Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Rúben Amorim: "Estão todos preparados para voltar ao campeonato"

Por Sporting CP
29 Set, 2022

Sporting CP recebe Gil Vicente FC na sexta-feira (19h00)

Após a paragem para as selecções, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal está de regresso a casa e à Liga Portugal recebendo, esta sexta-feira, o Gil Vicente FC no Estádio José Alvalade, numa partida referente à oitava jornada. Na véspera do embate, Rúben Amorim, treinador verde e branco, esteve em conferência de imprensa, na Academia Cristiano Ronaldo, para projectar o regresso à competição dos Leões.

"Alguns jogadores foram para as selecções e faziam-nos falta aqui para integrá-los mais na dinâmica da equipa, bem como a vários jovens, que também foram chamados e assim não tivemos a oportunidade de aproveitar esta boa fase para os trabalhar, já que são claramente o futuro do nosso clube. No entanto, trabalhámos outros jogadores, como o [José] Marsà ou o Arthur e aproveitámos todos os minutos para melhorar os jogadores que temos. Estão todos preparados para voltar ao campeonato", começou por dizer aos jornalistas presentes, realçando o “descanso” dos internacionais Hidemasa Morita e Manuel Ugarte: "O Morita jogou na selecção, mas depois descansou, o que foi bom para nós, e o Ugarte não foi muito utilizado. Também houve coisas boas e estamos preparados para o jogo".

O foco Leonino está em voltar a vencer, depois de a derrota no Bessa ter interrompido uma série de quatro jogos consecutivos a vencer e sem sofrer golos – dois na Liga e dois na UEFA Champions League. "Conseguimos melhorar nos últimos jogos, mas com a derrota frente ao Boavista FC voltou tudo um bocadinho ao início e nós, como clube grande, sentimos muito a paragem, que seria mais tranquila com uma vitória", referiu, olhando para o momento da equipa: "Não estamos a ser consistentes nos resultados, mas nas exibições temos mantido um bom nível".

Agora, frente ao emblema de Barcelos, actual décimo classificado e que perdeu apenas um dos seus últimos cinco jogos, o Sporting CP conta com várias ausências confirmadas por lesão e um regresso aos convocados: Sebastián Coates, Pedro Porro e Luís Neto "não recuperam", tal como Jovane Cabral e Daniel Bragança, afirmou o técnico, já Jeremiah St. Juste "vai ser convocado, mas ainda não vai jogar de início", completou.

Assim, abrem-se também oportunidades para outros jogadores, sobretudo no sector defensivo. Questionado sobre a possibilidade de Marsà jogar nesta sexta-feira, Amorim referiu que "poderá ser um jogador a iniciar o jogo e temos de relembrar que fez uma excelente pré-época”, antes de acrescentar: “É para isto também que os jogadores da equipa B estão cá, ele está cá para ganhar um lugar na equipa principal e está preparado".

A seguir, abordando o oitavo lugar dos Leões, "não podemos ficar nervosos com isso, mas temos de ter noção da tabela classificativa", considerou o treinador verde e branco, acrescentando: "Se durante dois anos fomos tão exigentes, temos de ter consciência da situação em que estamos, encarando-a com normalidade, mas com a urgência de ganhar jogos e fazer pontos. Acima de tudo, temos de manter a nossa forma de jogar, mas a consistência nos resultados não tem sido boa, e é nisso que temos de trabalhar".

Reforçando que, nesta fase, "não vale a pena fazer contas”, Rúben Amorim afirmou que “o Sporting CP é sempre candidato a títulos, mas agora não vale a pena pensar nisso. Isto ainda não acabou, há muitos pontos e títulos em disputa”. Assim, o objectivo traçado é “o de sempre”, realçou: “Vencer os jogos todos até ao fim do campeonato".

De seguida, abordou ainda a evolução de Fatawu, que pela sua selecção apontou um golo na última semana, e deixou vários elogios ao potencial do jovem ganês. "Vem de uma realidade bem diferente da nossa. Não teve a escola que jogadores, por exemplo, como o Mateus Fernandes tiveram e está a fazer essa transição. Com tantos jogos não temos tido tanto tempo para isso, daí passar pela equipa B, onde pode aprender coisas que ainda não tem", frisou, concluindo: "Tem um potencial e uma capacidade física fantásticos, mas há coisas nos jogos que ainda tem de aprender. Acreditamos nele, é para o presente e para o futuro".

Por fim, quando questionado sobre as várias opções Leoninas na frente de ataque, Amorim não abriu o jogo sobre quem vai iniciar a partida contra o Gil Vicente FC: "Os jogadores da frente ficaram cá e, nesse aspecto, deu para olhar melhor para eles e para os seus movimentos. Temos de ter uma gestão mais cuidada, embora seja difícil tirá-los, mas vai depender muito das características do jogo e da semana deles".