Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões homenageados pela conquista do Campeonato Nacional

Por Sporting CP
20 maio, 2021

Sporting CP recebido na CML

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal foi recebida, na quinta-feira, nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina.

Uma cerimónia que serviu, como habitualmente, para homenagear o Campeão Nacional pelo feito alcançado e que, ao contrário do habitual, contou apenas com um número restrito de pessoas devido às condicionantes da pandemia.

O certo é que a Praça do Município se vestiu de verde e branco, tal como o país nos últimos dias, numa clara manifestação de orgulho Sportinguista, pela conquista da Liga NOS, que se juntou à Taça da Liga conquistada em Janeiro.

A comitiva Leonina chegou por volta das 16h00 e começou por subir à varanda da CML para mostrar o troféu pelas mãos do capitão Sebastián Coates, seguindo-se depois as palavras de Fernando Medina e do presidente Leonino, Frederico Varandas.

“É um ano gravado a ouro”

“Parabéns Sporting CP, parabéns jogadores, equipa técnica, staff, direcção, Associados e adeptos. O Sporting CP é, com inteira justiça, o Campeão Nacional. No desporto, como em todas as áreas da vida, o sucesso não é fruto do acaso. Esta é uma vitória do trabalho, da competência e do mérito”, começou por dizer Fernando Medina, recordando que o Sporting CP vive “um momento de particular felicidade” e que “em duas semanas, além do título nacional de futebol, se sagrou brilhantemente Campeão Europeu de futsal e de hóquei em patins". 

Fernando Medina enalteceu ainda o papel de Rúben Amorim, “um alfacinha de gema”, assim como o exemplo dos jogadores da formação e o do capitão Sebastián Coates nesta conquista, elogiando ainda o trabalho da direcção de Frederico Varandas.

“É um ano gravado a ouro na já longa história do Sporting CP”, sublinhou Fernando Medina, recordando que o Sporting CP é o Clube de várias das maiores figuras do desporto nacional.

“É possível vencer sem abdicar da honra, da decência e da nobreza do desportivismo”

Frederico Varandas teve depois a palavra, sublinhando que o Sporting CP “venceu por ter sido mais competente”, enquanto os rivais arranjaram desculpas, e classificando os jogadores Leoninos como “os heróis deste campeonato”.

“São uns heróis. Há que recordar o mérito desta conquista. É importante não esquecer que partimos para esta luta com cerca de 50 por cento do orçamento dos nossos rivais e com cerca de 25 por cento de investimento de um dos nossos rivais. Conseguimos ganhar graças a estes senhores [jogadores] e a esta equipa técnica. Foram muito competentes, resilientes e tiveram muito coração”, afirmou, falando sobre Rúben Amorim: “Do ponto de vista técnico acho que já toda a gente se rendeu, mas, acima de tudo, gostava que ele fosse bem tratado por este país. É português, é o treinador do Sporting CP e é uma lufada de ar fresco no nosso futebol. Saibamos tratá-lo bem e retê-lo aqui. É um grande treinador de futebol”.

“Sem gostar de particularizar”, Frederico Varandas destacou ainda o papel de Sebastián Coates na conquista do campeonato – dizendo ter por ele “muito respeito” –, assim como o de Hugo Viana: “Foi um pilar indispensável neste título, sem ele não teríamos conseguido. Sempre humilde, discreto, leal, competente, calmo e sempre disposto a dar uma palavra aos jovens jogadores, porque da última vez que fomos recebidos aqui ele esteve cá enquanto jogador”.

“Muito obrigado a todos vocês”, sublinhou o presidente, estendendo os agradecimentos a todos os órgãos sociais do Clube, acrescentando: “Estamos aqui a festejar uma vitória que teve início há cerca de três anos, em que não podíamos vencer com base no dinheiro e da força, mas sim da inteligência, além da muita resiliência, da convicção e sem ceder ao populismo e ao ruído que vem do exterior".

“A vitória do Sporting CP vai muito para lá do campo desportivo. Quando ainda hoje [quinta-feira] acordámos e vimos mais notícias de suspeição, de corrupção... esta vitoria é uma luz ao fundo do túnel, uma esperança e um alento para muita gente. Hoje é daqueles dias em que os avós e os pais podem chegar a casa e dizer aos seus netos e filhos que os do bem também têm força, também têm coragem, resiliência e, sobretudo, que também ganham. Que é possível vencer sem abdicar da honra, da decência e da nobreza do desportivismo. Isto é o Sporting Clube de Portugal”, referiu.

A pensar já no futuro, Frederico Varandas não prometeu o título, mas prometeu um Sporting CP à imagem do desta época, deixando claro que o Sporting CP precisa de todos: “Precisamos da cavalaria, da artilharia, da força aérea, da marinha, vamos precisar de todos os Leões. O Sporting CP vai precisar do Sócio anónimo do Núcleo de Pemba, do anónimo do Directivo Ultra XXI, do anónimo do Grupo Stromp, do anónimo do Núcleo de Vendas Novas, do anónimo da Torcida Verde, do anónimo da Juventude Leonina, do anónimo do Núcleo do Seixal e dos Leões de Portugal. A missão de todos é servir o Sporting Clube de Portugal e não o contrário”.