Derrota penalizadora em Alcochete
21 Fev, 2026
Oportunismo açoriano castigou severamente os sub-23 (0-2)
No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-23 de futebol do Sporting CP perdeu com o CD Santa Clara por 0-2, este sábado, na partida da sétima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.
Num jogo repartido, embora com ascendente açoriano na segunda parte, um erro Leonino acabou por desequilibrar tudo aos 70 minutos. O guarda-redes Alexandre Tverdohlebov, em estreia absoluta no escalão, falhou um passe na sua área que deu no 0-1 e já a caminho do fim um contra-ataque acabou com a esperança do Sporting CP, quando tentava o tudo por tudo final.
Perante um CD Santa Clara que não perdia há dois jogos (agora três), os jovens Leões apresentaram-se com um ‘onze’ muito renovado, porque comparativamente à jornada anterior só Daniel Costa, Miguel Alves, Rafael Camacho e Rayhan Momade repetiram a titularidade.
No primeiro quarto de hora, ambas as formações somaram as suas primeiras aproximações perigosas, mas se o guardião João Afonso conseguiu – após uma má abordagem inicial – resolver o lance verde e branco, do outro lado foi o fora-de-jogo assinalado a evitar males maiores na sequência de um cruzamento.

O encaixe entre as duas equipas foi grande e prevaleceu, o que afastou a acção das duas balizas e o nulo acabou por seguir inalterado para os segundos 45 minutos. Ainda assim, o Sporting CP teve num pontapé de canto uma boa hipótese para desfazer a igualdade, ainda no primeiro tempo, só que o cabeceamento de Daniel Costa ao segundo poste errou o alvo.
Já no reatamento da partida, com Konstantin Nikitenko no lugar de Daniel Costa do lado Leonino, o CD Santa Clara ficou logo muito perto do golo. Primeiro, na área, Tiago Queiroz teve tudo para marcar e atirou ligeiramente desenquadrado, seguindo-se uma defesa apertada de Tverdohlebov a um remate em arco de Martim Madeira.

Perante esta entrada mais atrevida dos açorianos, Rafael Mota, Daniel Lopes e Guilherme Santos entraram de uma assentada a partir do banco para tentar relançar a formação verde e branca no encontro. As dificuldades não só subsistiram como tudo piorou aos 70 minutos, quando um erro desfez o ‘nó’ no marcador. Alexandre Tverdohlebov errou um passe em zona proibida e Adriel Moraes aproveitou para fazer o 0-1 a favor dos visitantes.
Para tentar reagir e evitar a derrota, o treinador Filipe Neto arriscou tudo ao tirar o médio Bento Estrela para introduzir o avançado Délcio Aurélio e o Sporting CP tornou-se mais proactivo e controlador até final, mas nunca ameaçou verdadeiramente a baliza adversária. Mais objectivo e eficaz foi o CD Santa Clara, que aproveitou esse balanceamento ofensivo dos jovens Leões para ‘matar’ o jogo com um contra-ataque implacável, finalizado por Isaac Valença.
Após esta derrota por 0-2, os sub-23 do Sporting CP, que continuam no oitavo lugar (dois pontos), recebem o Leixões SC na próxima jornada, onde vão em busca da primeira vitória nesta fase final.
Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Daniel Costa (Konstantin Nikitenko, 46’), Atanásio Cunha, Miguel Alves [C], Afonso Lee (Rafael Mota, 60’), Bento Estrela (Délcio Aurélio, 75’), Rafael Camacho, Simão Soares, Duarte Tomás (Daniel Lopes, 60’), Rayhan Momade (Guilherme Santos, 60’), Diogo Martins