Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Esforço e insistência recompensados na segunda parte

Por Sporting CP
10 Abr, 2022

Triunfo no dérbi sub-17 frente ao CF "Os Belenenses" (3-0)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este domingo de manhã, o CF "Os Belenenses" por 3-0 no jogo da segunda jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

No entanto, os golos só chegariam a partir do minuto 70, já depois de muita insistência dos joven Leões, que tinham acertado três vezes nos ferros. Guilherme Santos seria o primeiro a materializar o domínio verde e branco, sendo seguido pelos tentos de Micael Sanhá e Adair Kandala.

O ascendente foi Leonino desde o apito inicial e antes dos dez minutos Manuel Mendonça, de livre directo, e Pedro Silva, de cabeça, já tinham ameaçado. Apesar de ter mais bola e somar aproximações sucessivas, faltava o golo ao Sporting CP, o qual ficou perto num cruzamento venenoso de Rodrigo Dias que acabou por embater na barra. Do outro lado, o guardião Salvador Gomes teve pouca acção na baliza verde e branca.

Antes do intervalo, esteve novamente à vista o golo inaugural, mas o cabeceamento de Alexandre Brito, ao primeiro poste, saiu ligeiramente ao lado da baliza dos azuis e, já em cima do apito, Afonso Moreira caiu na área, porém o árbitro nada assinalaria.

O nulo avançou para os segundos 45 minutos, onde a toada de domínio verde e branco se manteve. Manuel Mendonça, por cima, voltou a tentar a sua sorte, mas seria perto da hora de jogo que o 1-0 ficou muto perto de acontecer: após uma excelente iniciativa de Pedro Sanca, Guilherme Santos ajeitou a bola e atirou colocado para ver o poste a negar-lhe o golo.

O Sporting CP insistia e intensificava o cerco à área adversária, mas de forma pouco afortunada os ferros da baliza de Rodrigo Anjos revelavam-se o principal obstáculo. Ora, pouco depois, no mesmo lance, Leonardo Barroso atirou à trave e na recarga o capitão Mendonça também cabeceou para o mesmo ferro. Nada corria bem aos jovens Leões na finalização, enquanto o CF "Os Belenenses" tentava suster como podia o ímpeto do conjunto verde e branco.

Contudo, a resistência azul cairia aos 70 minutos, quando Mendonça encontrou Guilherme Santos na área e este atirou forte e cruzado para o fundo das redes, desbloqueando finalmente o marcador. Apesar disso, os juvenis do Sporting CP não tiraram o pé do acelerador e, depois de oportunidades de Afonso Moreira e Manuel Mendonça, seria Micael Sanhá – entrado aos 59 minutos – a sentenciar a história do jogo. Rafael Nel conduziu a transição e isolou o jovem avançado que, embora agarrado, finalizou com classe para o seu primeiro golo.

A contagem só ficaria completa com o 3-0 apontado também por outro jovem saído do banco de suplentes, desta feita Adair Kandala, que na primeira vez que tocou na bola cabeceou com sucesso para o golo. Com este resultado - quarto triunfo consecutivo - os jovens Leões de José João somam os seis pontos disputados até ao momento, antes de visitar o SC Braga na próxima jornada.

Sporting CP: Salvador Gomes [GR], Leonardo Barroso (José Silva 90'), Pedro Silva, João Muniz, Rodrigo Dias, Alexandre Brito, Pedro Sanca (Micael Sanhá 59'), Manuel Mendonça [C], Guilherme Santos, Afonso Moreira e Rafael Nel (Adair Kandala 87').