Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Garras afiadas no regresso a Alcochete

Por Sporting CP
27 Set, 2025

Leoas venceram o Valadares Gaia FC por 2-0

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal voltou a vencer no Campeonato Nacional, desta vez por 2-0 frente ao Valadares Gaia FC, este sábado, no Estádio Aurélio Pereira. Depois do triunfo da jornada inaugural, as Leoas de Micael Sequeira confirmaram o bom arranque de temporada, somando agora seis pontos em dois encontros.

O Sporting CP entrou com identidade e intensidade, procurando assumir desde cedo o controlo da partida. Com linhas subidas e pressão alta, a equipa verde e branca tentou condicionar a saída de bola adversária e empurrou o jogo para o meio-campo contrário. O Valadares Gaia FC, por sua vez, mostrou-se organizado e confortável na resposta, procurando explorar transições rápidas sempre que possível.

Apesar do equilíbrio inicial, foi o Sporting CP quem mais perigo criou. Carolina Santiago teve nos pés a primeira grande oportunidade do jogo, aos oito minutos. Cláudia Neto, dez minutos depois, arriscou de longe, num remate que saiu perto da baliza. Pouco depois, Carolina Santiago apareceu novamente, veloz pela esquerda, mas o seu cruzamento foi desviado pela defesa visitante. Mais tarde, aos 36’, Maísa Correia tentou a sua sorte, obrigando a guardiã contrária a intervir com segurança. Do lado oposto, apenas Jennie Lakip ameaçou, com um remate que saiu por cima.

O golo surgiu já perto do intervalo, num momento que fez justiça à produção ofensiva das Leoas. Aos 44 minutos, uma boa jogada colectiva terminou com Carolina Santiago a aparecer no sítio certo, dentro da área, para encostar para o 1-0. Foi o quarto golo da avançada em duas jornadas, confirmando o pé quente com que iniciou a época.

A vantagem mínima ao intervalo reflectia uma primeira parte bem disputada, mas em que o Sporting CP revelou maior capacidade de chegar com perigo à baliza.

No regresso dos balneários, o Sporting manteve a iniciativa e voltou a ameaçar cedo, por Maísa Correia (48’), que viu o seu remate travado pela defesa adversária. O Valadares Gaia FC respondeu aos 54’, num cabeceamento de Jennie Lakip para defesa atenta de Catarina Potra. O jogo seguiu vivo, competitivo e repartido em algumas fases, com Carolina Santiago (57’) a tentar novamente o golo, mas a rematar à figura.

O domínio Leonino era notório na posse e no controlo do ritmo, mas o Valadares Gaia FC nunca deixou de acreditar e, aos 81 minutos, Laura Luís esteve muito perto de empatar, mas atirou por cima, numa das melhores ocasiões da sua equipa.

Já em tempo de compensação, o Sporting CP confirmou um triunfo suado, mas inteiramente justo. Madison Haugen, que foi opção de Micael Sequeira no decorrer do segundo tempo, recuperou a bola no meio-campo e lançou Matilde Nave, que, recém-entrada, não tremeu diante da guarda-redes adversária. Aos 90+4’, a jovem avançada de apenas 17 anos marcou o seu primeiro golo da temporada e fechou o resultado em 2-0, para a festa em Alcochete.

Dois jogos, duas vitórias, e uma equipa que confirma desde já as ambições para esta nova época.

Sporting CP: Catarina Potra [GR], Érica Cancelhinha, Georgia Eaton-Collins, Brenda Pérez [C], Carolina Santiago, Daniela Arques (Matilde Nave, 86’), Beatriz Fonseca, Cláudia Neto (Jeneva Hernandez-Gray, 62’), Carla Armengol (Madison Haugen, 62’), Ashley Barron e Maísa Correia (Samara Lino, 78’). Treinador: Micael Sequeira. Disciplina: cartão amarelo para Daniela Arques (67’), Catarina Potra (81’), Beatriz Fonseca (90’+2) e Samara Lino (90’+3).