Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rúben Amorim: "Temos de vencer e, acima de tudo, jogar melhor"

Por Sporting CP
15 Jan, 2022

Técnico lançou visita ao FC Vizela deste domingo (18h00)

De regresso à Liga Portugal após a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, no domingo (18h00), o FC Vizela no jogo referente à ronda 18 do campeonato, a qual dá início à segunda volta da prova.

Em conferência de imprensa no auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, Rúben Amorim, treinador dos Leões, começou por abordar o adversário - que ocupa actualmente o 12.º lugar - admitindo esperar "um jogo difícil".

"O FC Vizela está melhor, já não é a estreia na I Liga, fizeram bons jogos, cresceram, mas nós também. Portanto, espero um jogo ainda melhor do que o da primeira volta [vitória do Sporting CP por 3-0], mas que tenha o mesmo resultado. Precisamos de vencer, temos essa obrigação para manter a nossa posição e tentar algo mais", frisou o técnico, realçando a importância de reentrar no caminho das vitórias no campeonato, onde a turma de Alvalade segue no segundo lugar com 44 pontos - a três do FC Porto.

"Todos os jogos são perigosos. Os nossos rivais estão fortes, perdem poucos pontos e nós também. Temos de vencer e, acima de tudo, jogar melhor, ter mais agressividade do que tivemos frente ao CD Santa Clara e esse é o grande foco. Olhamos para o FC Vizela, mas sobretudo para nós, para aquilo que temos de melhorar: jogar melhor, aproveitar melhor as oportunidades e não deixar que os adversários se aproximem tanto à nossa área", detalhou Amorim, acrescentando: "As derrotas chamam-nos à atenção para estas coisas e os jogadores percebem isso. O Sporting CP tem sempre de ganhar e esta época, com jogos da UEFA Champions League pelo meio, já soubemos dar a volta e vamos voltar a fazê-lo".

Estar no segundo lugar "é desconfortável", considerou Amorim quando questionado sobre isso, continuando. "Não pelo último resultado, porque isso pode acontecer, mas porque todos sentimos que podíamos ter dado mais. É uma situação nova, porque no ano passado estivemos no primeiro lugar desde a sexta jornada, por isso temos de pensar jogo a jogo, porque muito vai acontecer neste campeonato", atirou, reforçando: "Temos de pensar em vencer o FC Vizela e nada mais".

Já sobre as possíveis movimentações Leoninas no mercado de transferências, Rúben Amorim foi taxativo: "Os jogadores que vierem são a pensar no presente e no futuro, mas não sei se virá alguém. Temos uma ideia clara do que queremos e esse é o nosso caminho, olhando também para a formação. Estou muito satisfeito com o nosso plantel, dão-me totais garantias para o resto do campeonato".

Para o encontro no terreno do FC Vizela, "[Pedro] Porro não está", garantiu o treinador verde e branco, acrescentando: "o Jovane [Cabral] começou agora a incorporar alguns exercícios, mas temos de ter cuidado com ele pelo seu historial e pelo muito tempo que esteve parado. É um jogador que nos faz falta, porque tem características especiais".

De seguida, instado a abordar os momentos de forma de Pedro Gonçalves, Bruno Tabata e Manuel Ugarte, Rúben Amorim começou por desvalorizar o menor acerto ofensivo do camisola 28 dos Leões. "Os golos vão aparecer, mas é um jogador que nos dá muito mais do que isso. Obviamente que as pessoas se habituaram a que marcasse dois golos por jogo, mas mas ele tem de continuar a trabalhar e os golos vão aparecer", referiu, antes de abrir o leque de opções para a frente do ataque, depois de ter sido questionado se Tabata é, neste momento, o jogador melhor colocado para substituir Paulinho quando necessário.

"Depende do jogo. Temos o TT e o Pablo [Sarabia] também faz a posição. O Rodrigo Ribeiro acabou de marcar pelos sub-23 e o [Youssef] Chermiti adaptou-se melhor ao seu crescimento e já está mais ágil. Estamos atentos a toda a gente, quer na equipa principal, quer na formação", garantiu, antes de, por fim, destacar a importância das características de Ugarte para as opções da equipa técnica.

"O Ugarte já provou que está pronto para ser o seis já esta época. Todos dormimos muito mais descansados na equipa técnica, porque no ano passado o [João] Palhinha teve um desgaste muito grande. Agora, se falhar o Palhinha, estamos mais descansados, porque temos um jogador de grande qualidade e com características mais similares. É um grande jogador e uma grande contratação do Sporting CP também pela pessoa que é", sentenciou.