Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Entrada de Leão na ronda principal da EHF European League

Por Sporting CP
13 Fev, 2024

Andebol vence CS Dinamo București em jogo de alta rotação (35-33)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal entrou com a mão direita na ronda principal da EHF European League, esta terça-feira, ao derrotar os romenos do CS Dinamo București por 35-33 na primeira jornada do grupo IV.

Num duelo de alta rotação frente ao actual líder do campeonato romeno, e um dos principais candidatos a vencer esta competição, a turma de Ricardo Costa não teve tarefa fácil e foi para o intervalo em desvantagem (17-18). No entanto, uma segunda parte de grande nível, com a preciosa ajuda dos Sportinguistas, permitiu ao Sporting CP dar a volta e garantir assim a vitória.

Em pleno dia de Carnaval, os Sócios e adeptos disseram presente e ficaram perto de esgotar o Pavilhão João Rocha, que assistiu a um arranque de partida muito intenso. As duas equipas nunca estiveram a mais de um golo de distância, o que diz bem do equilíbrio verificado, sendo que tanto o Sporting CP como a turma visitante preferiram sempre pausar e pensar os ataques.

A eficácia ofensiva de ambos os conjuntos foi constante, o que fez com que ninguém descolasse no placard até à entrada para os cinco minutos finais da primeira parte. Aí, o CS Dinamo București conseguiu a primeira vantagem de dois golos (13-15), mas o Sporting CP voltou a encurtar para um até ao intervalo (17-18), com Orri Þorkelsson e Martim Costa em destaque (cinco golos cada).

Após o descanso, os romenos entraram melhor (18-21), mas logo a seguir os Leões responderam na mesma moeda (20-21). A partir daí, o duelo foi disputado taco a taco, com margens mínimas e empates sucessivos, até que à entrada para os últimos dez minutos o Sporting CP fez – com o guarda-redes André Kristensen em destaque – um parcial de 3-0 e passou para a frente: 29-28.

Na recta final, os Leões – galvanizados pelo incrível apoio dos Sportinguistas nas bancadas – obrigaram várias vezes o adversário a cair no jogo passivo, prova do excelente desempenho defensivo verde e branco. A luta foi renhida até à última buzina, mas acabou mesmo por sorrir ao Sporting CP, com Martim Costa a fazer o 35-33 e o Pavilhão João Rocha a entrar em erupção.

O Sporting CP passa assim a somar dois pontos no grupo IV, em que se encontram também os romenos do CSM Constanta e os alemães do Fuchse Berlin. O primeiro classificado garante desde logo a passagem aos quartos-de-final, enquanto o segundo e o terceiro discutirão os play-offs.

A segunda jornada europeia está agendada para dentro de uma semana, na próxima terça-feira, dia 20 de Fevereiro, em casa do Fuchse Berlin. Antes disso, os Leões regressam às emoções do Campeonato Nacional – que lideram invictos – este sábado, dia 17, para receber o Póvoa AC.

Sporting CP: André Kristensen [GR], Pedro Portela, Edy Silva (5), Edmilson Araújo, Natán Suárez (3), Salvador Salvador [C] (1) e Kiko Costa (4); Leo Maciel [GR], Martim Costa (8), Jan Gurri (1), Espen Våg, Orri Þorkelsson (9), Mamadou Gassama (3), João Gomes (1), Étienne Mocquais e Christian Moga.