda não tinha bem a certeza do que queria e não tinha a maturidade e a qualidade que tenho hoje. As diferenças são muitas porque cresci – e continuo a crescer – e a aprender com os mais velhos.

Nos jogos da formação costumava entrar em campo a cantar a Marcha do Sporting CP, porquê?
O Sporting CP é a minha segunda casa e é um Clube que me deu tudo. Sinto e vibro ao segundo cada vez que visto esta camisola. É um orgulho muito grande e, por isso, os sentimentos vêm à flor da pele. A canção é só mais uma prova de que gosto muito deste Clube.

Há três anos era capitão dos iniciados, há dois assinou o primeiro contrato profissional e agora já faz parte da equipa principal. Como se digere tudo isto?
Não é fácil, mas estou muito feliz. É um misto de emoções e de conquistas. Não esperava estar tão rapidamente onde estou agora. Sei que foi tudo graças ao meu trabalho, mas não quero ficar por aqui. Quero continuar, conquistar títulos com o Sporting CP e fazer história neste Clube.

E que significado tem para si este novo contrato?
Esta renovação só demonstra que o Clube acredita em mim e que eu acredito no Clube. Vamos manter-nos juntos durante mais uns anos.

Tinha feito a pré-temporada 2019/2020 com a equipa principal e na altura já dizia que queria ser um exemplo. O Eduardo Quaresma já se sente um exemplo para os mais jovens
Sim, vejo-me como um exemplo porque já estive na posição deles, fiz toda a formação no Sporting CP. Tive a sorte de dar o salto dos sub-17 para os sub-23 e agora para a equipa principal, mas tudo é possível com trabalho, esforço e dedicação e depois vem a parte da qualidade. Estamos num Clube que aposta na formação, portanto todos os miúdos têm de acreditar que conseguem chegar onde eu já cheguei.

Estreou-se na equipa principal em Guimarães, diante do Vitória SC, e em Alvalade no jogo frente ao FC Paços Ferreira. Como foram esses dois jogos?
Em Guimarães estava um bocado nervoso, mas é normal. Era o primeiro jogo e frente a uma equipa difícil, mas quando o jogo começou esqueci o resto. Acho que a minha estreia foi muito boa, foi um misto de emoções e passou-me tudo pela cabeça e, frente ao FC Paços Ferreira o jogo também me correu muito bem. Agora é continuar a trabalhar.

Defender é seu forte, mas frente ao FC Paços Ferreira fez uma “maldade” ao Douglas Tanque. Foi por ele estar sempre em cima de si nos cantos?
Não, foi um lance normal de jogo. Era a única coisa que se podia fazer naquele momento. E não foi sorte, foi qualidade (risos).

O Eduardo Quaresma já se estreou, assim como o Matheus Nunes e o Nuno Mendes, mas há mais jogadores que em breve o poderão fazer. Como vê a aposta nos jovens jogadores
Eles trabalharam como eu para se estrearem. O Nuno e o Matheus também já tiveram essa sorte e o Inácio e o Tiago Tomás têm de continuar a trabalhar e a mostrar ao míster Rúben Amorim e ao plantel que estão aptos para a estreia. Isto tudo só demonstra a qualidade que temos na formação.

E o que é para si ‘ser Sporting CP’ e pertencer à formação do Clube, que tem formado tantos e tão bons jogadores?
É um motivo de orgulho, estamos num Clube muito grande. Sei que muitos gostavam de estar aqui e eu tenho a sorte de estar e de ser formado aqui.

Entretanto, na segunda-feira ficou a saber que está, tal como o Rafael Camacho, nomeado para Golden Boy. Estava à espera desta nomeação?
Não, não estava à espera. É fruto do meu trabalho e demonstra que não é só o Sporting CP que vê o meu potencial. Estar entre os 100 melhores jovens do Mundo é muito bom.

Para finalizar, que mensagem quer deixar aos Sportinguistas?
Que podem contar comigo por mais uns anos. Espero fazer-vos felizes e conquistar muitos títulos.