Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sporting CP é o clube com mais jogadoras de futebol em Portugal

Por Sporting CP
05 Jan, 2022

Emblema de Alvalade tem 128 atletas inscritas na FPF

O Sporting Clube de Portugal é o emblema português com o maior número de jogadoras de futebol: 128. Num documento divulgado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ficou ainda mais reforçado e consolidado o contributo Leonino para a evolução da vertente feminina do desporto-rei.

A FPF divulgou que, actualmente, tem 181495 praticantes de futebol e de futsal. "Um número em linha com os dados obtidos no período homólogo em ano de pré-pandemia", explicou a entidade.

No total, o Sporting CP tem 698 praticantes inscritos na FPF, estando na terceira posição apenas atrás de SL Benfica e Leixões SC. Os 698 Leões e Leoas estão divididos entre futebol feminino (128), futebol masculino (392), futsal feminino (60) e futsal masculino (118).

Beatriz Teixeira, coordenadora técnica da formação feminina de futebol do Sporting CP, reagiu a estes dados, dando conta da satisfação Leonina com estes números: “É uma alegria para nós, mas mais importante do que esses números é o projecto Sporting CP. Há seis anos, começámos com duas equipas e agora temos seis na formação entre sub-11 até à equipa B, que é sénior, mas tem idade juvenil. Todas as jogadoras têm um contexto com espaço para crescer individualmente e momentos competitivos. Sub-11, sub-13 e sub-15 competem em campeonatos mistos, enquanto as equipas B e sub-19 já competem em provas femininas e nacionais. Todas têm espaço para evoluir e o importante é que possam chegar à equipa principal, onde já temos dez jogadoras da formação. Esta época, já estreámos duas jogadoras da equipa B na equipa principal”.

Lançar jogadoras da formação e apostar nelas na equipa principal é possível devido ao trabalho que se faz e que é igual ao que acontece em todo o Sporting CP: “Vemos isso aqui na Academia, no trabalho que o Rúben Amorim tem feito, e também nas outras modalidades. É uma das ideias que o Clube tem e o futebol feminino está, naturalmente, inserido nesse projecto".

“As jogadoras da equipa B estão dentro de uma ideia muito semelhante à da equipa A. As sub-19, sub-15 e as restantes também, adaptada à idade e ao escalão. Temos sentido que as jogadoras têm muita facilidade em poder treinar aqui. Não demonstram problema nenhum em fazê-lo com sucesso”, justificou.

“Ano após ano, num trabalho pensado, o Sporting CP demonstra qualidade no que faz a nível nacional. Aliadas a isso estão as idades baixas com que colocamos as jogadoras a competir. Este ano, na equipa B, a média de idades do plantel é de 16,8 anos, sendo que a média das jogadoras utilizadas é ainda mais baixa”, sublinhou, atirando: “As nossas jogadoras têm muita qualidade e temos treinadores muito competentes a trabalhar neste sentido”.

Por isso mesmo, a coordenadora técnica não tem dúvidas que o futebol no feminino vai continuar a crescer no Clube, pois é com esse intuito que o Sporting CP tem trabalhado: "A ideia é continuarmos na procura constante de jogadoras. Temos feito isso constantemente, com jogadoras em observação e outras que têm ficado connosco. De Setembro de 2021 a Janeiro de 2022 temos mais 18 atletas. Todos os anos temos crescido e se tivermos de ter, dentro da mesma equipa, mais momentos competitivos para as jogadoras, é o que vamos fazer para que toda a gente tenha espaço. A ideia é que todas tenham a oportunidade de jogar e evoluir”.