Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Isabel Silva

Liga Portugal começa com vitória dramática

Por Sporting CP
12 Ago, 2023

Triunfo sobre o FC Vizela por 3-2

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o FC Vizela por 3-2 na primeira jornada da edição 2023/2024 da Liga Portugal. Viktor Gyökeres, por duas vezes, e Paulinho, este já muito para lá dos 90 minutos, apontaram os golos que ditaram o triunfo a abrir oficialmente a época.

Num início de noite de Verão com lotação esgotada no Estádio José Alvalade, os Leões abriram o campeonato com Viktor Gyökeres a realizar o primeiro jogo oficial de verde e branco e com Geny Catamo a estrear-se enquanto titular. Daniel Bragança também esteve no 11 inicial, jogando pela primeira vez desde Maio de 2022 - atravessou uma longa paragem devido a lesão.

Já depois de ser sido entregue ao Sporting CP, pela Liga Portugal, o prémio de melhor relvado da competição em 2022/2023, o árbitro Fábio Melo apitou para o início do desafio. Os visitados começaram com tudo e podiam ter inaugurado o marcador logo aos quatro minutos, quando Pedro Gonçalves bateu um livre e Sebastián Coates, de cabeça, obrigou o guarda-redes Fabijan Buntić a uma excelente intervenção para canto.

Pouco depois, Pedro Gonçalves não conseguiu chegar à assistência de Viktor Gyökeres por centímetros e, mais tarde, foi a vez de Hidemasa Morita tentar dar o golo a Ousmane Diomande, mas sem sucesso. A pressão do Sporting CP era muito alta e o FC Vizela, por esta altura, não estava a conseguir sair em condições com a bola.

A sensação era de que o 1-0 era uma questão de tempo, o que se confirmou aos 14 minutos e com magia: Matheus Reis cruzou para o coração da área e a posse ficou em Viktor Gyökeres depois de um ressalto, com o sueco a trabalhar muito bem sobre a defesa e a rematar cruzado para o fundo das redes. Alvalade foi abaixo.

Nem deu tempo para sentar, uma vez que, logo no minuto seguinte, o camisola 9 aproveitou um erro visitante para roubar a bola, fintar um adversário e atirar - agora com o pé direito - para o 2-0. Era impossível pedir melhor ao reforço Sportinguista, que bisou nos primeiros 15 minutos da estreia.

Os dois golos acalmaram o ritmo do encontro, ainda que tenha sido o Sporting CP a continuar a controlar as operações. Mais golos poderiam ter surgido, como no contra-ataque aos 27 minutos em que Pedro Gonçalves rematou contra um defesa ou no cabeceamento de Viktor Gyökeres para as mãos de Fabijan Buntić logo a seguir.

A primeira investida com algum perigo por parte do FC Vizela aconteceu apenas aos 42 minutos, quando Tomás Silva - Campeão Nacional pelo Sporting CP em 2020/2021 - serviu Nuno Moreira - outro ex-Sporting CP - e este falhou o alvo. Na resposta, Pedro Gonçalves lançou Viktor Gyökeres na velocidade e este temporizou na perfeição antes de cruzar para Daniel Bragança rematar por cima. O 3-0 ficou muito perto.

Até ao intervalo, destaque para os tiros de Kiko Bondoso e de Samu, com o primeiro a sair ao lado e o segundo a ser travado por Antonio Adán.

Durante o descanso, foram homenageadas as Leoas Alícia Correia, Ana Borges, Ana Capeta, Diana Silva, Fátima Pinto e Joana Martins, que participaram na histórica campanha de Portugal no Campeonato do Mundo feminino, assim como Olivia Smith, que também participou ao serviço do Canadá.

Com Marcus Edwards no lugar de Daniel Bragança, o segundo tempo começou mais confuso e desorganizado. As oportunidades foram menos e, aos 55 minutos, Rúben Amorim colocou Ricardo Esgaio no lugar de Geny Catamo.

A seguir, Pedro Gonçalves teve duas ocasiões, falhando o alvo na primeira e encontrando a boa defesa de Fabijan Buntić depois. Do outro lado, Diogo Nascimento rematou forte, de longe, para uma intervenção de qualidade de Antonio Adán.

Destaque, aos 64 minutos, para a entrada de Afonso Moreira - em estreia pela equipa principal - e de Paulinho, tendo saído Matheus Reis e Francisco Trincão.

Paulinho e Pedro Gonçalves criaram novas ameaças Leoninas, mas foi o FC Vizela que reduziu aos 75 minutos, quando um erro de Antonio Adán permitiu o 2-1 de Samuel Essende.

Os nortenhos não se ficaram por aqui e, dois minutos depois, apontaram mesmo o empate: cruzamento largo de Tomás Silva e Nuno Moreira a marcar o 2-2.

Foi preciso sofrer e, já depois de muitos minutos de indecisão e de frustração, chegou o merecido golo da vitória. Aos 90+9 minutos, uma bola alta foi para a área do FC Vizela, Viktor Gyökeres cabeceou, Sebastián Coates também se fez ao lance e acabou por sobrar para Paulinho, que não desperdiçou. Enorme festa no Estádio José Alvalade.

Ainda houve tempo para a entrada de Luís Neto, saindo Afonso Moreira, mas nada mais. O Sporting CP entrou na Liga Portugal a vencer por 3-2 e somou os primeiros três pontos em 2023/2024. Os Leões vão agora visitar o Casa Pia AC na sexta-feira, 18 de Agosto.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousmane Diomande, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Geny Catamo (Ricardo Esgaio, 55'), Hidemasa Morita, Daniel Bragança (Marcus Edwards, 46'), Matheus Reis (Afonso Moreira, 64', Luís Neto, 90+10'), Francisco Trincão (Paulinho, 64'), Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.