Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Primeira parte de luxo resolveu com brilho em Barcelos

Por Sporting CP
12 Abr, 2024

Ímpeto dos Leões devorou galos em menos de 45 minutos (0-4)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se a Barcelos, esta sexta-feira à noite, e goleou o Gil Vicente FC por 0-4 no encontro que inaugurou a 29.ª jornada da Liga Portugal. Dois golos de Francisco Trincão, um de Ousmane Diomande e um auto-golo construíram o triunfo em menos de 45 minutos no Norte do país.

Num esgotado Estádio Cidade de Barcelos, recheado de muitos Sportinguistas em ambos os fundos, uma entrada verde e branca demolidora (0-2 aos 11 minutos) rapidamente se tornou numa primeira parte avassaladora (0-4 ao intervalo) que acabou por dar, de forma célere, tranquila e categórica, a sexta vitória consecutiva aos Leões de Rúben Amorim, que seguem firmes no primeiro lugar.

Para enfrentar um Gil Vicente FC em plena mudança no comando técnico, que nesta partida ficou ao encargo do interino Carlos Cunha, Rúben Amorim, do lado verde e branco, apresentou um onze inicial com quatro alterações relativamente ao utilizado no dérbi da anterior jornada. Com os suspensos Nuno Santos e Morten Hjulmand junto a Antonio Adán e Matheus Reis nas ausências confirmadas, Ricardo Esgaio – como ala esquerdo -, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Daniel Bragança - como capitão - regressaram à titularidade, ocupando os lugares que tinham sido de Matheus Reis, Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates e Hjulmand.

Foi com muito verde e branco e um apoio sonoro nas bancadas que se iniciou o encontro, onde também a equipa Leonina começou cedo a mandar e – com muita eficácia - a marcar, logo em dose dupla ainda dentro dos primeiros 11 minutos para gáudio dos muitos Sportinguistas presentes.

Na sequência de um remate de fora da área de Hidemasa Morita devolvido pelo poste, o extremo Francisco Trincão recuperou a bola, tirou os defesas do caminho e, com um pontapé cruzado, teve melhor pontaria e colocou a bola no fundo da baliza - não sem que antes esta batesse no mesmo poste. E menos de cinco minutos depois, chegou o 0-2. Um cruzamento perfeito de ‘Pote’ encontrou Diomande, solto, no segundo poste e o cabeceamento do internacional costa-marfinense também fez balançar as redes.

Não podia ter sido melhor a entrada em jogo dos Leões de Amorim, que mesmo assim não tiraram o pé do acelerador e continuaram à procura de mais, com Trincão sempre como protagonista. Antes dos 20 minutos, o camisola 17 atirou ligeiramente por cima da trave e, depois, não conseguiu dar a melhor continuidade a um belo passe de Morita sobre a defesa gilista. Pelo meio, Pedro Gonçalves ainda testou os reflexos do guardião Andrew.

Seriam muitas as dificuldades da formação da casa, quer com bola para tentar ‘ferir’ o Sporting CP, quer sem ela para contrariar a dinâmica e ímpeto verde e branco. Assim, foi de forma natural que, passada a meia hora de jogo, a turma de Alvalade fez o terceiro em Barcelos e, precisamente, por Trincão – totalmente ligado à corrente. Após ter recuperado a bola no meio-campo adversário, Bragança conduziu o vertiginoso contra-ataque pelo corredor central e no momento certo, já dentro da área, serviu o extremo canhoto, que finalizou o cara-a-cara com simplicidade para o seu oitavo golo na Liga.

A fome dos Leões, no entanto, não ficou saciada por aqui e antes do intervalo fixaria ainda um expressivo 0-4 no marcador. ‘Pote’, agora a partir da esquerda, voltou a cruzar com qualidade para a área e Viktor Gyökeres, de cabeça, atirou à trave, mas a bola ressaltou de imediato em Andrew e entrou.

A sexta vitória consecutiva do Sporting CP ficou, aqui, não só encaminhada como resolvida, agravando o mau momento gilista, emblema que está assente no 14.º lugar (28 pontos) e soma sete jornadas seguidas sem vencer.

Já no reatamento da partida, Gyökeres foi o principal agitador – e alvo – no ataque verde e branco, que passou a contar com Geny Catamo pela esquerda e Esgaio na direita, enquanto o Gil Vicente FC mostrou-se algo mais atrevido com um par de cruzamentos que atravessaram a área de Franco Israel sem qualquer desvio.

Pouco depois da hora de jogo, Amorim fez as primeiras substituições ao introduzir Coates e Marcus Edwards – por Inácio e Pedro Gonçalves. Através de um pontapé de canto, o conjunto de Barcelos criaria a sua primeira oportunidade de golo, mas Israel respondeu à altura ao cabeceamento. Já na resposta Leonina, Edwards podia ter feito melhor, mas não aproveitou uma bola em zona privilegiada na cara do golo.

Dentro das quatro linhas, o ritmo do jogo foi naturalmente mais baixo, com a turma de Alvalade a gerir com segurança e confortável no marcador, mas nas bancadas o festival Sportinguista continuou de forma ininterrupta. Mais tarde, o lateral Iván Fresneda entrou e voltou a ser utilizado, a par de Paulinho, que pisou um estádio que já foi o seu entre 2013 e 2017, seguindo-se, minutos depois a entrada também do médio Koba Koindredi.

Na recta final, o duelo teve mais correria de parte a parte, partiu-se por vezes, mas já nada mudaria no resultado. Em tempo de compensação, Depú ainda assustou Franco Israel, porém, cinco jogos depois, o Sporting CP voltou a manter a sua baliza a zeros.

Soado o apito final, os Leões de Rúben Amorim deram continuidade à série vitoriosa e seguem destacados na liderança da classificação com 74 pontos, mais sete que o SL Benfica (67), que ainda tem de jogar nesta jornada, ao mesmo tempo que o Sporting CP continua com um jogo em atraso – a cumprir já daqui a quatro dias.

É na terça-feira (20h15) que o Sporting CP vai deslocar-se a casa do FC Famalicão para acertar o calendário e disputar o jogo em atraso da jornada 20 da Liga – mais de dois meses depois da data inicial, a 3 de Fevereiro.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Geny Catamo (Iván Fresneda, 70’), Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio (Sebastián Coates, 62’), Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Daniel Bragança [C], Francisco Trincão (Paulinho, 70’), Pedro Gonçalves (Marcus Edwards, 62’), Viktor Gyökeres.