Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Francisco Tavares renova contrato

Por Sporting CP
23 Jul, 2021

Andebolista está no Sporting CP desde 2013

Francisco Tavares, jogador da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal, renovou o contrato que o liga ao emblema de Alvalade. O ponta-direito de 24 anos vai assim continuar de Leão ao peito em 2021/2022, sendo que vai partilhar a posição com o reforço Mamadou Gassama e trabalhar às ordens do técnico Ricardo Costa.

Tendo começado a jogar, a nível federado, no CCRC Cruzeiro e Rio Seco, no escalão de minis, Francisco Tavares esteve depois vários anos nos escalões de formação do CF "Os Belenenses". Em 2013, no último ano de juvenil, transferiu-se para o Sporting CP. Desde então, tem vindo a ganhar cada vez mais espaço e preponderância na equipa sénior. Em 2018/2019, foi emprestado ao Boa-Hora FC.

Nas primeiras palavras após a assinatura do novo contrato, que contou com a presença de Miguel Afonso (membro do Conselho Directivo) e de Carlos Carneiro (director do andebol), Francisco Tavares garantiu que a renovação "significa muito".

"É um passo importante na minha carreira. Acredito muito no projecto que o Sporting CP está a criar, tem tudo para correr bem. Foi com base nisso que tomei esta decisão e estou muito feliz por continuar na família Sporting CP", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

Escolhendo os Campeonatos Nacionais de 2016/2017 e 2017/2018 e a Taça Challenge de 2016/2017 como "os momentos mais marcantes" da sua carreira em Alvalade, Francisco Tavares explicou que o objectivo é voltar a conhecer o sabor da vitória.

"Isso já aconteceu há algum tempo e tenho vontade que isso volte a acontecer. Quero contribuir para isso. Gostava de voltar a ganhar títulos. É um projecto novo, estamos todos entusiasmados e queremos seguir jogo a jogo a acreditar que, no fim, vai correr bem", explicou.

Com 2021/2022 prestes a chegar, Francisco Tavares não escondeu que "é bom estar de volta": "Temos muitos jogadores novos e temos de fazer um bom trabalho para os integrar. Temos, também, de começar a adquirir as ideias do treinador. Se isso tudo for bem feito, os frutos colhem-se no final. É nisso que estamos focados".

Questionado sobre as suas metas para o futuro, o Leão falou do objectivo individual de integrar cada vez mais a selecção nacional e do objectivo colectivo de fazer um Campeonato positivo.

"É uma ambição que tenho. Sei que na minha posição termos fortes candidatos, mas o meu objectivo é estar cada vez mais perto desse lote. Mas agora estou focado no Sporting CP e em fazer uma boa época ajudando a equipa no que for preciso. Colectivamente, temos tudo para fazer um bom Campeonato. Como diz o treinador do futebol e o nosso director também, tem de ser jogo a jogo. Há que tentar adquirir tudo o que o treinador nos quer passar e isso é o mais importante neste momento", afirmou.

Sobre a ausência dos Sportinguistas das bancadas ao longo do último ano e meio, Francisco Tavares mostrou o desejo de voltar a poder contar com o apoio presencial: "É muito estranho jogar uma época inteira sem adeptos na bancada, mas esperemos que isto se consiga resolver o mais rápido possível. Os nossos adeptos são uma força muito grande que nos vai ajudar ao longo da época".

Por fim, o atleta dirigiu-se aos jovens da formação que têm o sonho de singrar nas equipas principais: "Que olhem para os exemplos que estão a acontecer no nosso Clube. Temos casos no futebol, no futsal, no andebol... Com trabalho e vontade do jogador e com a ajuda do Clube, as coisas vão todas dar a um caminho certo. Depende muito da força de vontade de cada um. Cada dia não pode ser desperdiçado e há que olhar para o futuro com vontade de vencer".

Carlos Carneiro também falou à margem da renovação de Francisco Tavares, um atleta que se enquadra naquilo que a secção de andebol procura para 2021/2022.

"O Francisco Tavares faz parte do que pretendemos para o presente e futuro. Tem o perfil e a qualidade que procuramos e, portanto, foi um casamento feliz com alguém que é da casa. É um miúdo que veio da formação que, espero, possa fazer história juntamente com todos nós", referiu o dirigente, que destacou o exemplo de Francisco Tavares, entre outros, para os jovens da formação.

"É importante os mais novos verem que é possível. Temos alguns atletas vindos da formação, como o Francisco [Tavares], o Salvador [Salvador] ou o Manuel Gaspar. É sempre importante termos exemplos práticos para que os miúdos acreditem que é possível", finalizou.