Pedro Pontes: "Há que valorizar a atitude"
10 Ago, 2025
Declarações após o triunfo dos sub-17
No final do arranque de Campeonato Nacional positivo da equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal (2-0 contra o Vitória FC), Pedro Pontes marcou presença na zona de entrevistas rápidas para analisar o desafio.
"Há que valorizar a atitude inicial, a forma como entrámos no jogo. Queríamos ser pressionantes, ter o controlo da bola e criar oportunidades. Fizemos os golos bastante cedo, o que nos deu alguma tranquilidade. Começámos a gerir o jogo demasiado cedo, o que permitiu ao Vitória FC, numa ou noutra situação, sair em contra-ataque. O penálti [do Vitória FC] nasce de uma situação que temos treinado, mas o Afonso [Redondo] conseguiu defender e ajudar a equipa. Na segunda parte, conseguimos controlar mais o jogo com bola. O calor começou a afectar e assumimos sempre o jogo apoiado e pensado, o que provoca algum desgaste. É natural, estamos no início da época. Perdemos alguma concentração em certos momentos e vamos trabalhar isso ao longo do ano. Sobretudo, há que destacar a vitória e a entrega dos jogadores", disse aos meios de comunicação Leoninos.
O treinador lembrou que o objectivo é "ter uma equipa competitiva" e que "para isso há que ter um banco competente": "Quem entrou conseguiu corresponder e dar mais frescura à equipa. As coisas correram bem, o plano de jogo resultou e a vitória é inteiramente justa porque demonstrámos mais qualidade".
Afonso Redondo, autor de uma bela exibição, também reagiu: "Foi um bom jogo e os três pontos ficam em casa. O Vitória FC, muito competente, não nos ia facilitar a vida, mas marcámos dois golos nos primeiros 20 minutos, o que tornou o jogo mais fácil. É normal, é o primeiro jogo da época. o Vitória FC teve algumas oportunidades, mas fomos superiores e merecemos ganhar".
O guarda-redes revelou que foi pedido ao grupo um início muito intenso" de partida no Estádio Aurélio Pereira. "Foi o que fizemos. Depois disso, temos de ser mais capazes, mas a equipa está com desgaste físico acumulado da pré-época. Temos de ser mais consistentes e aguentar o nível alto", explicou.