Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leão de garras afiadas

Por Sporting CP
26 Jul, 2023

Triunfo por 3-0 frente à Real Sociedad

A equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu a Real Sociedad Fútbol por 3-0, no Estádio do Algarve, no último jogo de preparação inserido no estágio de pré-temporada que a fomação Leonina cumpre até esta quarta-feira na cidade de Lagos.

Antes do apito inicial, uma homenagem aos antigos jogadores do Sporting CP e da Real Sociedad Fútbol, Carlos Xavier e Oceano (por motivos profissionais, Sá Pinto não pôde estar presente).

Cumprida a cerimónia, no jogo, não teve cerimónias a equipa do Sporting CP. Havia curiosidade em perceber se Gyokares iria jogar pela primeira vez perante os Sportinguistas e assim aconteceu. Uma estreia que dificilmente poderia ser melhor. Rápido, com grande poder de choque, colectivista e muito envolvido no jogo, o internacional sueco impressionou. Cereja em cima do bolo, o golo que marcou perto dos 20 minutos, após grande jogada do Sporting CP iniciada numa perfeita abertura longa de Pedro Gonçalves para Ricardo Esgaio, cruzamento na direita do lateral, com a bola ainda a desviar num defesa basco e a encontrar Gyökeres na área. O ponta-de-lança rematou de primeira e marcou o primeiro golo da equipa verde e branca, em remate colocado. Momento de grande festa do numeroso público Sportinguista que preencheu as bancadas do Estádio do Algarve.

Um golo que fazia justiça ao futebol compacto e com bons apoios da equipa Leonina, que diante da Real Sociedad (equipa que conseguiu entrada directa para a nova edição da Champions League) evidenciava um Sporting CP com boa desenvoltura de jogo, numa táctica de três defesas (Gonçalo Inácio, Coates e Matheus Reis), com os alas (Esgaio e Nuno Santos) bem projectados na frente; dois médios centro de fino trato de bola (Morita e Pedro Gonçalves), com Edwards a explorar o lado direito e na frente, uma dupla de pontas-de-lança formada por Gyökeres e Paulinho.

O Sporting CP teve entrosamento, entendimento entre sectores, criou momentos em que chegou a dar ideia de estar com mais jogadores em campo - Esgaio apareceu várias vezes a jogar mais por dentro - e numa dessas situações, servido de maneira perfeita por Pedro Gonçalves (participação directa nos dois primeiros golos), a equipa de Rúben Amorim conseguia uma vantagem de dois golos antes da meia hora.  

Com o pé no acelerador, o Sporting CP esteve ainda perto do terceiro golo antes do intervalo, com Edwards a ver o remate, na área, ser interceptado por um defesa basco. Uma primeira parte que arrancou muitos aplausos ao público Sportinguista.

No segundo tempo, a superioridade Sportinguista continuou a ficar bem vincada e numa grande jogada de Nuno Santos pela esquerda, o lance prosseguiu com um remate à Pedro Gonçalves e o 3-0. Tudo isto, antes da hora de jogo, a atestar um desempenho global de muito bom nível do Sporting CP, a mostrar garras afiadas nesta pré-época.

O jogo estava resolvido com a diferença de três golos a favor do Sporting CP. O encontro tinha tudo para acabar bem, mas a expulsão por vermelho directo de Leonado Barroso, num lance de uma falta analisada com recurso ao vídeo-árbitro, deixou a equipa Leonina a jogar com dez jogadores durante mais de dez minutos.

O jogo ficou como que ‘estragado’, a Real Sociedad levou o perigo algumas vezes à baliza de Adán (pelo menos três intervenções de muita qualidade do guarda-redes) e o resultado não mais se alterou. Triunfo do Sporting CP por 3-0 frente à Real Sociedad Futbol, com magníficos apontamentos individuais e colectivos do Sporting CP, em clara consolidação de processos na pré-temporada e a continuar a abrir o apetite para os restantes jogos de pré-época – o próximo já este domingo na apresentação da equipa aos Sócios e adeptos Sportinguistas frente ao Villarreal Clube de Fútbol, às 20h00, no Estádio José Alvalade, para o Troféu 5 Violinos.

Sporting CP: Antonio Adán, Matheus Reis, Sebastián Coates, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Viktor Gyökeres, Marcus Edwards, Nuno Santos, Paulinho, Gonçalo Inácio e Ricardo Esgaio. Jogaram ainda: Dário Essugo, Leonardo Barroso e Tiago Ferreira