Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rúben Amorim: "Ganhar o jogo para manter a nossa posição"

Por Sporting CP
06 Nov, 2021

Técnico lançou visita ao FC Paços de Ferreira (domingo, 19h00)

De regresso à Liga Portugal após o triunfo europeu frente ao Beşiktaş JK (4-0), a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, neste domingo, o FC Paços de Ferreira para disputar a 11.ª jornada do campeonato, onde seguem invictos e lideram de forma conjunta com 26 pontos.

Em antevisão à partida, Rúben Amorim, treinador verde e branco, marcou presença no Auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade e enalteceu a importância de vencer a próxima partida, igualando a melhor série de triunfos consecutivos (oito) da época passada, antes de mais uma paragem para selecções.

"Ganhar é sempre importante", começou por dizer, continuando. "Queremos ganhar o jogo para manter a nossa posição e essas sensações de ir para a paragem de duas semanas são sempre melhores com uma vitória. Vamos mais descansados porque continuamos vivos na UEFA Champions League, estamos na Taça da Liga e depois temos um jogo para preparar da Taça de Portugal. Portanto, será muito melhor vencer e ter essa paragem, porque os jogadores também precisam de descanso", considerou o treinador, acrescentando: "Os que vão à selecção também descansam, treinam, mas mudam o ambiente. Os que ficarem terão de trabalhar muito bem, mas depois dou umas folgas, porque bem merecem".

Para isso, Amorim recolocou o foco sobre o FC Paços de Ferreira, "um jogo muito difícil e que será completamente diferente do da UEFA Champions League", avisou. "Os jogadores estão preparados para mudar a competição. O FC Paços de Ferreira vai ser muito mais agressivo e é uma equipa que nos conhece muito melhor do que o Beşiktaş JK", atirou. Além disso, destacou, "quando se joga contra uma equipa grande, as equipas estão sem responsabilidade. Uma semana completa para preparar ajuda sempre, [têm] um treinador experiente e têm o Vitorino [Antunes] lá, que deve ter ajudado", lembrou o técnico, projectando a partida: "Temos de estar preparados para uma equipa que reage muito bem quando perde a bola, que faz muitas faltas e é muito incisiva no ataque à profundidade. Foi isso que preparámos sem ter muito tempo, mas fizemo-lo bem e temos a nossa forma de jogar".

Para o jogo da 11.ª jornada, os Leões poderão voltar a contar com Tiago Tomás, recuperado de lesão, contudo Pedro Porro é baixa confirmada pelo técnico. "O TT está recuperado e vai ser convocado. Não pode jogar muito tempo, mas é um jogador importante para nós. O Porro está fora, mas olhamos para o lado positivo: temos duas semanas para o recuperar e temos o [Ricardo] Esgaio e vamos levar o [Gonçalo] Esteves. Estamos prontos para tudo", garantiu.

Questionado sobre a actual aposta regular em Matheus Reis, Amorim atentou que "são fases", mas elogiou o contributo do defesa brasileiro, que "tem correspondido e merece estar a jogar", frisou. "Noutras posições, já tivemos o Jovane [Cabral] no início que foi essencial, depois mudou-se para o Nuno [Santos] e agora está o Pablo [Sarabia]. O [Rúben] Viangre tem as suas oportunidades e agora o Matheus, naquela posição, é muito consistente, tinha a ligação com o Nuno Santos no Rio Ave FC e tem combinado bem com o Pablo", apontou, abordando também a produção ofensiva do trio composto por Pedro Gonçalves, Pablo Sarabia e Paulinho.

"Têm estado bem", disse o treinador Leonino, assegurando de seguida que "os três [lugares] da frente não estão garantidos". "O Nuno Santos tem tido um impacto muito grande na nossa equipa, quer em golos, quer em assistências. Jogam os que tiverem de jogar, sabendo que os outros têm tido um grande impacto também e não me esqueço disso", sublinhou.

Por fim, Rúben Amorim considerou ainda que "encarar todos os jogos da mesma maneira" é "a grande qualidade" da sua equipa, antes de ver "com bons olhos" os elogios de Jorge Simão, treinador pacense, mas mantendo o foco para domingo. "Há grandes equipas em Portugal e podemos perder com o FC Paços de Ferreira, sabemos que temos de marcar e vencer o jogo", concluiu.