Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Rui Silva: "Estou muito feliz com esta vitória"

Por Sporting CP
23 Fev, 2021

Técnico feliz com o triunfo sobre o IFK Kristianstad

Após a vitória desta terça-feira sobre os suecos do IFK Kristianstad por 27-26 para a nona jornada da fase de grupos da EHF European League, Rui Silva, treinador da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal, não escondeu a satisfação.

"Estou muito feliz com esta vitória. Era muito importante para nós e estamos a um pequeno passo de acompanhar o IFK Kristianstad para a próxima fase. Espero que o possamos confirmar na próxima sexta-feira", começou por dizer Rui Silva aos jornalistas.

Questionado sobre a importância do trabalho com o pivô Tiago Rocha no ataque, o técnico admitiu que esse doi um dos factores que fizeram a diferença, mas não foi o único.

"Temos vindo procurado aproveitar o jogo interior ao longo deste ano. O Tiago [Rocha] é fantástico a nível ofensivo. O facto de termos muito bons atiradores obriga a defesa a escolher. Se ficam atrás, os nossos atiradores aparecem. Quando não ficam atrás, conseguimos criar espaços para o Tiago e é isso que temos trabalhado. Mas conseguimos também, globalmente, criar situações válidas. Muitas vezes não conseguimos dar continuidade quando as vantagens já estavam ganhas porque o IFK Kristianstad, e bem, colocava dois ou três jogadores com o [Pedro] Valdés quando este iniciava as acções de um contra um. Podíamos ter feito melhor nesse aspecto, mas há uma série de aspectos no ataque, incluindo o dois contra dois com o Tiago [Rocha], que nos ajudaram a passar a defesa sólida do IFK Kristianstad", referiu.

O Sporting CP está agora bem mais perto de assegurar a qualificação para a fase seguinte e pode garanti-lo já na sexta-feira, dia em que recebe os romenos do CS Dinamo București. "Estamos a três jornadas do final da fase de grupos e a uma vitória de selar as contas. Sempre disse, desde o início, que ganhar os jogos em casa era extremamente importante. Temos cumprido esse aspecto. Na próxima sexta-feira, contra o CS Dinamo Bucareste, se ganharmos fica matematicamente garantida a passagem à próxima fase. Seria muito bom passar à próxima fase da primeira edição da EHF European League. Esta fase de grupos é extremamente dura e, para mim, mais difícil do que os grupos da EHF Champions League que temos apanhámos nos anos anteriores", explicou.

Para Joel Ribeiro, "foi um jogo equilibrado" em que o segredo esteve na defesa. "Estivemos muito bem na defesa, que foi a razão mais importante para a nossa vitória. Foi uma vitória muito boa para passarmos para a próxima ronda. Há que continuar a trabalhar porque temos jogo na sexta-feira e vamos trabalhar para o vencer", disse o camisola 72 dos Leões.