Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leões nos 'quartos' da UEFA Youth League

Por Sporting CP
01 Mar, 2023

Exibição de qualidade e goleada ao AFC Ajax (5-1) com golos de Abdul Fatawu (3), Rodrigo Ribeiro e Mateus Fernandes

A equipa da UEFA Youth League do Sporting Clube de Portugal garantiu, nesta quarta-feira, os quartos-de-final da prova, depois de vencer, em Alcochete, o AFC Ajax por 5-1 em jogo dos oitavos-de-final.

Filipe Çelikkaya apostou de início em Diego Calai, Gonçalo Esteves, Gilberto Batista, João Muniz, Diogo Travassos, Samuel Justo, Mateus Fernandes, Rodrigo Marquês, Abdul Fatawu, Afonso Moreira e Rodrigo Ribeiro.

Frederico Varandas, Rúben Amorim e a restante equipa técnica da equipa principal de futebol Leonina, Roberto Martínez, seleccionador nacional de Portugal, acompanhado por José Couceiro, director-técnico da Federação Portuguesa de Futebol, e Aurélio Pereira foram alguns dos presentes no Estádio Aurélio Pereira.

Boa primeira parte em Alcochete com o Sporting CP a mostrar-se superior ao AFC Ajax, não desarmando da área visitante e criando uma série de oportunidades de golo. A primeira por Abdul Fatawu, aos nove minutos, com a resposta visitante a acontecer dois minutos depois, mas Gilberto Batista tirou na linha de golo.

Ainda assim, essa foi a única oportunidade criada nos primeiros 45 minutos pela formação holandesa, que viu o Sporting CP trocar bem a bola e chegar com qualidade ao último terço do terreno, sempre focado na baliza.

Aos 21 minutos, boa oportunidade para os Leões com Afonso Moreira a cruzar desde a esquerda, a defesa do AFC Ajax a aliviar e a bola a sobrar para Rodrigo Ribeiro que, à entrada da área, atirou à baliza obrigando Tommy Setford a uma boa defesa.

O guardião do AFC Ajax foi, de resto, o maior destaque da formação holandesa na primeira metade, negando depois o golo a Samuel Justo, que de cabeça rematou com selo de golo, com Tommy Setford a resolver para mais um canto verde e branco.

À entrada para os últimos dez minutos, por fim, o golo do Sporting CP, e que golo! Samuel Justo entregou longo para Abdul Fatawu que recebeu na direita, trabalhou bem a bola à entrada da área e rematou em arco sem hipóteses para Tommy Setford.

Vantagem justa dos comandados de Filipe Çelikkaya, que no tempo-extra estiveram perto do 2-0 por Samuel Justo em mais um remate à entrada da área, que voltou a ser defendido pelo guarda-redes da formação de Amesterdão.

Assim, o Sporting CP foi para o intervalo a vencer pela margem mínima, deixando boas indicações para a segunda metade, que começou mais morna do que a primeira e mais equilibrada também.

Apesar disso, continuaram a ser os Leões a estarem mais perto do golo, com mais uma boa oportunidade aos 64 minutos: Rodrigo Marquês teve o 2-0 nos pés, após receber de Mateus Fernandes, mas o guardião visitante fez a mancha e negou o segundo golo Leonino. A seguir foi João Muniz a fazer a bola passar ao lado num remate cruzado, após alguma confusão e insistência verde e branca na área.

Ameaçava o Sporting CP com o 2-0 a acontecer mesmo aos 73 minutos: Diogo Cabral, que tinha entrado aos 66 minutos para o lugar de Afonso Moreira, ganhou a bola junto à área e entregou para o segundo poste onde surgiu Abdul Fatawu para finalizar, bisando assim na partida.

Vantagem mais confortável para a turma Leonina, com o 3-0 a surgir apenas dois minutos depois: remate de Diogo Travassos defendido por Tommy Setford com Rodrigo Ribeiro a aproveitar para a recarga, depois de trabalhar bem a bola na cara do guarda-redes.

Sporting CP a converter a superioridade em golos e Abdul Fatawu a voltar ‘a fazer das suas’ pouco depois, marcando mais um golaço: depois de fintar um adversário, o extremo rematou à meia altura para o 4-0 do Sporting CP, o terceiro da conta pessoal.

O Sporting CP garantia assim, ainda antes do apito final, os quartos-de-final da UEFA Youth League, contando ainda nos minutos finais com David Monteiro, Marco Cruz, Manuel Mendonça e Rafael Nel que foi à procura do 5-0, mas Tommy Setford voltou a mostrar serviço e foi Mateus Fernandes, na recarga, a marcar de calcanhar o quinto golo verde e branco.

O AFC Ajax fez depois, aos 87 minutos, através de Tristan Goojer o golo de honra em Alcochete, com o marcador a não se alterar mais até ao final e o Sporting CP a garantir assim com uma bola exibição e uma goleada a próxima fase da prova, que será disputada no reduto Leonino com o vencedor da eliminatória entre o Liverpool FC e o FC Porto.