Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Chuva de Birmingham abençoou as bicampeãs da Europa

Por Jornal Sporting
27 maio, 2018

Última prova decidiu tudo a favor das leoas

São bicampeãs europeias com muita capacidade de superação e, sobretudo, com uma crença do tamanho do mundo. Ainda que a vitória em Mersin tenha sido espectacular, dificilmente será comparável ao feito que as leoas alcançaram em Birmingham. O esforço colectivo da equipa verde e branca permitiu anular uma desvantagem de 13 pontos trazida da primeira jornada, algo que parecia impensável - mas não impossível.

A recuperação começou a desenhar-se desde o início. Evelise Veiga esmagou a concorrência e venceu o salto em comprimento com 6,54m, marca que lhe valeu um novo recorde pessoal e o recorde nacional de sub-23. Além da pontuação máxima que ofereceu ao Clube verde e branco, a jovem leoa saiu de Birmingham com o melhor registo da carreira.



Ao mesmo tempo, Irina Rodrigues lançava o disco a 57,59m, conquistando mais um primeiro lugar para o Clube. Com os seis pontos recuperados para a atleta turca, que não foi além do sétimo posto, as esperanças de revalidar o título aumentaram exponencialmente.

Na pista, Olímpia Barbosa foi a mais rápida na segunda série dos 100m barreiras e trouxe o terceiro triunfo verde e branco do dia. Depois de sair da última barreira em igualdade com a italiana Nicla Mosetti, do Bracco Athletica, a velocista ganhou uma ligeira vantagem nos últimos metros, acabando quatro centésimos à frente da adversária (13.74 contra 13.78).

À quarta prova, as turcas do Enka contaram com a experiência da consagrada Ivet Lalova, búlgara que venceu tranquilamente a série dos 200m. Lorene Bazolo terminou num expectável segundo lugar, cumprindo o objectivo previsto com o tempo de 23.47 segundos. Nesta fase, o Sporting CP já estava à frente do Valência, que arrancou no segundo lugar.

O equilíbrio entre portuguesas e turcas não podia ser maior até ao final. Sviatlana Kudzelich concluiu a prova dos 3000m obstáculos em 10:00:05, apenas atrás da adversária do Enka, que só precisou de 09:53:26 para arrebatar os 10 pontos.

De seguida, Noélie Yarigo protagonizou um dos momentos mais simbólicos da tarde. Com a vitória nos 800m (02:04:65), a atleta do Benim colocou as leoas pela primeira vez no topo da classificação (134 pontos contra 133 do Enka).



Era altura de fazer contas e analisar o que faltava na competição. Depois de um erro no final da primeira jornada, o Sporting CP estava em vantagem e podia revalidar o título europeu. Anabela Neto não foi além do quinto lugar no salto em altura, ficando-se pela fasquia a 1,76m – a mesma altura que a espanhola e a turca ultrapassaram, mas com menos tentativas nos ensaios anteriores.

No outro lado do Alexander Stadium, Sílvia Cruz lançava o dardo a 47,31m, marca que serviu para recolocar a equipa verde e branca no primeiro lugar da geral. A calculadora mostrava uma vantagem mínima de 150 para 148 pontos do Enka, que viria a igualar novamente devido a um desempenho imparável de Yasemin Can, turco-queniana que ontem tinha vencido os 5000m.

À entrada para a última prova deixou-se a calculadora de lado. Estava tudo nas mãos da estafeta verde e branca de 4x400m, que “apenas” precisava de terminar à frente das rivais directas. Filipa Martins perdeu algum terreno na primeira volta à pista, mas Dorothé Évora e Noélie Yarigo foram recuperando a desvantagem. Já com toda a equipa do Sporting CP eufórica, percebendo que o título estava próximo, a última volta serviu para Cátia Azevedo confirmar uma recuperação fenomenal na classificação. A chuva copiosa que se fazia sentir em Birmingham foi uma espécie de sinal de justiça poética: depois da infelicidade na estafeta de 4x100m, seria a equipa de 4x400m a consagrar as leoas como bicampeãs da Europa.