Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reviravolta prolonga invencibilidade

Por Sporting CP
21 Out, 2023

Juvenis em crescendo bateram GD Estoril Praia (4-1)

E vão cinco vitórias seguidas. A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o GD Estoril Praia por 4-1 na 11.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão.

Depois de uma primeira parte em crescendo, dominada pelos jovens Leões a partir do 0-1 sofrido, a reacção que se seguiu ainda resultou no empate antes do intervalo. Embora o ímpeto verde e branco já justificasse a reviravolta nos primeiros 45 minutos, a ‘cambalhota’ chegou logo no reatamento e a vitória ficou encaminhada de forma decisiva.

Daniel Costa, Diogo Martins, Frederico Gomes e Miguel Almeida marcaram os golos Leoninos que mantêm o Sporting CP de José João Gomes como a única equipa invicta da série Sul – e líderes destacados.

Foi com uma toada de equilíbrio que começou o duelo no Estádio Aurélio Pereira e já perto do décimo minuto surgiram várias oportunidades de golo para ambas as equipas. Na baliza Leonina, Tiago Leitão respondeu de forma afirmativa com duas manchas decisivas, enquanto Rafael Camacho, de fora da área, e uma sequência de cruzamentos aproximaram o Sporting CP do golo.

Golo esse que chegou aos 20 minutos, mas para o GD Estoril Praia, através do avançado Heliver Quinalau. A resposta verde e branca apareceu pouco depois, contudo, o guardião Nicolas Damaso ‘voou’ para travar o forte remate cruzado do lateral Daniel Costa.

Daqui em diante, os sub-17 Leoninos tomaram conta do jogo e aproveitando uma bola parada recolocaram rapidamente a igualdade no marcador: em cima da meia hora, depois de uma defesa incompleta, Daniel Costa foi o autor do desvio final que deu corpo à reacção do Sporting CP.

E sem tempo a perder, agora instalados no meio-campo estorilista, os jovens Leões continuaram a dominar e foi por muito pouco que não fizeram de forma imediata a reviravolta, mas tanto o remate de fora da área de João Rodrigues como a penetração de Camacho não tiveram a melhor finalização. Assim, o 1-1 avançou para a segunda parte, apesar da superioridade verde e branca e das inúmeras situações de golo criadas (14-4 em remates ao intervalo).

No entanto, o merecido golo surgiria mesmo e em dose dupla logo no início da segunda parte. Lançado em profundidade por Flávio Gonçalves, o avançado Diogo Martins – com dois toques – dominou e finalizou na passada para virar o resultado e, quatro minutos depois, Frederico Gomes reforçou a liderança do Sporting CP com o 3-1.

Mesmo depois de conseguida e consolidada a meritória reviravolta, os juvenis Leoninos continuaram a controlar a partida e a ser os mais perigosos, enquanto José João Gomes foi refrescando a equipa com as entradas de Denilson Santos, Gonçalo Correia, Salvador Blopa, Miguel Almeida e Tomás Mendes. Já a formação visitante não voltaria a mostrar argumentos para voltar a discutir a partida em Alcochete.

Perto do fim, Miguel Almeida ainda ficou muito perto de corresponder com sucesso a um excelente cruzamento de Daniel Costa, mas se não foi à primeira, foi à segunda que o conseguiu e a passe de Tomás Mendes. Com o 4-1 feito em período de descontos, o apito final soou logo a seguir e os três pontos ficaram em casa de forma segura, apesar da necessária reviravolta.

Agora, com 31 pontos somados na liderança isolada da prova, os juvenis de José João Gomes têm encontro marcado, fora, com o CD Cova da Piedade.

Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Rodrigo Cabrito (Denilson Santos, 74’), Atanásio Cunha, Afonso Lee, Daniel Costa, João Rodrigues [C] (Gonçalo Correia, 82’), Frederico Gomes (Tomás Mendes, 87’), Rafael Camacho, Sandro Nascimento, Flávio Gonçalves (Salvador Blopa, 74’) e Diogo Martins (Miguel Almeida, 82’).