Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Forte arranque bastou para regressar às vitórias

Por Sporting CP
11 Dez, 2022

Leoas golearam e trazem os três pontos da Madeira (0-7)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o CS Marítimo por 0-7 na nona jornada da Liga BPI.

Após dois empates consecutivos, as Leoas deram a resposta que se impunha e embalaram cedo - 0-3 ao intervalo - para voltarem a somar os três pontos na prova. Inês Gonçalves brilhou ao assinar um póker e Chandra Davidson, Ana Borges e Ana Teles também marcaram naquele que foi o último jogo Leonino em 2022 para o campeonato.

Para enfrentar o décimo – e antepenúltimo – classificado, o Sporting CP apresentou-se na ilha da Madeira com duas alterações no onze titular, comparativamente à jornada anterior: Bruna Lourenço, de regresso após suspensão, e Alícia Correia foram opções de início, enquanto Carolina Beckert e Rita Fontemanha começaram no banco de suplentes. Durante o decorrer do jogo, a defesa Sofia Silva, de 20 anos, fez a sua estreia de Leão ao peito.

No relvado sintético do Complexo Desportivo do CS Marítimo, a partida começou bem viva, uma vez que ainda dentro do minuto inaugural já as duas formações tinham tentado a sua sorte desde fora da área. No entanto, pouco depois, as Leoas - donas da iniciativa e com muita bola – ficaram muito perto de marcar por duas vezes em três minutos, mas servida, primeiro, por Ana Borges e, a seguir, por Chandra Davidson, Inês Gonçalves não conseguiu facturar.

Era muita a largura do jogo verde e branco, porém foi na profundidade que surgiu, logo a seguir, o golo Leonino, que já se justificava – e chegou em dose dupla num espaço de dois minutos. Depois de duas oportunidades falhadas, Inês Gonçalves respondeu com máxima eficácia e marcou nas duas ocasiões seguintes: aos 14 minutos, isolada com mestria por Bruna Lourenço, a avançada concluiu de pé esquerdo e, aos 16’, correspondeu da melhor forma, de cabeça, a um cruzamento medido de Cláudia Neto.

Assim, num abrir e fechar de olhos, o Sporting CP arrancou bem cedo – a jogar e a criar com muita qualidade - para encaminhar o regresso aos triunfos. O jogo não mais saiu do controlo Leonino, continuaria de sentido único no primeiro tempo e Chandra Davidson mostrou-se, nesta fase, uma verdadeira seta apontada à baliza adversária.

Depois de já ter ameaçado, por duas vezes, o golo, a rapidíssima canadiana isolou Inês Gonçalves no ‘coração’ da área, mas a ponta de lança, de primeira, acertou muito mal na bola e desperdiçou uma oportunidade clamorosa. No entanto, o 0-3 chegaria ainda na primeira parte e outra vez por Inês Gonçalves, que se redimiu quando só teve de finalizar aquilo que Ana Borges e Brenda Pérez construíram com muita qualidade.

Até ao intervalo, só Bárbara Santos impediu o alargar da vantagem verde e branca, travando novas tentativas de Inês Gonçalves e Chandra Davidson.

O segundo tempo, por sua vez, até trouxe logo uma hipótese de volte-face na partida, quando Hannah Seabert cometeu uma falta dentro da área. No entanto, a própria guardiã Leonina encarregou-se de neutralizar essa ameaça ao defender o pontapé de penálti, evitando uma potencial reacção insular.

Apesar desse susto inicial, os segundos 45 minutos foram decorrendo a um ritmo mais morno e sem que o CS Marítimo, embora mais atrevido, conseguisse reentrar verdadeiramente na discussão do resultado. Já as Leoas, gerindo a bel-prazer com bola, continuaram a ser as mais perigosas em campo: Inês Gonçalves rematou à figura e Chandra não conseguiu cabecear da melhor maneira, por exemplo, antes de os golos voltarem a aparecer.

Aos 72 minutos, contudo, a extremo surgiu sozinha na área e atirou para o fundo das redes, dando contornos de goleada à exibição verde e branca na Madeira, que não se ficaria por aqui. Já com Rita Fontemanha, Vera Cid e Maria Ferreira em campo, chegaria também o 0-5, autoria de Ana Borges e assistência – mais uma – de Cláudia Neto.

A cinco minutos do fim, Sofia Silva fez a sua estreia de Leão ao peito e com ela entrou também Ana Teles, que teve impacto imediato, assistindo para o póker de Inês Gonçalves, que fez balançar as redes no 0-6. Com este golo, a avançada de 21 anos isolou-se como a melhor marcadora do plantel Leonino, com nove golos.

Já em período de descontos, a capitã Ana Borges voltou a subir pela enésima vez o corredor direito e cruzou atrasado para Ana Teles, que recém-entrada foi a tempo de, além de assistir, marcar e fechar a contagem - sétima assistência para a capitã, máximo na Liga.

Além disso, as Leoas voltaram a deixar a sua baliza a zero no campeonato, o que não acontecia desde o dia 22 de Outubro, na terceira jornada. Com este resultado, o Sporting CP atinge os 17 pontos e iguala, à condição, o SF Damaiense no quarto lugar. Segue-se, agora, o último encontro das Leoas em 2022, que será a deslocação ao terreno do CA Ouriense para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Alícia Correia, Bruna Lourenço, Melisa Hasanbegović (Sofia Silva 85’), Fátima Dutra, Andreia Bravo (Rita Fontemanha 78’), Cláudia Neto (Ana Teles 85’), Brenda Pérez (Vera Cid 78’), Chandra Davidson (Maria Ferreira 78’) e Inês Gonçalves.