Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Supertaça de andebol é do Sporting CP

Por Sporting CP
17 Dez, 2023

Triunfo na grande final frente ao SL Benfica por 38-34

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal conquistou a quarta Supertaça do historial ao vencer o SL Benfica, este domingo, na grande final da prova por 38-34, em jogo realizado no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

Primeiro troféu da temporada para a equipa orientada por Ricardo Costa, que fechou um fim-de-semana perfeito, depois de no sábado ter vencido o FC Porto, na meia-final, por 35-34.

Com a bancada destinada aos adeptos Sportinguistas cheia, a equipa Leonina marcou o primeiro golo do jogo, por Martim Costa, na meia distância. O SL Benfica falhou, de seguida, um livre de sete metros, mas marcou pelo mesmo meio o empate, por Rahmel, num jogo que começou com muito despique físico.

Mas foi o Sporting CP a ditar as regras no início da partida, com um primeiro parcial de 4-2, através de remates certeiros de Kiko, Salvador e Martim.

O SL Benfica usava muito o jogo com o pivô Alexis Borges, mas também conseguiu rematar de primeira linha e empatou a quatro golos antes dos dez minutos, na transformação de um livre de sete metros.

Pelo meio, um momento de turbulência na partida, quando um remate de Grigoraș foi à cara de Kristensen, num momento que deixou marca no guarda-redes dinamarquês do Sporting CP e que poderia ter valido a expulsão. Valeu penas dois minutos ao meia-distância das águias. Os empates foram persistindo até aos dez golos para cada uma das equipas, com o Sporting CP a apresentar o habitual modelo de um andebol muito completo, com óptimas ligações entre a primeira e a segunda linhas.

Com o capitão Salvador Salvador em excelente plano, com mira afinada na meia distância, o Sporting CP conseguiu adicionar boas acções defensivas – muito úteis os contributos de Moga e de Edmilson Araújo neste particular e a equipa verde e branca passou para a frente por dois golos aos 14-12 e aos 15-13, com Gurri muito bem, não apenas a organizar, como a rematar. O SL Benfica ainda empatou a 16 golos, mas foi o Sporting CP a sair na frente ao intervalo, por 18-17, com a primeira linha a funcionar bem e o lateral direito João Gomes a confirmar ser excelente solução.

No segundo tempo, o jogo andou novamente equilibrado durante vários períodos. Golo cá, golo lá, mas geralmente com a equipa de Ricardo Costa a comandar o marcador e o SL Benfica a endurecer a defesa, com um momento para lá das regras, quando Alexis Borges empurrou Natán Suárez depois de um golo do central espanhol. O árbitro, para além de excluir o pivô do SL Benfica, também aplicou dois minutos ao central Leonino. O resultado estava em 21-20 para o Sporting CP.

Com Natán Suárez em grande plano a jogar, a fazer jogar e a marcar, o Sporting CP dava toda a ideia de estar muito cómodo no jogo e de se afirmar como superior ao SL Benfica, realidade que se foi confirmando pelo tempo fora. Salvador Salvador assumia-se como capitão na verdadeira acepção da palavra e, apesar de o SL Benfica nunca ter atirado a toalha ao chão, a vantagem de três golos (27-24), com quase metade do segundo tempo dava alguma margem ao Sporting CP para continuar a controlar as operações.

Foi o que aconteceu, com Martim Costa a entrar em ‘modo’ concretizador, com diversos golos apontados, através da mobilidade e remate fácil do lateral esquerdo. O jogo estava num ritmo diabólico, com golos e contra-golos, mas o Sporting CP muito autoritário a não perder a diferença de três para o SL Benfica. Kiko, Martin e Natán estavam endiabrados e para o final apareceu ainda Leo Maciel em grande estilo, com três defesas determinantes, em remates aos seis metros das águias, a última das quais a anteceder o 38-34 final, marcado em contra-ataque, por Orri Þorkelsson, no ponto final perfeito para mais uma grande exibição da equipa de andebol do Sporting CP e o público Leonino a fazer uma enorme festa nas bancadas.

Foi um dia de grande Sportinguismo e uma lição do Clube dentro e fora de campo, num domingo de Dezembro para mais tarde recordar.  

Sporting CP: Leo Maciel [GR], Edy Silva (3), Martim Costa (9), Francisco Costa (7), Salvador Salvador [C] (7), Jan Gurri (3), Christian Moga (1), Pedro Portela, Natán Suárez (5), Étienne Mocquais, João Gomes (1), Espen Våg, Orri Þorkelsson (1), Mamadou Gassama (1) e Andrè Kristensen [GR].