Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Manuel Kissanga assina contrato profissional

Por Sporting CP
15 maio, 2023

​Médio de 17 anos ambiciona chegar à equipa principal Leonina

Manuel Kissanga é mais um valor seguro do futebol de formação do Sporting Clube de Portugal. O jogador angolano, de 17 anos, assinou o primeiro contrato profissional com o emblema de Alvalade, que representa há já cinco temporadas, mostrando-se muito feliz com o acordo.

“É muito importante assinar contrato profissional com o Sporting CP, é um momento de orgulho e satisfação. Só tenho a agradecer a todos os meus familiares, ao Clube e aos meus empresários, que estão sempre comigo. Agora é continuar a trabalhar e dar tudo a cada dia”, começou por afirmar à Sporting TV o centro-campista, sem esquecer os primeiros momentos de Leão ao peito.

“Quando cheguei cá e vesti pela primeira vez a camisola do Sporting CP, senti orgulho. Nunca tinha imaginado sair de Angola e vir para um clube tão grande como o Sporting CP. Foi muita satisfação, fiquei muito orgulhoso por isso”, revelou o jovem, que em 2021/2022 conquistou o primeiro troféu da carreira com a listada verde e branca: o Campeonato Nacional de juvenis.

“Estava integrado nos sub-16, mas depois de o nosso campeonato terminar o míster José João chamou-me para treinar nos sub-17 e isso foi muito importante para mim. Fiz dois jogos e sagrei-me Campeão Nacional”, recordou, ele que esta época leva oito golos pelos juvenis, mas também já teve a oportunidade de actuar ao serviço dos juniores, por quem soma dez jogos e um golo.

“É importante para mim porque os sub-19 são mais exigentes do que os sub-17, encontro jogadores mais fortes do que eu e o jogo é mais intenso. isso ajuda-me a ter um volume de treino superior e quando vou aos sub-17 as coisas são mais fáceis”, considerou, visivelmente satisfeito.

Quanto às qualidades enquanto jogador, Manuel Kissanga descreve-se como “calmo e humilde”. “Tento sempre ajudar os meus colegas dentro do campo, sou muito rápido e tenho força”, apontou o médio, que também pode jogar como extremo, antes de destacar a forte aposta que o Sporting CP tem feito nos escalões de base e de sublinhar o desejo de chegar à equipa principal.

“Há muitos jogadores na equipa A que vieram da formação, fico muito contente pelo facto de o Sporting CP apostar nos jovens. Motiva-nos a continuar a trabalhar e a dar o máximo porque um dia podemos chegar lá, que é o mais importante”, referiu, não tendo dúvidas em apontar Dário Essugo como o jogador que mais admira. “Treinei com ele nos sub-15 e era um jogador que dava sempre o máximo de si e ensinava-nos. Sempre nos disse para continuarmos a trabalhar”, frisou.

A fechar, Manuel Kissanga, que no seu país Natal jogou ao serviço da Academia de Futebol de Angola, deixou também uma mensagem aos Sportinguistas. “Vou continuar a trabalhar no máximo. A cada dia, treino e escalão, vou dar tudo para um dia chegar ao topo e ir à equipa principal, que é o mais importante, mantendo sempre o foco no objectivo de ser profissional”.