Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sebastián Coates eleito melhor jogador da Liga em 2020/2021

Por Sporting CP
08 Jul, 2021

​Rúben Amorim foi o melhor treinador e Pedro Gonçalves o melhor jovem

Sebastián Coates, capitão da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, foi eleito o melhor jogador da Liga em 2020/2021, anunciou esta quinta-feira a Liga Portugal na Gala Kick-Off, evento que teve lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e marcou o arranque simbólico da nova época.
 
O internacional uruguaio, que foi escolhido segundo os votos dos treinadores e capitães dos emblemas da divisão principal, disputou 33 em 34 encontros possíveis, foi o Homem do Jogo por três vezes e liderou a defesa menos batida do campeonato com apenas 20 tentos sofridos, revelando-se determinante também no ataque ao marcar cinco golos, muitos deles decisivos.
 
"Estou muito feliz com esta distinção, quero agradecer a todos os que votaram. Campeonato português? É muito competitivo, mas claro que se pode sempre melhorar. Ainda assim, ano após ano tem crescido muito e tem várias equipas e treinadores que evoluíram muito. Para os jogadores estrangeiros, é uma Liga onde gostamos de estar e Portugal é um país que recebe sempre muito bem quem vem de fora", afirmou o central, através de uma chamada de vídeo, depois de saber que tinha superado os colegas João Palhinha e Pedro Gonçalves na votação.
 
"Mais difícil chegar ao título este ano? Não, como grupo temos objectivos definidos e a primeira competição é a Supertaça. Tal como na última época, temos de pensar jogo a jogo e estar muito focados. Todos as partidas vão ser difíceis e temos de estar concentrados", disse.
 
 
Rúben Amorim, que comandou os Leões até à conquista do título nacional, apostando de forma clara na formação, foi considerado o melhor treinador da competição, tendo reunido mais votos que Daniel Ramos, do CD Santa Clara, e Pepa, que treinava o FC Paços de Ferreira.
 
"Sem a minha equipa técnica nada disto era possível. O prémio não é meu, é nosso. Eles são muito bons no que fazem, têm muito mérito neste título. Não me posso esquecer também de todo o staff do Sporting CP, do presidente Frederico Varandas, do Hugo Viana e, principalmente, dos jogadores", afirmou o técnico, também através de uma chamada online, mas acompanhado pela restante equipa técnica, de quem disse ser um líder "orgulhoso".
 
"União é o segredo do sucesso? Claro que os resultados ajudam, mas sim. Ainda assim, eu e a minha equipa técnica levamos um longo caminho juntos, já passámos por muito e isso ajuda. Mais uma vez, eles são muito bons a trabalhar, temos todas as condições, eu não sou muito chato e, por isso, é uma convivência fácil. Correu tudo bem durante a temporada e, quando assim é, tudo fica mais fácil", afirmou, antes de dar o mote para a próxima época.
 
"Não nos podemos desviar do caminho que traçámos, um título não muda o que queremos. Ainda temos distâncias a encurtar para os rivais. Os nossos jogadores foram campeões, mas continuam a ser jovens. Dito isto, obviamente que vamos tentar [o título]. Na época passada acreditávamos, mas agora sabemos que é possível porque já o fizemos. Vamos pensar jogo a jogo, mas com os olhos postos nos títulos, principalmente na Supertaça", sublinhou.
 

Pedro Gonçalves, jogador que terminou a época transacta como o melhor marcador da Liga com um total de 23 golos, foi também eleito o melhor jovem jogador da competição, derrotando o colega de balneário Nuno Mendes e ainda Beto, avançado do Portimonense SC.
 
"Nem nos melhores sonhos pensava que podia ter uma época como esta, mas agradeço a todos os que votaram em mim. Sem os meus colegas de equipa nunca conseguiria chegar a este patamar. Eles ajudaram-me muito durante a temporada", começou por dizer Pote, que falou aos presentes no evento através de videochamada por se encontrar de férias.
 
"Para esta nova época posso prometer trabalho diário, se estiver bem nos treinos o míster vai dar-me oportunidades em campo. Filosofia de pensar jogo a jogo? Sim, sempre. Ainda não estou a treinar, mas o único pensamento da equipa neste momento é, certamente, a Supertaça. Depois disso, pensaremos no campeonato", concluiu o goleador, que se tornou no primeiro jogador a vencer, pela segunda época consecutiva, a distinção de melhor jovem.