Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Mateo - Sportmedia/FPA

Campeonatos da Europa de atletismo - Dia 1

Por Sporting CP
15 Ago, 2022

Vários Leões e Leoas em destaque na jornada inaugural

Para além das prestações de Auriol Dongmo (medalha de prata) e de Jéssica Inchude (nono lugar) no lançamento do peso, o Sporting Clube de Portugal contou com um grande número de Leões e Leoas em bom plano no primeiro dia dos Campeonatos da Europa que se estão a realizar em Munique, na Alemanha.

O primeiro Leão a entrar em prova foi Roman Kokoshko, que competiu no lançamento do peso. Logo de manhã, o atleta do Sporting CP começou com uma tentativa nula, mas, no segundo ensaio, chegou aos 19,86 metros. Para fechar, o ucraniano conseguiu 19,83 metros.

Assim, o melhor registo não foi suficiente para chegar à qualificação directa (21,15 metros) ou para integrar o lote de 12 primeiros. Na verdade, Roman Kokoshko foi 13.º, ficando a apenas cinco centímetros do alemão Simon Bayer (19,91 metros), 12.º e finalista.

Com dores na perna, Sara Moreira abandonou a maratona pouco depois de ter completado metade do percurso. Na maratona masculina, Rui Pinto foi o melhor português ao terminar na 20.ª posição com o tempo de 2h15'43''. A prova do Sportinguista foi em crescendo, sendo que passou os cinco, dez, 15 e 20 quilómetros em 50.º, 51.º, 48.º e 45.º, respectivamente. A segunda metade da corrida foi brilhante para Rui Pinto, que recuperou muitos lugares e acabou nos 20 primeiros, sendo também o melhor português. O ouro foi para o alemão Richard Ringer, com 2h10'21''.

No final, Rui Pinto mostrou-se "genuinamente feliz por realizar um sonho num Campeonato que foi o mais aproximado do espírito dos Jogos Olímpicos com muito apoio do público". "Isso deixou-me emocionado. Não houve nenhuma passagem pela zona da meta em que não me viessem lágrimas aos olhos, portanto sinto-me realizado e sinto-me agradecido a todos os que apoiaram para chegar aqui. (...) O resultado foi dentro do esperado. Não tinha uma marca para alcançar, corri em função de poder fazer o melhor. Na fase final senti-me bem e fui ultrapassando muitos atletas, alguns de renome. Por isso, com o 20,º lugar, sinto-me muito satisfeito", disse o atleta em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Nos 100 metros, tanto masculinos como femininos, os representantes do Sporting CP e de Portugal conseguiram as qualificações para as meias-finais.

Carlos Nascimento foi quarto classificado na terceira série da primeira ronda, com 10''33, e acabou por ser repescado para a fase seguinte. Já Lorène Bazolo foi segunda na terceira série da primeira ronda, com 11''48, assegurando a qualificação directa para as meias-finais, que, tanto nos homens como nas mulheres, está marcada para o final de tarde desta terça-feira.

Na sessão da tarde, Irina Rodrigues disputou a qualificação do lançamento do disco, tendo terminado com a marca de 57,04 metros e o 12.º lugar que lhe garantiu, também, um lugar na final desta terça-feira.

João Coelho e Cátia Azevedo participaram nas respectivas provas dos 400 metros e conseguiram, ambos, o apuramento para as meias-finais. O Leão ficou no quarto lugar da segunda série da primeira ronda com 45''78 e foi repescado, enquanto a Leoa venceu a terceira série da primeira ronda com 51''63. As duas meias-finais estão marcadas para o final da manhã desta terça-feira.

Citada pela organização da prova, Cátia Azevedo admitiu que superou as expectativas: "Para ser sincera, não estava à espera [deste resultado]. Sinto-me ligeiramente menos em forma do que o habitual e este resultado deixa-me verdadeiramente surpreendida. (...) Nos últimos metros 'desliguei' completamente porque volto a correr amanhã de manhã e espero que as minhas pernas estejam suficientemente fortes [para conseguir um bom resultado]".

Por fim, no triplo salto, Tiago Pereira conseguiu a qualificação para a final - marcada para quarta-feira - ao saltar 16,36 metros, a décima melhor marca.

CAMPEONATOS DA EUROPA DE ATLETISMO MUNIQUE 2022 - DIA 1
Roman Kokoshko (lançamento do peso) - 19,86 metros/13.º (de fora da final)
Sara Moreira (maratona) - desistiu
Carlos Nascimento (100 metros) - 10''33/apurado para as meias-finais
Lorène Bazolo (100 metros) - 11''48/apurada para as meias-finais
Auriol Dongmo (lançamento do peso) - 19,82 metros/2.ª na final
Jéssica Inchude (lançamento do peso) - 17,93 metros/9.ª na final
Rui Pinto (maratona) - 2h15'43''/20.º
Irina Rodrigues (lançamento do disco) - 57,04 metros/apurada para a final
João Coelho (400 metros) - 45''78/apurado para as meias-finais
Cátia Azevedo (400 metros) - 51''63/apurada para as meias-finais
Tiago Pereira (triplo salto) - 16,36 metros/apurado para a final