Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas dão primeiro passo em frente na Taça de Portugal

Por Sporting CP
09 Dez, 2023

Triunfo muito suado em casa do Amora FC (2-4)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado à tarde, o Amora FC, da II Divisão, por 2-4 na partida da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Estreia a vencer nesta edição da prova-rainha e um lugar já reservado nos oitavos-de-final, mas, para isso, a equipa de Mariana Cabral teve de se aplicar - e muito - na segunda parte para virar um perigoso 2-1 aos 70 minutos e, assim, levar de vencida uma formação que esta época contava por vitórias todos os seus jogos e que se tem afirmado como uma das favoritas à subida de divisão. Cláudia Neto e Ana Capeta, entradas ao intervalo, operaram a reviravolta verde e branca, depois concluída por Diana Silva já em cima do apito final.

E no sintético do Centro de Treinos do Parque Serrado não podia ter sido melhor a entrada das Leoas, que à passagem do quarto minuto inauguraram logo o marcador. Depois de Maísa Correia, em velocidade, ter acertado no poste, Brenda Pérez apareceu para fazer a emenda e apontar o 0-1 na recarga.

Desbloqueado cedo o marcador, o Sporting CP impôs-se com naturalidade e foi dominando o jogo - Diana Silva ameaçou - até que pouco antes da meia hora um lance de insistência acabaria por resultar no empate do Amora FC, devolvendo tudo à ‘estaca zero’ e reavivando o duelo.

Logo no lance seguinte, só a barra evitou um novo golo do Sporting CP e de Brenda Pérez, mas o conjunto do Seixal também se voltou a mostrar no ataque, esbarrando, por sua vez, com uma  ‘mancha’ de Catarina Potra. Depois, apesar do ascendente verde e branco até ao intervalo, o 1-1 seguiu para o segundo tempo.

À procura da vitória, Mariana Cabral não esperou mais e ao intervalo lançou três habituais titulares, Cláudia Neto, Jacinta Gala e Ana Capeta, para os lugares de Ana Teles, Inês Gonçalves e Maísa Correia – uma ‘cartada’ que seria decisiva.

De forma objectiva, as Leoas - com muita bola nesta fase - foram somando aproximações cada vez mais perigosas à baliza adversária, mas pecaram na definição no último terço, prolongando a incerteza na eliminatória.

E à entrada para os últimos 20 minutos, tudo ficou ainda mais complicado para o Sporting CP, porque, contra a corrente do jogo, o Amora FC aproveitou com eficácia um rápido contra-ataque e colocou-se na frente do marcador e da eliminatória.

No entanto, a formação verde e branca reagiu e através de Cláudia Neto, na conversão de um pontapé de penálti, voltou a deixar tudo empatado, ultrapassando aquilo que não passaria de um susto. De imediato, saída do banco de suplentes, Carolina Santiago, aos 17 anos, entrou e fez a sua estreia absoluta pela equipa principal do Sporting CP.

E o golo da vitória - a sexta consecutiva nesta fase - chegaria já em cima dos 84 minutos, quando Ana Capeta surgiu isolada ao segundo poste para resolver o que esteve muito difícil. Contudo, a partida não acabaria sem que Diana Silva fechasse as contas com o 2-4 final.

Passagem carimbada em casa do Amora FC e, agora, as Leoas de Mariana Cabral regressam à Liga com a recepção ao CS Marítimo.

Sporting CP: Catarina Potra [GR], Maísa Correia (Ana Capeta, 46’), Mariana Rosa, Rita Fontemanha [C], Fátima Dutra, Inês Gonçalves (Jacinta Galabadaarachchi, 46’), Andreia Bravo (Carolina Santiago, 79’), Joana Martins (Alícia Correia, 90'), Brenda Pérez, Ana Teles (Cláudia Neto, 46’), Diana Silva.