Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Ricardo Costa: "Vamos lutar com tudo para ganhar o campeonato"

Por Sporting CP
23 Mar, 2024

Reacção do técnico Leonino após o triunfo no Clássico frente ao FC Porto

No rescaldo do triunfo frente ao FC Porto (35-32), o treinador da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal, Ricardo Costa, deixou elogios aos seus jogadores, que tiveram ascendente durante a maior parte do jogo e venceram de forma totalmente justa, mas lamentou o facto de os Leões não terem conseguido uma vantagem ainda mais expressiva.

“Foi uma entrada fria da nossa equipa, talvez um misto de excesso de nervos juntamente com um FC Porto descomplexado que teve a iniciativa de remate nos primeiros dez minutos, que foram seus, através do Pedro Valdés e do Nikolaj Laeso. Já os 20 minutos seguintes foram nossos, ganhámos agressividade com a entrada do Christian Moga e o André Kristensen conseguiu algumas defesas e fez um belo jogo. Fomos superiores ao FC Porto na primeira parte, principalmente pelo tempo em que estivemos melhor, e defendemos muito bem o 7x6. Ganhámos muitas bolas e podíamos ter saído na frente por quatro, mas não conseguimos”, disse aos jornalistas na conferência de análise à partida.

“Na segunda parte, foi taco a taco. Conseguimos abrir uma vantagem de três golos mas voltámos a perdê-la, sendo que o FC Porto foi mudando as peças, jogou tudo que podia e apostou muito na transição. (…) Acabámos por entrar muito fortes nos últimos dez minutos, com uma vantagem de cinco, e foi por isso que fiquei chateado com os meus atletas, ainda que devesse estar feliz pela vitória. Somos uma equipa jovem, que ainda não entende bem os momentos do jogo e que vai a correr em transição quando estamos a vencer por quatro e não precisamos de correr riscos”, explicou o técnico, salientando ainda assim o triunfo.

“A vitória assenta bem ao Sporting CP, com um pavilhão muito bonito que mais uma vez ajudou nos momentos mais difíceis. Não sendo um jogo muito bonito, valeu pelo triunfo”.

Ricardo Costa destacou também a relevância de esta ter sido a primeira vitória a jogar em casa para o campeonato frente ao FC Porto desde 2019, depois de em Novembro passado os Leões também terem conseguido quebrar um longo ciclo sem vencer no Dragão Arena.

“Há jogadores do FC Porto que têm seis ou sete campeonatos e um peso importante na selecção. Já para nós, que temos jogadores com 19, 20 ou 21 anos e por vezes jogamos com demasiado respeito pelo rival, é importante sairmos vitoriosos deste jogo porque nos dá confiança de que estamos a fazer as coisas certas. Antes deste jogo, mesmo jogando bem, perdíamos, mas hoje, jogando mal, ganhámos. Isso tem muito que se lhe diga”, frisou, antes de fazer um balanço positivo do crescimento da equipa a longo desta primeira fase.

“Hoje somos uma equipa muito mais madura. Estamos aborrecidos porque ficámos com a sensação de que devíamos ter vencido por sete ou por oito e massacrado o FC Porto, mas há momentos em que não corre como queríamos. Eu pessoalmente queria mais hoje, mas tenho de ser consciente que do outro lado há uma equipa que luta e que se prepara bem”.

O timoneiro verde e branco lembrou depois que, apesar de o Sporting CP ter terminado a fase regular com um pleno de vitórias, ainda “nada está ganho” no Campeonato Nacional.

“Dou os parabéns aos jogadores pelo que fizemos, mas não vale títulos e este clube alimenta-se disso. No que depender de mim, máxima exigência até ao final. Temos três frentes abertas e queremos ter sucesso em todas, mas não ganhámos nada. Temos de ter os pés bem assentes no chão, queremos ganhar o próximo jogo e é com essa mentalidade que vamos continuar. Não podemos olhar para a vantagem que temos, do outro lado estão três equipas que querem ganhar ao Sporting CP, mas essa vontade nunca pode ser maior do que a nossa. Esse é o nosso espírito, vamos lutar com tudo para ganhar o campeonato”.