Pedro Pontes: "Temos de provar nestes jogos que somos a melhor equipa"
26 Set, 2025
Juvenis medem forças com o SL Benfica este sábado (15h)
A equipa de futebol sub-17 do Sporting Clube de Portugal desloca-se este sábado ao Seixal para, a partir das 15h00, defrontar o SL Benfica em encontro invertido da 16.ª jornada do Campeonato Nacional.
Os jovens Leões, que lideram a Série Sul, procuram regressar às vitórias após o desaire por 2-1 frente ao Real SC e, em antevisão, o treinador Pedro Pontes começou por destacar a consistência da equipa desde o arranque da temporada.
“Quero realçar o nível de consistência da nossa equipa, a nível de resultados, desde que iniciámos a época. Não estamos satisfeitos com o resultado da última jornada, obviamente, mas temos de olhar em profundidade para o que foi o jogo”, começou por dizer, em declarações aos meios verdes e brancos, antes de analisar a partida em detalhe.
“Nos primeiros 25 minutos criámos um fluxo ofensivo muito elevado e muitas oportunidades de golo. Ao longo do tempo caímos na intensidade e o jogo pareceu mais equilibrado, mas a verdade é que fizemos 483 passes contra 113 do adversário e tivemos 89% de eficácia no passe e recepção”, explicou, apontando depois aquilo que falhou.
“O resultado caiu muito na nossa ineficácia: rematámos 19 vezes e só fizemos um golo. Mas, mesmo quando não marcamos, não podemos perder os nossos valores: atitude competitiva, agressividade a defender e ambição de atacar a baliza. Fica sobretudo essa aprendizagem e a capacidade de olharmos para o jogo de outra maneira”, acrescentou ainda, virando depois as agulhas para o dérbi no Seixal.
No confronto com as águias, o técnico perspectiva um encontro com fases distintas, pelo que a capacidade de leitura da equipa será determinante para um bom desfecho.
“O jogo terá diversos momentos. Momentos em que as equipas vão acabar por se expor mais e haverá espaço para ferir o adversário, e é aí que temos de ser muito inteligentes na forma como vamos atacar a baliza do adversário, e momentos onde as equipas se vão equivaler. São conjuntos com muita qualidade, jogadores de Selecção Nacional com experiência em contexto de jogo grande. Por isso, temos de estar preparados, estrategicamente e mentalmente, para nos superiorizarmos nesses vários momentos”, afirmou.
Pedro Pontes garantiu ainda que jogar ‘fora de portas’, já que este será o terceiro jogo consecutivo longe de casa para os jovens Leões, não muda a identidade competitiva da equipa.
“Não vamos mudar a nossa maneira de ser e de estar, até porque os princípios do Sporting CP a isso nos obrigam. O compromisso desde o início da época foi jogar um futebol ofensivo, querer dominar, e se queremos ser a melhor equipa do campeonato temos de o provar nestes jogos. O importante nem sempre é ganhar, mas querer ganhar sempre é”, rematou.
Já Martim Almeida destacou o carácter de aprendizagem da última jornada, ao mesmo tempo que projectou com ambição o dérbi frente às águias.
“Temos de retirar que foi um jogo de aprendizagem. Não conseguimos ser consistentes do início ao fim, mas entrámos bem e, nos primeiros 25 minutos, fomos melhores do que o adversário. Faltou também eficácia, apesar de termos conseguido uma boa taxa de passe”, sublinhou num primeiro momento, olhando depois para a visita ao eterno rival.
“Será um jogo competitivo, onde as duas equipas vão querer ganhar. Apesar de o SL Benfica ser o melhor ataque, nós também somos a melhor defesa e vamos jogar para ganhar”, garantiu, mostrando-se motivado para o dérbi.
“É um jogo especial, que toda a gente quer jogar. No início existe alguma ansiedade, mas quando a bola rola desaparece. Ao longo do tempo vamos crescendo como jogadores e isso prepara-nos para jogos competitivos como este”, atirou o médio, frisando ainda que a equipa “está preparada para qualquer tipo de ambiente ou de adversário”, rematou.