Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

José João: "Vai ser um óptimo jogo para o nosso crescimento"

Por Sporting CP
20 Abr, 2024

​Sub-17 recebem este domingo o FC Porto no Estádio Aurélio Pereira

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal tem encontro marcado com o FC Porto, este domingo (11h00), a contar para a oitava jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional da categoria – a primeira da segunda volta.

Depois de uma série de três jogos sem vencer, os Leões voltaram a encontrar o caminho dos bons resultados com duas vitórias seguidas, a última delas em casa do Casa Pia AC (0-3), num duelo que, apesar de ter sido disputado num relvado sintético, acabou por ser “bem conseguido” por parte dos Leões, como deu conta o técnico dos juvenis José João.

“Foi uma primeira parte muito boa da equipa, com boas dinâmicas, a controlar com bola, a descobrir e a explorar os espaços e com boa eficácia na zona de criação e finalização. Na segunda, o jogo ficou estragado com a expulsão de um jogador adversário. O Casa Pia AC optou por um bloco muito baixo e não queríamos errar pois estávamos  sempre sujeitos às transições, pelo que ficámos um pouco desconfortáveis. Ainda assim, fizemos o 0-3 já na parte final, num bom golo num esquema táctico. Fica um bom registo, até porque nota-se a evolução da equipa. Agora é pegar nisso e transportar para o Clássico em nossa casa”, começou por dizer o técnico aos meios de comunicação Leoninos, antes de perspectivar a partida com o FC Porto, equipa que o Sporting CP bateu por 1-3 no jogo da primeira volta.

“As duas equipas defrontaram-se em Fevereiro e, passados dois meses, mudaram algumas coisas. Do nosso lado mudou, mas não vou dizer o que vamos fazer de diferente. Do outro lado está uma equipa muito bem trabalhada pelo seu treinador em diversos momentos do jogo. O FC Porto é muito forte nos esquemas tácticos e está repleto de bons executantes, portanto adivinha-se um grande jogo. Vai ser óptimo para o nosso crescimento”, realçou.

José João aproveitou também para fazer um balanço da primeira volta, que chegou ao fim com o Sporting CP na segunda posição a três pontos de distância do líder SL Benfica. Apesar de admitir que a equipa ficou “aquém do que era expectável e da sua qualidade”, o técnico frisou ainda assim que é notória a evolução da equipa e isso é o mais importante.

“Tivemos dois empates, um contra o Vitória SC e outro com o Rio Ave FC (ambos 0-0), que nos penalizaram muito e nos quais senti que a equipa não esteve ao seu nível. Além disso, houve a derrota no Seixal, frente ao SL Benfica, num jogo muito nivelado em que podíamos ter empatado (3-2). Mas agora sinto a equipa com outros níveis de confiança e qualidade de jogo, temos de manter esse registo porque no fundo o que nos interessa é os jogadores estarem no máximo das suas capacidades a cada domingo e sentir-se a evolução da equipa. Se estivermos bem em todos os momentos, vamos estar mais perto das vitórias”.

Também Tomás Mendes, jogador verde e branco de 16 anos, sublinhou que “foi importante regressar às vitórias” e concluir a primeira volta com dois resultados positivos, elogiando a prestação da equipa Leonina no último encontro, disputado no terreno do Casa Pia AC.

“É um campo difícil, em que a bola enrola muito, mas entrar a ganhar com dois golos na primeira meia-hora foi importante para carimbar a vitória. Além disso, conseguimos melhorar ainda mais a qualidade de jogo em relação ao jogo com o CF “Os Belenenses”, o que foi importante para a nossa evolução. Agora já estamos focados no jogo com o FC Porto”, garantiu o extremo, que não espera facilidades no duelo com o quarto classificado.

“O FC Porto é uma equipa com bastante qualidade e sabemos das valências deles, mas vamos encarar este jogo com muita agressividade, tentar manter a qualidade de jogo e, principalmente, conquistar os três pontos”, assegurou, avaliando também a primeira volta.

“Foi exigente porque todas as equipas têm muita qualidade e isso vê-se porque o campeonato está em aberto e estamos a apenas três pontos do líder SL Benfica. Vamos fazer tudo para sermos Campeões, mas a segunda volta vai ser ainda mais exigente pois já sabemos as qualidades e fraquezas de todas as equipas. Agora veremos quem quer mais”.