Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rumo à final four!

Por Sporting CP
14 Dez, 2021

​Sporting CP vence FC Penafiel por 0-1 e segue em frente na Taça da Liga

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu a passagem à final four da Taça da Liga, esta terça-feira, ao vencer o FC Penafiel por 0-1 na terceira jornada do grupo B.
 
Rúben Amorim fez várias alterações em relação ao onze apresentado no duelo frente ao Boavista FC, apostando nos regressos de João Virgínia, Gonçalo Esteves, Daniel Bragança, Bruno Tabata e Tiago Tomás. No banco de suplentes, a principal novidade foi Rodrigo Ribeiro, avançado de apenas 16 anos formado em Alcochete, que foi convocado pela primeira vez.
 
Actuais detentores do título, os Leões precisavam apenas de um empate para seguir em frente, mas entraram pressionantes e demonstraram querer resolver rapidamente a questão. Logo aos oito minutos, Sebastián Coates subiu mais alto do que todos na área e cabeceou ao poste na sequência de um canto batido por Tabata, falhando por muito pouco o primeiro golo.
 
Os penafidelenses, que ocupam actualmente o quinto lugar da segunda divisão e não puderam contar com o ex-Leão Bruno César, ainda resistiram ao inaugurar do marcador, mas acabaram por ceder aos 16 minutos. Após uma desconcentração da defensiva da casa, que perdeu o esférico na grande área, Tabata rematou à figura e Tiago Tomás, na recarga, assinou o 0-1.
 
Seguiram-se momentos de menor fulgor ofensivo por parte do Sporting CP, situação que os durienses aproveitaram para ensaiar as primeiras subidas no terreno. Ainda assim, foi a turma de Alvalade que voltou a ficar mais perto de aumentar, com Tiago Tomás a aparecer isolado na cara do golo, mas a ver o guarda-redes Nuno Macedo evitar o segundo com uma boa mancha.   
 

No regresso dos balneários, o conjunto nortenho assumiu uma postura mais atrevida, mas foi o recém-entrado Pedro Gonçalves, que substituíra Pablo Sarabia, o primeiro a criar perigo com um remate rasteiro. Pouco depois, foi a vez de Tiago Tomás testar os reflexos do guarda-redes, que desviou para canto e evitou, novamente, um golo que parecia cada vez mais inevitável.
 
Apesar da superioridade Leonina, o FC Penafiel foi ganhando confiança à medida que o cronómetro avançava e, mesmo não conseguindo criar ocasiões flagrantes, tentou sair em transição sempre que encontrava espaços, muitas vezes através de passes longos. Aos 73 minutos, Bruno Tabata viu o segundo amarelo e foi expulso, cenário que fez os homens da casa reacenderem a esperança e acreditarem que ainda seria possível chegar ao empate.
 
A recta final do encontro trouxe um Sporting CP com as linhas mais baixas, de forma a segurar a vantagem, estratégia que resultou na perfeição pois, além de dois remates de longa distância que falharam o alvo, o adversário nunca conseguiu assustar realmente os Leões, pelo que o tempo regulamentar acabou por esgotar-se e a vitória e a qualificação não fugiram mesmo.
 
Com este resultado, o Sporting CP é uma das quatro equipas que vai estar presente na final four da competição, que será jogada entre 25 e 29 de Janeiro no Estádio Municipal de Leiria. 
 
Os Leões mantêm-se assim invictos nas provas internas e voltam a jogar no sábado, dia 18 de Dezembro, na visita ao terreno do Gil Vicente FC, duelo que marca o regresso à Liga Portugal.
 
Sporting CP: João Virgínia [GR], Luís Neto (Gonçalo Inácio, 87’), Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Gonçalo Esteves, Manuel Ugarte (Matheus Nunes, 60’), Daniel Bragança, Nuno Santos, Bruno Tabata, Pablo Sarabia (Pedro Gonçalves, 45’) e Tiago Tomás.