Filipe Neto: "Tivemos muita dificuldade no último terço"
21 Fev, 2026
Técnico reagiu ao desaire frente ao CD Santa Clara
Após a derrota por 0-2 com o CD Santa Clara, Filipe Neto, treinador dos sub-23 do Sporting CP, fez a leitura da partida em declarações à Sporting TV.
"O primeiro tempo foi algo estranho, com algumas oportunidades, mas a bola a chegar poucas vezes à baliza. Na segunda parte, quando estava equilibrada, acontece o golo e nós sofremos bastante isso. O CD Santa Clara é uma equipa maturada em termos de idade, mas também cognitivo e físico e tivemos muitas dificuldades nos duelos durante todo o jogo. Depois, usufruíram mais do seu jogo, mais à espera e em transição, como conseguiram fazer o 0-2", resumiu, acrescentando: "Foram justos vencedores e nós sentimo-nos um bocadinho frustrados".
Apesar das mudanças tentadas, quer no sistema táctico, quer com substituições, o técnico considerou que faltou sempre outra capacidade em termos ofensivos. "Este espaço de sub-23 é de fluxo de jogadores, temos a UEFA Youth League proximamente e também teremos jogadores lá. Dentro disso e das substituições que fizemos, tivemos oportunidades, mas não conseguimos que a bola chegasse à baliza. Tivemos muita dificuldade no último terço, principalmente na segunda parte, a definir", referiu.
Neste jogo, Filipe Neto promoveu mais uma estreia – a 25.ª da época neste escalão -, neste caso a do guardião Alexandre Tverdohlebov, que apesar de defesas importantes na segunda parte teve um momento de infelicidade que resultou no golo inaugural.
"Todos erram. Claro que a posição de guarda-redes é mais sensível, mas não vemos isso assim. O erro faz parte, a forma como lidamos com ele é que faz a diferença", realçou o técnico verde e branco.
De seguida, Miguel Alves, defesa e capitão dos jovens Leões, também fez o rescaldo do encontro.
"Penso que entrámos bem no jogo, a querer mandar e ter bola, mas houve muitas paragens e isso também não faz bem ao tempo útil [do jogo]. Na segunda parte, o CD Santa Clara veio para cima, entrou bem e nós tivemos a infelicidade do erro, que acontece a toda a gente. Quisemos reagir, mas voltámos a sofrer", atentou, frisando ainda que a equipa vai “continuar a lutar” nesta fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.