Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Declarações dos vencedores

Por Sporting CP
17 Dez, 2023

Ricardo Costa e os jogadores após a conquista da Supertaça

No final da vitória sobre o SL Benfica na final da Supertaça, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal reagiu aos meios de comunicação do emblema de Alvalade, com Ricardo Costa e os atletas a não esconderem a satisfação.

Ricardo Costa
“Esta conquista sabe muito bem, foi um fim-de-semana excelente par nós, diante de duas grandes equipas. Esta Supertaça tem a ver muito com a nossa luta, com o Campeonato que fizemos o ano passado e por isso que é que estivemos aqui.  Estamos aqui por direito próprio, os atletas fizeram um grande trabalho, estou muito orgulhoso daquilo que conquistámos hoje e daquilo que queremos conquistar para o futuro. O nosso caminho é longo, quinta-feira já temos um jogo muito importante para nós [AA Águas Santas], numa das deslocações mais difíceis. Hoje é celebrar, os atletas estão de parabéns. 
O jogo foi mais marcado pelo acerto dos ataques do que pelo acerto defensivo. Embora o SL Benfica tenha tido o valor de jogar de sete para seis e de ter dificultado a nossa tarefa defensiva, mas eu diria que nos últimos dez minutos, quando o Leo [Maciel] e fez duas ou três defesas, conseguimos passar para a frente e ter ali uma margem confortável que até aí tínhamos tido um, dois golos, ou empates. Acima de tudo foi um grande jogo de andebol, uma grande promoção à modalidade e dar também os parabéns a tantos Sportinguistas que vieram aqui, estão connosco e nos ajudaram a conquistar este troféu. Tínhamos o objectivo de sermos a primeira modalidade no Sporting CP a mudar os pendões no tecto do nosso Pavilhão, esse foi o nosso lema durante a semana, apagámos o três, deixámos o espaço em branco e somos a primeira equipa a mudar isso e acho que isso mexeu na cabeça dos jogadores. Dar os parabéns aos jogadores e agora descansar um bocadinho.”

Carlos Carneiro
“Trabalhamos para isto, para ter este reconhecimento, dentro do campo, com muita qualidade. Mostrámos ser superiores. É incrível o eu este grupo de trabalho está a fazer, sabemos a qualidade que o nosso grupo tem, sabemos que são muito jovens, têm muita margem de progressão, mas é um orgulho, não só a forma como eles demonstram q qualidade que têm dentro do campo, mas também a forma comos se entregam aos jogos e defendem esta camisola. Portanto, não podia estar mais orgulhoso. Sabíamos que eram dois jogos muito difíceis, hoje sentiu-se muito o cansaço, mas a equipa teve uma alma tremenda, felizmente temos um grupo com muita qualidade, que permita ao treinador fazer a gestão.”

Mamadou Gassama
Estamos no bom caminho. O objectivo número um desde o primeiro momento é conseguimos a Liga, estamos muito contentes pela Supertaça, mas ainda não está tudo terminado. Levamos três anos juntos, a nossa equipa está cada vez mais madura, o que nós jogamos é muito difícil para as outras equipas. Só desejo ganhar a Liga e festejá-la com todos os nossos adeptos. Agradecemos muito aos adeptos pelo ambiente que criaram aqui hoje.”

Natán Suárez
“Merecemos muito esta conquista com tudo o que trabalhamos.”

Kiko Costa
Esta equipa não tem limite. Esta união. A equipa cresceu muito nestes três anos e não vamos parar por aqui. Vamos conquistar muito mais juntos, esse é o meu sonho: conquistar muitos títulos pelo Sporting CP, é isso que eu quero. Tenho de agradecer muito aos adeptos, foram o oitavo jogador da equipa, ajudaram-nos muito, não podemos pedir mais nada. São incríveis. Isto não acaba aqui, queremos conquistar muito mais.”

Martim Costa 
“Sabe muito bem, é o recompensar do esforço que fizemos nesta primeira metade da época. Ainda não acabou, temos na quinta-feira um jogo importantíssimo com o Águas Santas. Esta equipa merece este título. Somos a melhor equipa do Campeonato, pelo menos até agora e é continuar o nosso trabalho. Queremos ganhar mais, isto não é suficiente e só trabalhando da maneira como o temos feito até agora é que podemos continuar. Temos estado sempre nas discussões dos títulos, temos sido competitivos em todas as competições e é para isso que trabalhamos. Está a notar-se cada vez mais a maturidade desta equipa, que temos ganho nestes três anos e que está agora a notar-se nos resultados, estamos a conseguir aguentar bem a pressão, conseguir aguentar-nos mais no jogo e é isso o caminho que queremos percorrer. O apoio dos adeptos é importantíssimo para continuar a sorrir e a sonhar.”

Salvador Salvador
“Sabíamos que ninguém nos ia dar nada. Este troféu já fugia ao Sporting CP há dez anos e nós queríamos meter o seu nome, mais uma vez, na história este grande Clube. Este é apenas o primeiro troféu de três aqui em Portugal, vamos agora em busca dos outros dois. A época é muito longa, está a correr-nos bem, mas não podemos sair da terra ainda há muito trabalho a fazer. Desde o primeiro dia deste novo ciclo do andebol foi-nos incutido que queríamos dar um passo à frente e nota-se muito o crescimento da equipa, somos todos muito jovens, mas queremos continuar a subir os degraus que há para subir, queremos marcar uma fase no andebol português, queremos bater de frente com a hegemonia que o FC Porto tem tido nos últimos anos. Não ficamos satisfeitos apenas com a Supertaça, queremos sempre mais.”

Pedro Portela
“É muito bom conquistar a Supertaça e começar bem a época a ganhar o primeiro troféu, muito mais para um grupo de jovens que tem ambição, quer ganhar e para mim é muito bom regressar e ganhar logo um troféu. Estamos muito orgulhosos do trabalho que temos vindo a fazer. Queremos mais, vamos lutar por mais. Foi um grande jogo de andebol, uma grade final e conseguimos ganhar, já tivemos três dérbi esta época ganhámos todos e isto mostra o carácter e a ambição da nossa equipa.”