Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Isabel Silva

Reviravolta vale três pontos

Por Sporting CP
22 Out, 2022

Sporting CP supera Casa Pia AC por 3-1

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o Casa Pia AC por 3-1 na décima jornada da Liga Portugal.

Depois de ter chegado ao intervalo a perder por 0-1, os golos de Paulinho, Nuno Santos e Pedro Gonçalves no segundo tempo garantiram a conquista dos três pontos.

Rúben Amorim promoveu três alterações nos titulares, colocando Antonio Adán, Manuel Ugarte e Pedro Gonçalves nos lugares de Franco Israel, Sotiris Alexandropoulos e Paulinho. No banco de suplentes, os jovens Chico Lamba e Mateus Fernandes podiam ter a oportunidade de se estrearem pela equipa principal.

O primeiro tempo foi de sentido único com duas raras excepções. O Sporting CP dominou nos remates, na posse de bola e nos cantos, sempre por larga margem, e teve várias ocasiões de golo, sendo a primeira logo aos cinco minutos, quando Pedro Gonçalves bateu um pontapé de canto, um defesa desviou e Marcus Edwards, ao segundo poste, cabeceou ao lado quando estava em excelente posição.

Seguiu-se outra grande chance, agora com Pedro Gonçalves a rematar para Ricardo Batista - guarda-redes ex-Sporting CP - fazer a primeira de um conjunto de várias defesas de qualidade.

A primeira excepção deu-se aos 15 minutos, quando o Casa Pia AC, num contra-ataque levou Clayton a acertar no poste de Antonio Adán, mas o emblema de Alvalade voltou a carregar na área contrária logo a seguir, quando Pedro Porro cabeceou para nova intervenção de Ricardo Batista.

Aos 33 minutos, um forte remate de Pedro Gonçalves voltou a encontrar... Ricardo Batista, que defendeu de forma vistosa para canto. O guardião visitante voltou a ter trabalho quando Hidemasa Morita, com um bom tiro cruzado, tentou o golo, sem sucesso.

Em cima do intervalo, o Casa Pia AC conseguiu a segunda excepção, e desta feita com golo. Na conclusão de mais um contra-ataque, Clayton colocou a bola no fundo das redes e colocou os forasteiros a vencer por 0-1.

Chico Lamba entrou ao intervalo para a saída de José Marsà, estreando-se assim pela principal equipa do Sporting CP, e, logo no primeiro minuto, Manuel Ugarte atirou para nova defesa de Ricardo Batista. Os Leões continuaram a carregar e, a seguir, foi Pedro Gonçalves a atirar ao lado num belo remate cruzado, e Francisco Trincão, na conclusão de uma grande jogada individual, a acertar no poste do Casa Pia AC.

O 1-1 estava já ao virar da esquina e surgiu aos 57 minutos. Um excelente remate em arco de Pedro Porro, com o pé esquerdo, encontrou as luvas de Ricardo Batista, mas, desta vez, estava lá o recém-entrado Paulinho para, com a cabeça, completar a recarga e empatar o marcador.

Os golos do Sporting CP foram 'como o ketchup' e apareceram todos de uma vez: dois minutos depois do 1-1, Pedro Porro serviu Nuno Santos com um cruzamento largo e o português, de primeira e com classe, facturou e levou Alvalade à ebulição.

O 2-1 tranquilizou o conjunto de Rúben Amorim, que, ainda assim, não desistiu de procurar mais golos perante um adversário que não saía do seu meio-campo. A cerca de meia-hora do final, Pedro Porro - que havia estado envolvido nos dois tentos anteriores - atirou ao lado, mas passou perto.

As 64 minutos, o Sporting CP conquistou um pontapé de penálti depois de Marcus Edwards ser derrubado na área do Casa Pia AC. Chamado a converter, Pedro Gonçalves não desiludiu e apontou o 3-1.

Entrou depois Arthur Gomes para a saída de Pedro Gonçalves e, aos 78 minutos, Mateus Fernandes - mais uma estreia - e Flávio Nazinho substituíram Manuel Ugarte e Pedro Porro, respectivamente.

Flávio Nazinho esteve mesmo perto de marcar numa das primeiras acções que teve, mas a bola saiu ao lado do poste de Ricardo Batista. No entanto, camisola 71 arrancou muitos aplausos das bancadas do Estádio José Alvalade.

Também Mateus Fernandes tentou a sua sorte com um remate em zona perigosa, mas a bola saiu por cima e o 1-3 não sofreu mais alterações.

O Sporting CP vai agora visitar os ingleses Tottenham Hotspur FC, esta quarta-feira, para a quinta jornada da fase de grupos da UEFA Champions League.

Sporting CP: Antonio Adán [C] [GR], Gonçalo Inácio, José Marsà (Chico Lamba, 46'), Matheus Reis, Pedro Porro (Flávio Nazinho, 78'), Manuel Ugarte (Mateus Fernandes, 78'), Hidemasa Morita, Nuno Santos, Francisco Trincão (Paulinho, 54'), Pedro Gonçalves (Arthur Gomes, 72') e Marcus Edwards.