Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e João Pedro Morais

Empate em grande jogo europeu

Por Sporting CP
29 Mar, 2022

Sporting CP e SC Madgdeburg anularam-se (29-29)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta terça-feira, a 29-29 na recepção aos alemães do SC Magdeburg na primeira mão dos oitavos-de-final da EHF European League. Num tremendo duelo da modalidade, a decisão da eliminatória ficou adiada para a próxima semana.

Os Leões, que começaram a partida com Matevž Skok, Francisco Tavares, Jens Schöngarth, Natán Suárez, Martim Costa, Josep Folqués e Jonas Tidemand, entraram melhor e com um nome em grande destaque: Martim Costa. O camisola 79 este imparável no primeiro quarto de hora, apontando um total de sete golos.

O Sporting CP estava mehor, vencendo sempre por um ou dois golos de diferença, mas o SC Magdeburg respondeu e chegou ao empate aos 11 minutos (6-6). Seguiu-se algum equilíbrio, muito espectáculo (com destaque para as jogadas aéreas finalizadas por Natán Suárez e Francisco Costa) e algumas defesas, como as intervenções de Matevž Skok e de Yassine Belkaied, este último num livre de sete metros.

O emblema de Alvalade acelerou nos dez minutos finais da metade inicial. Com Francisco Costa e Jonas Tidemand em destaque no ataque, assim como Josep Folqués de contra-ataque, o marcador evoluiu até aos 16-13 ao intervalo. O resultado era demonstrativo da soberba primeira parte do Sporting CP contra os actuais campeões do Mundo e líderes do campeonato alemão.

O SC Magdeburg, no entanto, voltou melhor dos balneários. Mesmo com as defesas de Matevž Skok e de Yassine Belkaied (novamente travando um livre de sete metros adversário), a formação visitante conseguiu recuperar e empatar o resultado a 17 golos.

Com o guarda-redes Jannick Green a aparecer em grande forma na baliza do conjunto oriundo da Alemanha, o SC Magdeburg passou mesmo para a frente aos 42 minutos (19-20), mas o Sporting CP não se deixou ir abaixo e continuou na disputa da partida.

Tal como o irmão na primeira parte, agora foi a vez de Francisco Costa ser a grande referência ofensiva da equipa Leonina, ainda que tenha sido Carlos Ruesga, a 13 minutos do fim, a voltar a dar a liderança ao Sporting CP (22-21).

Golo cá, golo lá e, também, vantagem cá, vantagem lá, tendo a incerteza dominado os instantes finais. A cinco minutos do fim, o SC Magdeburg vencia por 27-28.

Jonas Tidemand conseguiu o 28-28, a defesa recuperou a bola na jogada seguinte e Martim Costa, com um belo remate cruzado, colocou o Sporting CP na frente com o Pavilhão João Rocha em ebulição. Com um minuto para o final, o SC Magdeburg voltou a deixar tudo empatado.

A última posse de bola pertenceu aos visitados, mas o remate de Martim Costa em cima da buzina final embateu no guardião Jannick Green, com o 29-29 a prevalecer. Com oito golos, os irmãos Francisco e Martim Costa foram os principais artilheiros do desafio, em conjunto com Ómar Magnússon, do SC Magdeburg.

A eliminatória fica assim em aberto para a segunda mão, que está marcada para a próxima terça-feira na Alemanha.

Sporting CP: Matevž Skok [GR], Edmilson Araújo, Fracisco Costa (8), Natán Suárez (3), Jonas Tidemand (4), Hanser Rodríguez, Carlos Ruesga (1), Salvador Salvador [C] (1), Erekle Arsenashvili (1), Mamadou Gassama (1), Francisco Tavares, Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth, Yassine Belkaied [GR], Josep Folqués (2) e Martim Costa (8).