Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Boa resposta diante de um exigente Villarreal CF

Por Sporting CP
14 Jul, 2022

Empate sofrido na recta final não apagou indicadores positivos deixados (1-1)

Cerca de 24 horas depois do embate com os belgas do Royale Union Saint-Guilloise (1-1), a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal voltou a testar-se em mais um jogo de preparação, no Algarve, e empatou 1-1 com o Villarreal CF.

Com os Sportinguistas em natural maioria nas bancadas do Estádio Algarve, os Leões exibiram-se a bom nível frente ao emblema que foi semi-finalista da última UEFA Champions League, superiorizando-se sobretudo na recta final da primeira parte. Nessa fase, precisamente, Pedro Gonçalves apontou o 1-0, mas um golo sofrido numa fase já morna do encontro – aos 76 minutos – fixaria o empate final, que, no entanto, não apagou os detalhes de qualidade deixados pela turma de Alvalade.

Depois da aposta, no dia anterior, em várias caras novas e muita juventude formada na Academia Cristiano Ronaldo, desta vez o treinador Rúben Amorim escolheu um onze titular composto por vários dos jogadores habitualmente mais utilizados – exceptuando José Marsà, que ocupou o eixo do trio central - e que ontem tinham ficado fora das opções. Já no banco de suplentes estiveram pela primeira vez no Algarve o reforço Francisco Trincão e o jovem Rodrigo Ribeiro, aos quais se juntaram os guardiões Franco Israel e André Paulo e os jovens Hevertton Santos, Diogo Travassos, Dário Essugo e Renato Veiga, que, por sua vez, repetiram a presença na ficha de jogo.

Com o apito inicial chegaram de imediato as primeiras oportunidades. A abrir, o Villareal CF ficou muito perto do golo, mas Antonio Adán – hoje capitão – defendeu a primeira tentativa e a recarga de Manu Trigueros saiu ao lado da baliza verde e branca. Apesar do susto, a resposta Leonina também não tardou e antes dos oito minutos só faltou que o ‘passe da morte’ de Pedro Gonçalves tivesse encontrado Paulinho já na pequena área.

A seguir, Etienne Capoue e Trigueros, para os espanhóis, e Pedro Gonçalves, para o Sporting CP, tentaram a sua sorte desde a meia-distância, porém sem sucesso. Foram quinze minutos inaugurais de aproximações rápidas e sucessivas a zonas de finalização de parte a parte, seguindo-se por parte dos Leões uma posse de bola mais paciente. Ainda assim, seria, mais uma vez, ‘Pote’ a agitar o jogo com um lance bonito, mas depois do ‘túnel’ executado o remate saiu demasiado cruzado.

Nas bancadas era bem audível o apoio dos adeptos do Sporting CP e a turma de Alvalade – mais pressionante - voltou a crescer, mostrando-se superior na recta final do primeiro tempo, quando chegaria, com justiça, ao 1-0. Foi então o irrequieto Pedro Gonçalves a encontrar o caminho para o golo e em grande estilo: flectiu da esquerda para dentro e de pé esquerdo, perto da meia-lua, rematou de maneira indefensável ao ângulo, vendo a bola bater no poste antes de entrar.

A seguir, Paulinho e Nuno Santos também tiveram nos pés boas oportunidades, porém 1-0 seria o resultado ao intervalo. Já aos 51 minutos, chegou a resposta da formação de Unai Emery, que esbarrou numa ‘mancha’ providencial de Adán. Mais uma vez, a mobilidade e velocidade dos dois ataques faziam os maiores estragos, mas nem ‘Pote’ ou Morales foram felizes na concretização.

A partir da hora de jogo, começaram as várias substituições em ambas as equipas e do lado Leonino entraram, primeiro, Dário Essugo, Hevertton Santos e Francisco Trincão – estes dois últimos somaram os primeiros minutos na pré-época. Com as saídas de Gonçalo Inácio, Manuel Ugarte e Matheus Nunes, Esgaio passou para o trio de centrais e Tabata recuou para o miolo.

As imprecisões aumentaram enquanto a partida se encaminhava para o fim e o ritmo era manifestamente mais baixo, no entanto continuou a ser o Sporting CP a ter mais bola, procurando manter o jogo sob controlo. Contudo, um passe longo que atravessou todo o campo, tudo mudou e Alex Baena restabeleceu de forma repentina o empate.

Até final, Rodrigo Ribeiro desfrutou dos seus primeiros minutos de jogo neste estágio, partindo da esquerda do ataque, enquanto Tabata assumiu o eixo e, desta vez, Pedro Gonçalves recuou para o meio-campo, porém pouca história restou à partida e o resultado não se alterou.

O estágio verde e branco em Lagos continua até dia 20 de Julho, mas antes, na terça-feira (20h00), dia 19, a turma de Alvalade vai regressar ao Estádio Algarve para voltar a colocar-se à prova com mais um adversário de relevo: o emblema italiano da AS Roma, actual detentor da UEFA Conference League.

Sporting CP: Antonio Adán [GR] [C], Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio (Hevertton Santos 65’), José Marsà, Matheus Reis, Nuno Santos, Manuel Ugarte (Dário Essugo 65’), Matheus Nunes (Francisco Trincão 65’), Pedro Gonçalves (Renato Veiga 87’), Bruno Tabata e Paulinho (Rodrigo Ribeiro 78’).