Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Supertaça é verde e branca

Por Sporting CP
28 Ago, 2021

Leoas batem SL Benfica e conquistam o troféu pela segunda vez

Pela segunda vez na história, a equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal conquistou a Supertaça. O emblema de Alvalade derrotou, este sábado, o SL Benfica por 0-2 com golos de Brenda Pérez e Joana Marchão e entrou da melhor forma na temporada, oferecendo mais um troféu ao Museu Sporting.

Com grande entusiasmo no Estádio do Restelo, onde estiveram os Sportinguistas em massa, as duas equipas apresentaram-se sob uma tarde solarenga em Lisboa. No seu jogo oficial de estreia enquanto treinadora da equipa principal feminina, Mariana Cabral colocou as contratações Doris Bačić, Melisa Hasanbegović, Diana Silva e Brenda Pérez no onze inicial. A nível táctico, as Leoas jogaram com uma linha de três defesas, uma novidade em relação a 2020/2021.

As duas equipas começaram algo tímidas no ataque, preferindo, nos minutos iniciais, a disputa a meio-campo. O primeiro remate à baliza foi do SL Benfica, mas Doris Bačić defendeu com facilidade. A guarda-redes croata teve algum trabalho no primeiro tempo, mas respondeu às tentativas de Cloé Lacasse e de Ana Vitória com excelentes intervenções que seguraram a baliza Leonina a zeros.

Do outro lado, destaque para uma oportunidade para Marta Ferreira, que aproveitou um erro adversário e o facto de a guardiã do SL Benfica estar mal posicionada para atirar para golo, mas a bola falhou o alvo.

Apesar das investidas das duas equipas, o 0-0 continuou intacto até ao intervalo e ficou tudo em aberto para o segundo tempo.

A entrada para a metade final não podia ter sido melhor. Logo aos 51 minutos, Diana Silva fez o que quis da oponente pela esquerda do ataque com uma arrancada impressionante e, aproveitando o bom trabalho de Marta Ferreira a arrastar a defesa, descobriu Brenda Pérez no coração da área. A espanhola, com grande classe, escolheu o lado e rematou para o fundo das redes. Explosão de alegria no Estádio do Restelo, que viu o primeiro tento da tarde.

O 0-1 motivou as Leoas, que continuaram a pressionar para chegarem perto da baliza das águias. Brenda Pérez tentou o 'bis' de longe, sem sucesso, e Diana Silva também procurou facturar. Aos 67 minutos, o SL Benfica desperdiçou uma boa oportunidade de golo por Ana Vitória, que rematou por cima.

Mariana Cabral mexeu pela primeira vez aos 69 minutos, colocando Neuza Besugo no lugar de Joana Martins, e voltou a fazê-lo já nos dez minutos finais, quando Joana Marchão substituiu Marta Ferreira.

Esta última troca revelou-se bastante acertada, dado que, logo a seguir, a camisola 5 interceptou um passe errado da guarda-redes benfiquista e, com grande classe, rematou para golo. 0-2 e festa ainda maior, com a certeza de que a Supertaça estava cada vez mais perto.

Até ao final, Brenda Pérez saiu, ovacionada, para Ana Teles se estrear de Leão ao peito e o Sporting CP acabou mesmo por vencer o eterno rival por 0-2, amealhando o primeiro título de 2021/2022.

Depois da conquistada em 2017, esta foi a segunda Supertaça da história do futebol feminino do Sporting CP.

Sporting CP: Doris Bačić [GR], Carolina Beckert, Melisa Hasanbegović, Alicia Correia, Ana Borges [C], Andreia Jacinto, Fátima Pinto, Diana Silva, Joana Martins (Neuza Besugo, 69'), Brenda Pérez (Ana Teles, 90') e Marta Ferreira (Joana Marchão, 84').